Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

3 Ideias de Tecidos Para Vestidos

Existem inúmeros tipos de tecidos para vestido disponíveis, e é muito fácil se sentir perdido ao escolher a opção ideal. Geralmente, são as cores e os padrões que chamam a atenção em um primeiro momento, mas esse é apenas um elemento do material. Confira abaixo 3 ideias de tecidos para vestidos que atendem vários modelos.

A maneira como o tecido é sentido contra a pele, como ele se comporta ao ser costurado, o caimento sobre o corpo – tudo isso é tão importante para a decisão quanto a cor e o design.

Alguns tipos de tecido são considerados mais apropriados para serem utilizados em roupas formais, como vestidos de festa para casamentos, bailes de formatura ou madrinhas. Eles são naturalmente elegantes e oferecem sofisticação a peça, mesmo que ela tenha um corte simples e clássico.

Foto: Reprodução Pinterest

Tecidos para vestido – Quais utilizar

Determinados materiais são tecidos para vestido considerados clássicos da alta costura. Entre eles pode-se destacar:

1.    Tule

O tule é um tecido muito leve, transparente e normalmente confeccionado em seda, nylon ou algodão, com trama aberta. É ideal para sobrepor camadas, dar volume para saias, sendo muito utilizada em vestidos estilo princesa, ou para adicionar transparências pontuais.

O chamado “tule illusion” é um efeito que está em alta. Essa técnica aproveita a transparência do material para realizar a aplicação de renda e cristais, dando a impressão que o bordado é aplicado diretamente na pele.

O tule foi criado em meados de 1700, na França e seu nome remete a sua origem, já que foi criado na cidade de Tulle. No início era aplicado apenas para babados e forros de saia ou detalhes, até ser incorporado pelos dançarinos de ballet.

Sua popularidade cresceu de verdade quando a rainha Victoria decidiu aplicar o tecido em seu próprio vestido de casamento, em 1840. Com toda essa excelência, não é de se admirar que o tule seja um dos tecidos para vestido mais escolhidos hoje em dia.

2.    Renda

Existem variados tipos de renda e este já se tornou um tecido consagrado para confecção de roupas de festa.

A renda realça a feminilidade e as formas do corpo de uma maneira romântica, delicada e discreta. A história deste tecido se origina a centenas de anos. Quando surgiu sua aplicação se restringia aos mantos utilizados pelos membros da igreja e da realeza.

Já nos séculos XVII e XVIII, seu uso passou a se estender a determinados enfeites e detalhes de vestidos. Hoje os tipos de renda, seus desenhos e padrões são bastante variados, assim como seus preços e aplicações.

3.    Cetim

O cetim é um tecido de festa luxuoso e que é reconhecido por seu bom caimento, leveza e sua suavidade. Possui trama fechada e é marcado por possui um lado com brilho e um lado fosco.

Antigamente era produzido em seda pura, mas hoje pode ser encontrado em viscose ou poliéster. Foi criado na China e dali se popularizou para o mundo. Na idade média era um tecido majoritariamente utilizado pela nobreza e o alto clero devido ao seu valor elevado.

Onde comprar tecidos de qualidade

Existem diferentes fornecedores de tecidos e consequentemente, diferentes níveis de qualidade, por isso, escolher uma loja de boa procedência é essencial.

A Maximus Tecidos Finos atua no segmento 16de tecidos para vestido, tudo com a mais alta qualidade e segurança. Para saber mais basta acessar o site clicando aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *