Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

5 Dúvidas Sobre Modelagem

A modelagem é um processo extremamente importante e essencial na confecção de peças de roupa. Mas, existem muitas dúvidas sobre modelagem que ainda geram discussões, principalmente por quem não está habituado a modelar. E hoje, preparamos um conteúdo exclusivo para orientar e tirar as principais dúvidas sobre modelagem. Não deixe de conferir as dicas e […]

A modelagem é um processo extremamente importante e essencial na confecção de peças de roupa. Mas, existem muitas dúvidas sobre modelagem que ainda geram discussões, principalmente por quem não está habituado a modelar.

E hoje, preparamos um conteúdo exclusivo para orientar e tirar as principais dúvidas sobre modelagem. Não deixe de conferir as dicas e se sua dúvida sobre modelagem será finalmente respondida.

Confira a seguir.

Principais dúvidas sobre modelagem

  • Modelagem tem técnicas diferentes?

Sim. A modelagem possui diferentes técnicas que podem ser aprendidas. Todas elas tem o intuito de deixar a peça no caimento perfeito para o corpo. As mais conhecidas são a modelagem plana, ou bidimensional, e a moulage, que é a técnica tridimensional.

  • Modelar é difícil?

Essa é uma pergunta que é impossível de responder apenas com “sim” ou “não”. Modelar possui suas técnicas e pode ser um grande desafio para pessoas que não estão habituadas a fazer esse tipo de serviço. Mas, como em diversas outras atividades é possível aprender e se aprimorar na modelagem.

Tudo irá depender também do tempo que você dedicas para aprender a modelar. Quanto mais treinar mais fácil será.

  • A modelagem interfere no resultado final?

A modelagem é extremamente importante para o resultado final. Uma modelagem de qualidade poder dar mais ou menos valor à peça. A indústria da moda, por exemplo, valoriza muito um bom profissional modelista pois como as peças serão utilizadas por muitas pessoas e não serão feitas sob medida, um resultado final satisfatório será a garantia de vendas e da satisfação de clientes.

A modelagem é imprescindível para obter resultados alinhados com o corpo e com o caimento perfeito.

  • Existem instrumentos próprios para a modelagem?

Existem ferramentas que são indispensáveis para uma boa modelagem. Alguns tipos de réguas curvas são muito utilizadas nas medidas do molde e nos traços. Tesouras, fita métrica, papel parto, lápis, canetas, agulhas e fitas são exemplos de materiais utilizados diariamente pelos modelistas.

E assim como em outras profissões, a qualidade desses materiais impacta diretamente no resultado final da peça. Por isso, não basta apenas ter os instrumentos em mãos, é preciso saber como utilizá-los e ainda serem de qualidade.

  • É possível aprender a modelar sozinha?

A modelagem é o tipo de processo que é possível se aventurar sozinha. O resultado pode não ser satisfatório de início, mas é possível aprender a fazer coisas básicas da modelagem. Mas, o ideal mesmo é investir na aprendizagem voltada a modelagem, pois dessa forma, será possível aprender exatamente os acúmulos das técnicas e as execuções para ter peças mais satisfatórias.

Muitas pessoas desistem da modelagem por acharem difícil ou complicada, mas é possível aprender a modelar com um pouco de paciência e determinação.

Marlene Mukai, a lenda viva da Modelagem Plana

Mergulhando na técnica

Se você se interessa e ainda tem dúvidas sobre modelagem, uma dica importante é realmente investir em um curso online ou presencial. A modelagem pode ser uma especialização interessante para quem já está inserida no mundo do corte e costura, e esse aprendizado só irá agregar valor a suas peças.

Além de ter peças finalizadas com caimentos muito mais perfeitos e sob medida. Com determinação e curiosidade é possível unir o aprendizado das técnicas com a sua criatividade e deixar que suas criações fiquem muito mais autenticas.

MODELISTA PROFISSIONAL: Clique aqui para conhecer o curso de modelagem plana da Marlene Mukai

Modelagem e os tecidos

Agora que foram esclarecidas algumas dúvidas sobre modelagem, é importante notar que os tecidos de qualidade são extremamente importantes para dar vida à sua modelagem.

Por isso, a Maximus Tecidos é a maior loja de tecidos finos e pode proporcionar os melhores tecidos para suas peças. Confira as diversas opções no site.

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *