fbpx

3 motivos para toda costureira aprender desenho de moda


8
7 compartilhadas, 8 points

Olá, pessoal do Clube da Costureira!

No post de hoje, apresentarei para vocês alguns itens de desenho de moda que agregam demais ao nosso “profissionalismo costurístico”! Veremos como os produtos certos podem elevar o nosso patamar profissional seja nas funções do cotidiano de trabalho ou diante de nossos clientes, criando um ambiente de maior valorização que melhora a nossa renda. E com toda sofisticação e estilo que só o desenho de moda pode agregar a uma costureira.

Porque quanto mais investirmos em nossa profissão, maior será o nosso retorno e sucesso! Começaremos então, como uma pergunta: você acredita que saber desenhar croquis pode ser o seu diferencial neste ramo??

Se você ainda estiver na dúvida, tenho aqui 3 bons motivos para te convencer!

1 – Quando passamos a ideia de uma modelo para o papel, geralmente mudamos alguma coisinha e para melhor!

Maximus Tecidos Clube da Costureira desenho 600x300
Croqui feito pelas estilistas da Maximus Tecidos / Foto: Instagram @maximustecidos.

Fala a verdade se já não aconteceu com você, de idealizar uma roupa linda na sua mente… Aquele look sensacional! Mas depois da peça pronta, modelada e costurada, você olhar pra ela e achar tudo sem graça demais? Confessa, vai! Isso já aconteceu comigo demais. E ter feito um croqui da ideia antes de costurar teria nos evitado esse transtorno. Poder ver se um recorte vai cair bem, se a peça merece bolsos, mais volume, menos volume. Não perca a oportunidade de conhecer seu lado criador e comece a desenhar!

2 – Podemos criar um arquivo de nossos trabalhos!

Maximus Tecidos Clube da Costureira desenho 600x300
Foto: Pinterest.

Seja costurando nossas próprias roupas ou atendendo aos pedidos das clientes, desenhar no papel nossos projetos é arquivar um pouco da nossa história. Um trajetória inteira de aprendizado, por onde tudo começou, a primeira peça costurada, a primeira cliente recebida. Sem contar que nesses croquis, podemos anotar datas, o tecido que estava na moda naquela época, o contato da cliente e muito mais. Pense no quão profissional se tornará o seu trabalho ao apresentar para uma cliente antiga por exemplo, os arquivos de todas as peças que ela já encomendou com você. Ficha completa, medidas e croqui do modelo escolhido. É para estufar o peito de qualquer costureira de orgulho!

3 – Desenhando podemos alinhar o pedido da cliente, com o nosso entendimento! 

Maximus Tecidos Clube da Costureira desenho 600x300
Croqui feito pelas estilistas da Maximus Tecidos / Foto: Instagram @maximustecidos.

Sabe quando a cliente chega com uma ideia de look na cabeça que ela viu na novela, no Instagram? Daí decide misturar com um outro modelo que viu na celebridade do red carpet e tal… E ela explica, explica e a gente não entende nada?? Pois então, a chance do modelo pronto sair diferente do que ela queria é grande. Daí é costureira frustrada e cliente chateada que não volta mais. Tudo isso poderia ter sido evitado com um bom croqui, aquela conversa boa entre cliente e costureira, sem falar num cafezinho para acompanhar. São esses detalhes de profissionalismo que fazem a diferença no salário da gente, não duvide!

No site da Maximus Tecidos você pode solicitar seu desenho gratuito nas compras acima de R$299!

E se mesmo depois de convencida por este 3 motivos, sua preocupação é por não ter o “dom para desenhar”… Saiba que com as ferramentas certas, nem de dom você precisa!!

Vejamos minhas indicações de ferramentas:

Item 1 – Régua Croqui – Corpo Feminino  

Maximus Tecidos Clube da Costureira desenho 600x300

Esta é a régua por onde tudo começa. Com ela conseguimos desenhar o corpo feminino onde depois, acrescentaremos os detalhes do modelo. Basta apenas circular o contorno da régua e está pronto o croqui, simples assim!

Item 2 – Régua Croqui – Decotes e Blusas

Maximus Tecidos Clube da Costureira desenho 600x300

Esta é a régua que começa a completar nosso croqui com decotes variados. Tem em formato de coração, decote em ‘V’, decote canoa e muito mais. São ao todo 12 decotes e é só colocar por cima e contornar.

Item 3 – Régua Croqui – Golas e Mangas

Maximus Tecidos Clube da Costureira desenho 600x300

Complementando a indicação anterior, com esta régua conseguimos criar diferentes mangas e golas em nossos modelos. Como babados, mangas longas e também lapelas de blazer. Cada formato pode ser adaptado e rende ainda mais opções. O croqui simplesmente ganha vida e aparece diante dos nossos olhos usando essas réguas;

Item 4 – Régua Croqui – Saias

Maximus Tecidos Clube da Costureira desenho 600x300

Na minha opinião esta é a régua que parece mais simples, mas é também a régua que nos fornece a maior possibilidade de aprender sobre os volumes das saias e nos tornarmos desenhistas de moda cada vez mais independentes. Com ela conseguimos desenvolver as proporções de volumes das saias, gomos de roupa longa, assim como cada tamanho de saia. Começando no mini, médio, no joelho, passando pelo midi e chegando ao longo. São 10 possibilidades que podem render muito mais!

Itens 5 – Réguas de Croqui – Cabelos 1 e 2

Maximus Tecidos Clube da Costureira desenho 600x300

Minhas preferidas, sim ou óbvio?? Hahahaha Eu me apaixonei por essas réguas de desenhar cabelos e penteados desde a primeira vez que vi no site da Maximus. É sério!! São um sonho. Basta colocar a régua encaixada na cabeça do croqui já previamente desenhado e contornar, criando um total de 14 cabelos diferentes. E como é muito divertido e fácil, dá para criar outros penteados e cortes de cabelo misturando um contorno com o outro. O cabelo cacheado é o meu preferido! Imagine agora, você poder oferecer este diferencial para a sua cliente. Um croqui com o cabelo igualzinho ao dela!! Isso é arrasar, é outro nível amiga costureira. Me empolguei, gente… Hahaha Mas amo essas réguas de cabelo. Amo!!

Adquira suas réguas de desenho na Maximus Tecidos AQUI!

E como nenhum desenho é feito em papel de pão… Precisamos de folhas específicas para desenho. Com gramatura firme para que não marque do lado avesso e que não sejam transparente. E eu tenho a indicação certa deste produto para vocês:

Item 6 – Bloco de Papel para Desenho

Maximus Tecidos Clube da Costureira desenho 600x300

Esse bloco é a cara da riqueza! Dá até gosto desenhar sobre ele. Vem com 100 folhas, o tamanho é A4 e ainda tem com o logo da Maximus e uma frase inspiradora de Pierre Cardin em cada página. Porque tudo que nos rodeia e faz parte do nosso processo de criação, trabalho e apresentação ao cliente, tem que ser do bom e do melhor!

Adquira seu bloco de papel para desenho na Maximus Tecidos AQUI!

Bom, agora que já sabemos os bons motivos para desenhar, que réguas ma-ra-vi-lho-sas usar e também que bloco de papel, só falta mesmo descobrir qual o lápis certo. Que no caso são dois, de tipos e funções diferentes. Vejamos:

Item 7 – Lápis com Cristal Swarovski

Maximus Tecidos Clube da Costureira desenho 600x300

Que coisa chique!! Tem até cristal no topo para as costureiras mais luxuosas. Hahaha Mas além desse mimo brilhante e do logo da Maximus, esse lápis é útil mesmo. Principalmente para o uso das réguas, que necessitam de um traço firme, durinho e bastante fino para pegar em todos os contornos e pequenos detalhes das réguas. Sem um lápis com essas características seria mais difícil acertar no desenho. Tudo bem que dá pena de apontar e acabar com o bonito do lápis!! 😛 Mas ele é de fato, uma ferramenta de desenho essencial.

Adquira seu lápis com Cristal Swarovski na Maximus Tecidos AQUI!

Item 8 – Lápis 6B Faber Castell

Maximus Tecidos Clube da Costureira desenho 600x300

Se você costureira amiga, só ia para a escola comer merenda, não vai se lembrar… Mas a sua professora de artes falava muito deste tal lápis 6B. Trata-se de um um lápis com o grafite mais macio e poroso, que marca mais o papel e nos permite criar o tal efeito esfumado de luz e sombra que deixa nossos desenhos com uma pegada muito mais artística. É só rabiscar um pouco sobre o papel, manchar as pontas dos dedos no grafite e usar as próprias mãos para marcar o croqui em pontos estratégicos. Não abra mão deste toque tão refinado e expressivo em seus desenhos e prepare-se para nunca mais conseguir desenhar um rabisquinho sequer, sem ele.

Adquira seu lápis 6B Faber Castell na Maximus Tecidos AQUI!

Gostaram deste novo mundo? Saber sobre desenho de moda nos traz possibilidades e conquistas que jamais podíamos imaginar. Nos destacam das demais, dão ao nosso negócio uma nova cara, agregando prestígio e autoestima. Nunca pensem que algo tão bom e refinado não é para vocês. Não importa o que suas mãos já fizeram até agora, não importa o quão simples sejam os trabalhos produzidos por elas. Desenhar é para todos! E se tratando de algo tão relevante para o nosso negócio, não podemos deixar de lado. Descubram o desenho de moda e descubram a si mesmas, os gostos, o estilo e o olhar.

Obrigada por terem me acompanhado em mais um post por aqui e beijinhos.

Fernanda Herthel.


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

8
7 compartilhadas, 8 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
9
Amei
Incrível Incrível
3
Incrível
O Melhor O Melhor
3
O Melhor
Fernanda Herthel

Muito prazer, sou a Fernanda Herthel e tenho 27 anos! Atualmente moro em Santiago, no Rio Grande do Sul, apesar de ser carioca da gema. Amo moda, principalmente a parte de bordados! Comecei a trabalhar nessa área na adolescência e fico, a cada dia, mais fascinada pelo universo dos tecidos e pedrarias. Tenho um canal no Youtube, onde compartilho meus conhecimentos sobre bordado e costura e faço parte do time de colunistas do blog Clube da Costureira.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.