fbpx

3 técnicas famosas de bourrage


5
5 points

Para produzir um molde de roupa utiliza-se de modelagem bidimensional (plana), que é aquela que o molde é feito direto no papel, e a modelagem tridimensional – também chamada de moulage – que é a modelagem tridimensional, ou seja, que usa o manequim. Nesse artigo vamos falar sobre 3 técnicas famosas de bourrage que são utilizadas na moulage.

A palavra bourrage tem origem francesa e vem do verbo “bourrer” que significa encher, é uma técnica de “enchimento” que se faz no manequim para fazer adaptações de acordo com o corpo da pessoa. O corpo humano não segue uma padrão, por isso não existem manequins com as medidas exatas de cada tipo de corpo.

Essas 3 técnicas famosas de bourrage são técnicas ligadas ao processo de criação, determinando volume e o caimento perfeito para as roupas.

Conheça o Programa de Formação Online Segredos da Moulage Francesa com a professora Francys Saleh: clique aqui!

Alguns pontos a serem observados para as técnicas famosas de bourrage

Antes de falar sobre as técnicas bourrage, primeiramente é necessário entender que essa técnica é feita quando o manequim tem medidas menores do que o corpo que usará a roupa.

Com a bourrage é possível ajustar certas partes do manequim para aumentar a numeração proporcionando uma reprodução fiel das medidas do seu corpo.

Para tirar as medidas do corpo, você pode seguir o seguinte roteiro:

  • Busto;
  • Cintura;
  • Circunferência dos quadris;
  • Largura das costas;
  • Largura da frente do busto;
  • Comprimento das costas, medindo do ombro à cintura;
  • Comprimento da frente, medindo do ombro à cintura;
  • Distância do ombro à ponta do seio;
  • Distância do ombro à barra da saia;
  • Comprimento da barra da saia à terra;
  • Comprimento do ombro, do pescoço até a cava;
  • Comprimento da manga, com o braço dobrado;
  • Medida do braço na parte mais grossa;
  • Circunferência do antebraço;
  • Medida do punho.

Acesse Maximus Tecidos e veja o que falta para sua modelagem!

3 técnicas famosas de bourrage

Vamos te apresentar algumas técnicas famosas de bourrage para pessoas que gostariam de ter peças feitas sob medida em seu guarda roupas.

  • Bourrage de manequim clássico

É possível fazer uma bourrage parcial ou provisória, para isso você vai precisar de enchimentos como estofo ou algodão e ir controlando as medidas de busto, quadril e barriga com a fita métrica, reforçando certas partes do manequim. Fixe os algodões com alfinetes e instale um forro sobre o manequim.

  • Bourrage em manequim para grávidas

Quando as mulheres estão grávidas geralmente algumas partes do corpo como o busto, o abdômen e o quadril são aumentados. A técnica de bourrage em manequins para grávidas consiste no reforço com algodão sobre essas partes que foram aumentadas.

  • Bourrage em manequim para pessoas com escoliose

As pessoas com um grau acentuado de escoliose geralmente possuem um desnível de ombros e um lado da cintura pode ser mais côncavo que o outro. Na hora de confeccionar uma peça é necessário fazer a técnica de bourrage no manequim até que ele fique com as mesmas medidas do corpo.

Para o auxílio dessas técnicas famosas de bourrage podem ser utilizados também materiais como bojo ou o próprio sutiã da pessoa. É uma técnica muito útil para pessoas que não conseguem encontrar uma roupa que vista adequadamente em seu corpo, ou por ter busto, quadril ou barriga mais volumosos.

Depois de feita a bourrage, vem a etapa de modelagem com moulage. O manequim deve ser demarcado com linhas guias com fitilho ou com viés, nas circunferências de pescoço, busto, cintura e quadril, os meios na frente e nas costas, as laterais e as cavas.

Essas linhas são feitas para demarcar os lugares das costuras e depois fazer a manipulação do tecido sob o manequim.

Conheça os Cursos da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos. Já são mais de 11 mil alunas(os) reaprendendo a arte de fazer a moda com as próprias mãos: clique aqui!


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

5
5 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
9
Amei
Incrível Incrível
1
Incrível
O Melhor O Melhor
0
O Melhor
Maximus Tecidos

A Maximus Tecidos é conhecida por ser a maior loja online de tecidos do Brasil, cujo propósito é resgatar o hábito de costurar. Este propósito se cumpre através da venda de tecidos e produtos de modelagem e desenho online, com um preço justo e acessível para chegar em todos os lugares do Brasil. E com o patrocínio da produção de conteúdo de moda gratuito na internet. Além da loja online com entrega em todo Brasil, temos lojas físicas em Toledo e Cascavel no Paraná. https://www.maximustecidos.com.br/

Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.