Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

5 bons motivos para costurar mais e comprar menos em 2019

Eu terminei o ano de 2018 fazendo um balanço das peças no meu armário: vi o que já tenho e o que está fazendo falta eu ter.

Já tem alguns anos que venho diminuindo consideravelmente a quantidade de peças de roupa que compro prontas. Eu comecei com a ideia: “essa peça que quero comprar é muito complicada pra eu costurar?” Se a resposta fosse sim, eu comprava, caso contrário, tentava costurar eu mesma. Depois, já sendo mais experiente na costura, me perguntava antes de comprar: “o que vou gastar em material pra fazer essa mesma peça é muito mais do que comprar ela já pronta?” Se fosse sim, eu comprava a roupa também.

Com o tempo, fui ficando mais exigente comigo mesma como costureira e como consumidora. Fui reparando na (baixa) qualidade do material e dos acabamentos das peças que as lojas ofereciam, fui me informando das (péssimas) condições de trabalho que muitas pessoas sofriam pra conseguir produzir uma roupa de forma rápida e a preço baixo, fui me aperfeiçoando nos acabamentos de costura e decidi que ia mudar meus critérios na hora de decidir entre comprar e costurar.

Maximus Tecidos Clube da Costureira costurar 600x300
É só virar algumas peças de roupa pelo avesso pra notar como o acabamento não é feito com cuidado.
Desde então, venho fazendo uma seleção periódica do que mantenho no meu guarda-roupas e vou eliminando as peças que não me vestem bem. Quer seja porque elas não cabem no meu corpo atual (que posso vender ou doar), porque elas estão muito desgastadas (que posso enviar pra reciclagem, por exemplo), porque não fazem mais meu estilo (tanto o estilo pessoal quanto o estilo de vida), porque não combinam com (quase) nenhuma das outras peças que tenho e por aí vai.

Os espaços que fui criando foram me estimulando a costurar mais e melhor, me permitindo agora fazer melhores escolhas.

Quer costurar mais nesse ano que acabou de começar? Vou te dar 5 bons motivos pra você se animar:

1. A gente respeita mais nosso próprio estilo

Dependendo do momento pelo qual nossa vida está passando, temos necessidades diferentes. Talvez você tenha acabado de começar um emprego onde deve ir vestida mais formalmente ou exatamente o contrário: passa a maior parte do seu dia estudando, em uma ambiente bem informal. Quem sabe você tenha se tornado mãe recentemente e sua rotina tenha mudado bastante, o que te faz querer usar roupas mais práticas. A mudança de peso, de idade ou até mesmo de cidade pode alterar seu guarda-roupas. Costurar nos dá a liberdade tanto de fazer, quanto de refazer (reformar) nossas roupas, da maneira que mais se adeque ao nosso dia-a-dia atual.

Maximus Tecidos Clube da Costureira costurar 600x300
Uma das últimas vezes em que entrei em uma loja de roupas pra ver se comprava algo. Voltei pra casa sem nada.

2. Nos divertimos com o processo de projetar, escolher materiais e confeccionar nossas peças

Muitas de nós temos algumas lojas de roupas com as quais nos identificamos mais. Mesmo assim, quantas vezes você visitou uma dela e não achou nada que gostasse? E se a gente idealizasse um modelo, escolhesse o tecido ideal, combinasse com um aviamento bem interessante e criasse uma peça com a nossa cara? Eu adoro esse processo de pesquisa, criação e produção e o resultado é uma peça feita na medida da nossa criatividade.

Maximus Tecidos Clube da Costureira costurar 600x300
O carinho pela roupa que fazemos já nasce na hora de escolher o tecido.

3. Nós ganhamos mais experiência com nosso hobby

A costura, que pra muitos é um passatempo, pode virar uma ocupação, um dia. Quanto mais costuramos, mais aprendemos e, quem sabe, podemos até trocar de carreira, mais tarde. E se você já é costureira profissional pode, se quiser, se tornar uma professora nessa área, por exemplo. São tantas as atividades envolvidas com a costura e modelagem que tudo o que você aprende e aperfeiçoa pode te guiar para um novo caminho profissional.

Maximus Tecidos Clube da Costureira costurar 600x300
Eu já tive muitas profissões, mas atualmente minha ocupação é a costura.

4. A gente garante que nossas peças foram confeccionadas com mão-de-obra justa

Não é mais segredo pra ninguém que muitas marcas de roupa exploram seu pessoal pra conseguir mais lucro. E não se engane: não é porque uma peça de roupa é cara que garante que essa confecção não utiliza mão-de-obra que trabalha em condições injustas. Essa realidade já foi exposta em vários meios. Um dos documentários mais famosos é o “The True Cost” (Quanto Custa na Verdade) e você pode assistir ao trailer dele aqui. Se você ainda não tinha ouvido falar em como a indústria da moda pode estar explorando tanto os recursos humanos como os naturais em geral, você vai se animar a costurar ou contratar os serviços da costureira da sua confiança pra confeccionar suas próximas peças de roupa.

Maximus Tecidos Clube da Costureira costurar 600x300
No nosso ateliê, o trabalho da costureira é respeitado!

5. Nossas roupas respeitam nossas próprias medidas, não as definidas em uma tabela industrial

Você já deve ter passado por isso também: foi a uma loja, experimentou uma calça tamanho 42 que coube no quadril mas ficou larga na cintura e, no mesmo dia, em outra confecção, não conseguiu entrar nem em uma do manequim 44. Pois é, além das peças prontas provavelmente não servirem perfeitamente nas suas medidas, cada confecção tem a liberdade de escolher quais medidas quer usar pro “seu manequim 42”, por exemplo. O resultado é que você acaba comprando uma camisa que ficou boa na cintura, mas que fica com o botão querendo abrir na altura dos seios ou uma saia que só pode usar com cinto, porque o número menor não passava pelo seu quadril. Quando você costura ou decide deixar uma costureira fazer suas roupas, elas vão ser ajustadas pra sua “arquitetura de corpo”, o que vai te deixar muito mais cômoda e elegante. Não há nada mais desconfortável do que uma roupa que não para no lugar, seja porque a perna da calça fica girando, porque a saia fica caindo ou porque uma manga da blusa está repuxando.

Maximus Tecidos Clube da Costureira costurar 600x300
Uma das maiores vantagens de se costurar é fazer as roupas para o nosso corpo e não almejar um corpo que caibam nas roupas.

E aí? Você está animada (o) para pendurar no seu armário mais roupas feitas por você (ou sua costureira)?

Deixa aqui nos comentários qual vai ser a próxima peça que você vai costurar e qual tecido vai usar.

Te vejo muito em breve por aqui.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *