Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

5 motivos para estudar história e cultura da moda

Oi gente! Eu me chamo Carol Siq e estou estreando aqui no blog da Maximus Tecidos como colunista. Sou professora, doutora na área de história e com mais de 15 anos de experiência em moda. Por aqui vamos conversar muito sobre história e cultura da moda.

Maximus Tecidos história e cultura da moda Clube da Costureira 600x300
Foto: Pinterest

A moda é apaixonante, sem dúvidas… E sua história é mais fascinante ainda!

A moda é um modo, uma maneira de expressão social e por isso tem um caráter histórico-cultural.

Primeiramente, se você quer saber sobre uma determinada época e como as pessoas se relacionavam nela, seus valores e crenças, procure por uma revista ou livro de moda. Certamente terá um acervo imenso de referências e pistas para pensar cada período da trajetória da humanidade em diferentes contextos.

Da mesma forma, investigar, conhecer e se aprofundar nos ensinamentos sobre história e cultura da moda é mergulhar em uma imensidão de recursos visuais, de comportamento e simbolismos presentes em suas expressões.

Nesse sentido, é possível afirmar que os acontecimentos da moda são norteadores de uma cultura muito mais ampla e repleta de sentido.

Maximus Tecidos história e cultura da moda Clube da Costureira 600x300
Foto: Pinterest

Se aprofundar nos caminhos que fizeram da moda como ela é hoje, permite entender mais sobre suas vertentes, sobre o consumo de moda, e assim aperfeiçoar as estratégias de branding, criação e concepção de campanhas de moda, por exemplo.

Em outras palavras, ter expertise numa área requer conhecimento transdisciplinar que, sem dúvida, nos diferencia de outros profissionais e nos projeta um degrau acima na nossa atuação profissional.

Juntamente com esse pensamento, elenquei abaixo alguns PORQUÊS que deixam evidente a importância em ESTUDAR HISTÓRIA E CULTURA DE MODA.  Assim como, sua relevância para a atuação de profissionais das áreas de moda, estilo, imagem, publicidade, etc.

OS 5 MOTIVOS PRINCIPAIS PARA ESTUDAR HISTÓRIA E CULTURA DA MODA

Maximus Tecidos história e cultura da moda Clube da Costureira 600x300
Foto: Pinterest

Vamos aos motivos fundamentais para estudar história e cultura da moda:

1. Em primeiro lugar, a moda é um fenômeno histórico-sócio-cultural que manifesta valores, hábitos, usos, costumes de um determinado período. Nesse sentido, entender a dinâmica da moda, permite compreender suas expressões atuais.

2. A história aborda o passado para entender o presente e planejar o futuro. Logo, ela nos ajuda a entender e criar estratégias para o agora.

3. A história e cultura da moda influencia e dá sentido aos gostos, rituais de aparência e desejos de consumo. Por isso, compreendê-la é criar um diferencial e valor profundo ao seu trabalho criativo, de branding, de consultoria e de vendas.

4. Conhecer história e cultura da moda permite ter maior repertório CULTURAL e VISUAL, o que gera embasamento argumentativo para vender melhor, criar melhor e orientar melhor.

5. É  importante saber que toda concepção que temos sobre as linguagens das roupas possuem uma origem histórica-cultural.  Por exemplo, quando elegemos um estilo como clássico ou despojado, sofisticado ou simplório, formal ou informal são categorias simbólicas criadas a partir de contextos específicos que foram ressignificados em diferentes momentos. Assim, conhecer a trajetória histórica e cultural da moda é muito importante.

QUER APROFUNDAR SEU CONHECIMENTO EM MODA?

Maximus Tecidos história e cultura da moda Clube da Costureira 600x300
Foto: Pinterest

As inscrições estão abertas para o meu curso online e ao vivo sobre a HISTÓRIA E CULTURA DA MODA CONTEMPORÂNEA.

O curso será de 09 a 30 de setembro, com duração de 12 horas. Você vai aprender sobre os 220 anos de moda , além de fazer uma viagem na história dos acontecimentos da moda contemporânea, do século XIX ao XXI, para entender melhor como as manifestações de cada período influenciaram e ainda influenciam nos valores, crenças, gostos, estéticas e rituais culturais que vivemos hoje.

Para você que leu este post até o fim, pode usar o cupom MAXIMUS TECIDOS para ter desconto especial!

Saiba tudo sobre o curso História e Cultura da Moda Contemporânea aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *