Para produzir um molde de roupa utiliza-se de modelagem bidimensional (plana), que é aquela que o molde é feito direto no papel, e a modelagem tridimensional – também chamada de moulage – que é a modelagem tridimensional, ou seja, que usa o manequim. Nesse artigo vamos falar sobre 3 técnicas famosas de bourrage que são utilizadas na moulage.
A palavra bourrage tem origem francesa e vem do verbo “bourrer” que significa encher, é uma técnica de “enchimento” que se faz no manequim para fazer adaptações de acordo com o corpo da pessoa. O corpo humano não segue uma padrão, por isso não existem manequins com as medidas exatas de cada tipo de corpo.
Essas 3 técnicas famosas de bourrage são técnicas ligadas ao processo de criação, determinando volume e o caimento perfeito para as roupas.
Antes de falar sobre as técnicas bourrage, primeiramente é necessário entender que essa técnica é feita quando o manequim tem medidas menores do que o corpo que usará a roupa.
Com a bourrage é possível ajustar certas partes do manequim para aumentar a numeração proporcionando uma reprodução fiel das medidas do seu corpo.
Para tirar as medidas do corpo, você pode seguir o seguinte roteiro:
Acesse Maximus Tecidos e veja o que falta para sua modelagem!
Vamos te apresentar algumas técnicas famosas de bourrage para pessoas que gostariam de ter peças feitas sob medida em seu guarda roupas.
É possível fazer uma bourrage parcial ou provisória, para isso você vai precisar de enchimentos como estofo ou algodão e ir controlando as medidas de busto, quadril e barriga com a fita métrica, reforçando certas partes do manequim. Fixe os algodões com alfinetes e instale um forro sobre o manequim.
Quando as mulheres estão grávidas geralmente algumas partes do corpo como o busto, o abdômen e o quadril são aumentados. A técnica de bourrage em manequins para grávidas consiste no reforço com algodão sobre essas partes que foram aumentadas.
As pessoas com um grau acentuado de escoliose geralmente possuem um desnível de ombros e um lado da cintura pode ser mais côncavo que o outro. Na hora de confeccionar uma peça é necessário fazer a técnica de bourrage no manequim até que ele fique com as mesmas medidas do corpo.
Para o auxílio dessas técnicas famosas de bourrage podem ser utilizados também materiais como bojo ou o próprio sutiã da pessoa. É uma técnica muito útil para pessoas que não conseguem encontrar uma roupa que vista adequadamente em seu corpo, ou por ter busto, quadril ou barriga mais volumosos.
Depois de feita a bourrage, vem a etapa de modelagem com moulage. O manequim deve ser demarcado com linhas guias com fitilho ou com viés, nas circunferências de pescoço, busto, cintura e quadril, os meios na frente e nas costas, as laterais e as cavas.
Essas linhas são feitas para demarcar os lugares das costuras e depois fazer a manipulação do tecido sob o manequim.
O bordado é uma forma de arte antiga que envolve a criação de desenhos e…
A moda praia é um dos segmentos mais dinâmicos e criativos da indústria da moda.…
A estamparia em tecidos é uma arte antiga que permite adicionar cor, design e personalidade…
A indústria da moda está em constante evolução, buscando sempre novas formas de surpreender e…
Renovar o guarda-roupa não precisa ser caro ou complicado. Com um pouco de criatividade e…
A criatividade é uma habilidade vital para qualquer profissional da indústria da moda. Designers, estilistas,…
View Comments
✅ Conheça os Cursos da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos. Já são mais de 11 mil alunas(os) reaprendendo a arte de fazer a moda com as próprias mãos: 👉 https://space.hotmart.com/maximustecidos