Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

14 dicas para a costura ficar mais eficiente

14 DICAS PARA A COSTURA FICAR MAIS EFICIENTE

Para quem trabalha com costuras estas 14 dicas para a costura ficar mais eficiente são essenciais e indispensáveis. Você vai conseguir progredir no seu trabalho de uma forma muito mais simples.

Para quem precisa ganhar tempo e manter a qualidade do trabalho são necessárias estas 14 dicas para a costura ficar mais eficiente e você agilizar o seu processo, garantindo aos seus clientes a qualidade de sempre.

Qual a importância da costura

A costura é a confecção e criação de peças de roupas femininas originais e sofisticadas, sempre exclusivas. É um mercado que está em crescimento sempre, as lojas de modas aumentam as suas vendas com alta frequência.

O que era antes reservado apenas para os tapetes vermelhos, veio ganhando uma enorme popularidade entre os consumidores comuns. No sistema em que vivemos, a busca pelo individual é algo irrefutável. E muitas marcas se destacam por confeccionar roupas sob medida para os clientes.

Se você gosta desse mundo da costura, da moda, e tem vontade de trabalhar com esse ramo, confira estas 14 dicas para a costura ficar mais eficiente e aumente sua produtividade.

Confira agora dicas para a costura ficar mais eficiente

  • Cole uma fita métrica na mesa de trabalho

Com uma fita métrica colada em sua mesa, fica bem mais fácil e rápido medir as peças que serão confeccionadas, além de não precisar ficar procurando a fita métrica por todo lado na hora que você precisar.

  • Endireite os Alfinetes

Em um sabonete você consegue espetar os seus alfinetes e agulhas de forma que eles fiquem endireitados novamente.

Chega de agulhas e alfinetes tortos atrasando o seu trabalho!

  • Base Incolor

Passe um pouco de base de esmalte incolor nos botões que foram pregados nas peças de roupas, pois elas ajudam a fixar as linhas entre eles evitando que soltem com facilidade.

  • Crie uma risca dupla

É bem simples, basta você prender dois lápis com elásticos, isso vai lhe trazer bastante facilidade na hora de fazer um molde ou uma margem, ou até mesmo se caso precise marcar dois centímetros.

  • Cortes diagonal

Corte as quinas do tecido na diagonal antes de você desvirar a costura. Isso vai evitar alguns embolados ao deixar a peça no lado direito.

  • Dobre o tecido duas vezes

Para confeccionar uma barra, é interessante que o tecido seja dobrado ao menos duas vezes, para garantir que não irá desfiar internamente.

  • Use elásticos

Na base da sua máquina de costura, você pode prender alguns elásticos para servirem como guias de limites da sua costura.

  • Aprenda como aplicar o zíper de forma fácil
  • Diferencie um zíper comum de um zíper invisível (aplicá-los de forma diferentes)
  • Fique de olho na bobina

Às vezes pode acontecer da máquina de costura não trabalhar bem, é importante verificar a bobina, pois o problema pode estar nela. Só utilize na sua máquina as bobinas que são compatíveis com ela!

  • Molde para Bainhas

Para facilitar na hora de confeccionar as bainhas é bacana criar um molde para elas, você pode fazer isso com uma régua, utilizando um papel mais grosso (firme) que lhe ajudará nas marcações.

  • Alfinetes sempre afiados

Quando for fazer a almofadinha para espetar os alfinetes, uma boa técnica é colocar palha de aço dentro delas. A palha de aço vai ajudar a manter seus alfinetes sempre afiados

  • Imã

Para facilitar na hora de procurar seus alfinetes e agulhas, você pode utilizar imãs, embaixo do seus portas alfinetes, você pode colocar um imã pequeno, e assim manter os seus instrumentos de trabalho sempre à mão.

  • Sacola Plástica

Um truque muito fácil: coloque uma sacola de plástico transparente em tecidos mais felpudos como veludo, plush, microfibra. Essa artimanha vai ajudar a agulha entrar melhor no tecido!

Aproveite estas 14 dicas para a costura ficar mais eficiente incríveis para agilizar o seu processo de costura!

Conheça os Cursos da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos. Já são mais de 11 mil alunas(os) reaprendendo a arte de fazer a moda com as próprias mãos: clique aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *