Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

4 erros no corte de costura que você não deve cometer

erros no corte de costura que você não deve cometer

Está começando a costurar e quer aprender a fazer as peças mais bonitas com os melhores acabamentos? Saiba sobre os 4 erros no corte de costura que você não deve cometer, pois podem comprometer o resultado de sua peça!

É comum que quem ingresse no mundo da costura cometa erros, como em qualquer profissão. No entanto, alguns deles podem comprometer o resultado de suas peças de forma irreparável. Por isso preparamos esse tutorial para que você sempre esteja atento aos erros mais comuns!

erros no corte de costura que você não deve cometer

Quais os 4 erros no corte de costura que você não deve cometer

Certamente você já conheceu alguma costureira que errou feio em sua peça de roupa, não é mesmo? Infelizmente é bastante comum que ocorram alguns erros que podem, inclusive, estragar o tecido de seu cliente ou uma peça de roupa de forma grave.

Quem confia no costureiro criou uma expectativa, bem mais do que somente costurar uma peça, a roupa que mandamos fazer em um profissional contém sonhos de passeios, trabalho ou férias! Portanto, você estará lidando com coisa séria!

Para que você esteja sempre atento, confira os 4 erros no corte de costura que você não deve cometer, pois podem comprometer o resultado final de suas peças:

  • Comprar a quantidade errada de tecido

É preciso ter uma reserva de tecido para pequenos erros e para o acabamento. Comprar a quantidade errada de tecido é algo muito comum para costureiros iniciantes, por isso, calcule a quantidade de acordo com o molde, calcule a reserva para acabamentos e possíveis erros e confira!

Algo muito comum em relação à quantidade de tecido é que o próprio cliente leve o recorte para o costureiro e essa quantidade seja muito a conta ou até insuficiente para a peça. Não faça cálculos aproximados e seja categórico caso a quantidade não seja suficiente!

É melhor ter que comprar mais tecido do que sair com fama de que estragou algum corte de tecido!

  • Não transferir corretamente a marcação para os moldes

Não adianta querer costurar sem moldes ou com moldes desenhados incorretamente. Isso porque é o molde que dá a dimensão exata ao costureiro da peça toda “desmontada”.

Mas mesmo quem usa moldes já há algum tempo corre o risco de errar, portanto, fique atento. Todas as marcações são importantes para o resultado final, nada de pular o que acha que não é necessário!

  • Utilizar agulha incorreta

Nem é preciso dizer que a agulha precisa ser do tipo correto para o tecido e máquina que estão sendo utilizados!

Para garantir o bom acabamento da peça e não estragar os tecidos, não utilize qualquer agulhe, compre a que é realmente indicada e não tenha surpresas desagradáveis!

  • Não comprar o tecido correto

Há diferentes tecidos no mercado e eles devem ser utilizados de acordo com o modelo e a peça que você irá costurar!

Não adianta costurar um vestido fino e mais sofisticado se você comprar um tecido rústico por engano ou por indicação errada do vendedor.

Pesquise muito e compre em lojas que garantam alta qualidade de seus tecidos. Uma sugestão é procurar a Maximus Tecidos, que além de ser a maior loja online de tecidos do país ainda conta com uma linha completa de tecidos como linho e algodão, em variadas cores e estampas.

  • Não cortar a peça corretamente

Esse erro, apesar de ser o pior, é também um dos mais comuns. Isso acontece porque o molde foi mal feito ou porque o costureiro errou no corte mesmo!

Por isso, muita atenção ao corte, ele é uma das partes mais importantes para o melhor acabamento de sua costura!

Agora que você já sabe sobre os 4 erros no corte de costura que você não deve cometer, fique atento e acerte sempre!

Assuntos Relacionados

Comentários

2 respostas

  1. É verdade a gente quando não das técnicas corretas comete todos esses erros mas agora com todas essas dicas fica tudo mais fácil obrigado a todos da maximus tecido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *