Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

#114 – modelagem inclusiva com Máyra Macedo

Você já ouviu falar de modelagem inclusiva?

Antes de explicar mais profundamente sobre o seu significado, quero dizer que este episódio é um convite para trazer um olhar inclusivo para moda não apenas no status “fashion”, mas no sentido social.

Segundo o IBGE, 6.2% da população brasileira possui algum grau de deficiência. Ou seja, em torno de 14 milhões de pessoas (é muita gente!). Nem toda pessoa que tem uma deficiência, nasceu com ela, mas pode ter adquirido por conta de um acidente ou uma doença.

As necessidades especiais não se limitam a quem é cadeirante, este é um universo muito grande. Podemos citar, por exemplo, quem tem nanismo, quem não tem algum membro do corpo, quem usa prótese ou bolsa de colostomia..

Basta se colocar por um momento no lugar de alguém que vive essa realidade para perceber o quanto a sua relação com o seu próprio corpo e com o mundo é diferente e necessita de atenção especial.

É por isso que convidamos a modelista, costureira, professora e youtuber Máyra Macedo para falar desse assunto com a gente. A Máyra pode falar com propriedade sobre modelagem inclusiva porque em 2008, depois de ser diagnosticada esclerose múltipla, ela foi cadeirante por um tempo.

Por ter vivido essa realidade na prática, a Máyra começou a estudar mais sobre a modelagem inclusiva. Durante o episódio, além de trazer conhecimentos técnicos deste ramo específico da modelagem e costura (quais são as funcionalidades que precisam ser abordadas no desenvolvimento das peças), ela traz uma discussão muito importante sobre a inclusão.

A modelagem inclusiva é incluir pessoas que possuem necessidades especiais em um dia a dia com mais conforto, mas também pensando no empoderamento dela. É quebrar o padrão de que a roupa de um cadeirante é um pijama ou uma roupa de malha, por exemplo.

É abrir a mente para ir além da modelagem padrão e comum. É ter empatia. Pensar em elementos que você pode incluir na roupa de pessoas com necessidades especiais que vão deixá-las confortáveis, com a ergonomia correta, e ao mesmo tempo, possibilitar que elas estejam bem com seu estilo próprio e sua autoestima.

No episódio, a Máyra mostra como este segmento de modelagem é uma oportunidade de mercado para as costureiras que desejam ter um trabalho humanizado e querem experimentar a gratidão de, através do seu trabalho, poder resolver algo de profunda dor na vida de alguém.

Dá o play!

🔊 Você também pode mandar sua mensagem de voz para nós no WhatsApp (45) 99937-0063 contando o que você mais gostou de aprender, qual o seu episódio preferido e claro, o seu recadinho especial para nós! O seu áudio pode aparecer no próximo episódio. 🙂

Encontre a Máyra Macedo aqui:

👉 https://www.instagram.com/macedo_mayra/

👉 https://linktr.ee/mayramacedo

Encontre a Fernanda Herthel aqui:
👉 https://www.youtube.com/channel/UCnPKOB5IwBGwRZGwa3q817w

Participe da nossa Comunidade Secreta no Telegram aqui: https://t.me/clubedacostureira

A Maximus Tecidos acredita no poder da costura como um movimento capaz de transformar vidas. Nossa Escola de Moda Online já conta com mais de 20.000 alunas(os). Escolha um curso e redescubra a arte de fazer a moda com as próprias mãos.

Conheça todos os nossos cursos aqui: 👉 https://space.hotmart.com/maximustecidos

Já assinou o podcast da Rádio da Costureira no seu celular? Faça sua assinatura para receber todas as nossas atualizações em primeira mão! É totalmente gratuito!

Você pode ouvir pelo Spotify CLICANDO AQUI!

Se seu celular for da Apple, você pode acompanhar pelo aplicativo Podcast CLICANDO AQUI!

E o se for sistema Android, você pode ir até o Google Play e escolher o aplicativo de podcast que preferir (ex: WeCast, Overcast…) e procurar por Rádio da Costureira.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *