fbpx

6 livros para aprimorar a moldagem e moulage


2
2 points

Os livros são uma ótima forma de aprender a maioria dos conteúdos, incluindo costura. Então, os principais livros para aprimorar a moldagem e moulage são essenciais para o seu desenvolvimento profissional como estilista.

Há muitas obras excelentes que irão te guiar desde o começo da sua carreira. Há conteúdo prático, focado em coisas básicas, e tópicos avançados que buscam alta costura.

Independente do seu nível de experiência, agregar conhecimento é sempre bem-vindo!

Livros Para Aprimorar A Moldagem E Moulage

Livros para aprimorar a moldagem e moulage: Modelagem Plana para Moda Feminina

Esse é um dos livros para aprimorar a moldagem e moulage e traz uma pegada bem prática, como se fosse um manual. O foco é a modelagem plana e tem uma escrita simples, super fácil de entender e bem acessível.

Tenta-se explicar o passo a passo de formas detalhada como fazer diversos moldes de peças e, além disso, fala sobre o desenho com o auxílio do software AutoCAD.

O “Modelagem Plana para Moda Feminina” é um dos best-seller no assunto, sendo uma opção super interessante para quem está começando.

Técnicas De Modelagem Feminina

Este livro traz técnicas de modelagem de acordo com o SENAC de São Paulo, o leitor encontrará cada passo de como fazer as peças. Tem o auxílio de diversas fotos para ajudar na criação.

A obra foi desenvolvida de forma bem objetiva e clara, mostrando as melhores técnicas de modelagem, sendo ideal para estilistas, costureiras ou qualquer pessoa que goste de mexer com costura e moda.

Com certeza é um livro que você deve ter em sua estante para começar a aprimorar os seus conhecimentos no assunto.

Alfaiataria: modelagem plana masculina

Está pensando que só teremos livros de modelagem feminina? Uma boa costureira sabe fazer roupas masculinas sob medida, trazendo caimento e conforto.

Um homem bem vestido tem tudo! Sabemos que eles não ligam muito para isso, mas aqueles que percebem o poder de uma peça com ótimo caimento nunca mais abrirá mão dela!

O “Alfaiataria: modelagem plana masculina” fala sobre os métodos de modelagem para roupas de homens, corte, protótipos e muito mais.

Livros para aprimorar a moldagem e moulage:

MODELAGEM PLANA FEMININA

É uma continuação do livro anterior, mas, como o próprio nome já diz, voltado para o público feminino.

A obra é muito prática, cheia de detalhes que irão te ajudar no ramo da costura. Traz diversas informações, dicas e um conteúdo riquíssimo.

É, com toda a certeza, mais um livro que você deve colocar na sua listinha de leitura!

MIB – MODELAGEM INDUSTRIAL BRASILEIRA – SAIAS

Esse é um dos livros para aprimorar a moldagem e moulage e traz nada mais, nada menos, que 65 modelos de saias!

Sabemos que essa peça é uma das queridinhas de todas as mulheres e há uma infinidade de possibilidades para explorar os modelos. Você com certeza renovará o seu croqui depois de ler essa obra.

É muito bacana focar em determinada peça e estudar as diversas alternativas que ela pode te oferecer. Assim você consegue criar o seu próprio estilo através dessas inspirações.

Moulage, modelagem e desenho: prática integrada

Mais um dos ótimos livros para aprimorar a moldagem e moulage! Aqui você irá aprender técnicas de modelagem, moulage e muito mais. Também traz o passo a passo de como elaborar os desenhos e você com certeza irá adquirir muito conhecimento com esse volume.

O conteúdo teórico que busca mostrar o passo a passo prático de como as coisas funcionam é muito interessante, mas, de fato, vídeos e treinamentos são um grande diferencial no aprendizado.

Por isso, dedique-se aos livros para aprimorar a moldagem e moulage, mas, também, aos cursos profissionalizantes. Com certeza você passará a ter um know-how invejável!

Meta-descrição: Descubra qual é o melhor método na costura: modelagem plana ou moulage. Além disso, veja como se tornar uma grande profissional do ramo.

Modelagem Plana Ou Moulage?

Há diversas técnicas dentro do mundo do corte e costura, sendo essencial conhecê-las para saber o que fazer, quando fazer e como fazer para conseguir desenvolver a peça perfeita. Nesse universo, sempre surge a dúvida sobre modelagem plana ou moulage.

Esses dois métodos de corte e costura são básicos no momento da modelagem. Se você está começando agora, é fundamental entender quais são as suas diferenças para saber qual deles é melhor.

Existem muitas pessoas que trabalham com costura há anos e, de fato, possuem boa experiência, mas conhecer técnicas e métodos diferentes será o que fará de você uma profissional completa.

Acompanhe-nos nesse breve artigo sobre a preferência por modelagem plana ou moulage.

Qual a diferença?

O primeiro ponto é entender a diferença entre modelagem plana ou moulage, algo que é fundamental para quem está começando no ramo de corte e costura agora.

  • Modelagem plana

A modelagem plana, também conhecida como bidimensional, nada mais é do que o desenho do molde no papel. Então, todas as medidas que são tiradas na modelo são passadas para o plano costurando o tecido no molde.

Depois de costurar e finalizar, os traços irão formar as curvas da modelo e, então, a peça será visualizada em 3D.

Existem vários métodos que podem ser escolhidos, além disso, há como comprar moldes pré-prontos com medidas padrões.

  • Moulage

Já o moulage é o inverso! Aqui, a peça é construída diretamente no manequim, então você avalia o caimento na mesma hora. Depois que todas as marcações estarem prontas, o modelo é retirado do manequim e, então, planificado.

Qual é o melhor?

O maior questionamento de quem está começando é qual dos dois métodos é melhor: modelagem plana ou moulage. Veja bem, na verdade, eles se complementam.

Isso porque depende muito do tipo de peça. Há roupas que são melhor desenvolvidas com o método moulage, como vestidos em camadas, drapeados e coisas do gênero.

Entretanto, peças mais simples e que precisam de medidas mais precisas podem ser feitas com a técnica plana.

Dito isso, é FUNDAMENTAL que você domine muito bem as duas técnicas, pois, a partir daí, você mesma entenderá quando usar o moulage ou a modelagem plana.

Somente dessa forma é possível assegurar que a peça sairá com o melhor corte e caimento possível.

Como aprender essas técnicas?

Seja modelagem plana ou moulage, qualquer uma das técnicas possui os seus desafios. Assim como muitas coisas na vida, somente a prática leva à perfeição e você deve manter isso em mente.

Fazer um corte e uma costura simples pode não ser difícil, mas ser efetivamente uma boa profissional no ramo de corte e costura não é fácil. Exige muita dedicação, conhecimento, experiência e conteúdo teórico.

Caso contrário, você nunca conseguirá sair dos passos básicos, não tendo um diferencial. Dito isso, sempre aconselhamos buscar informações e conteúdo profissionalizante para investir.

Como fazer isso? Bem, se você é iniciante a recomendação é começar com alguns livros. Existem muitas obras de leitura bem simples e super explicativas, que falam sobre teoria da costura e passo a passo.

Anote uma listinha de livros para você ler:

  • Técnicas De Modelagem Feminina
  • Alfaiataria: Modelagem Plana Masculina
  • Modelagem Plana Feminina
  • MIB – Modelagem Industrial Brasileira – Saias
  • Moulage, Modelagem E Desenho: Prática Integrada

Depois, você pode começar a ir além através de cursos profissionalizantes. Eles mostram na prática o passo a passo de tudo, do conteúdo básico ao avançado.

Conheça os cursos de modelagem e moulage da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos: Clique Aqui!


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

2
2 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
5
Amei
Incrível Incrível
0
Incrível
O Melhor O Melhor
0
O Melhor
Maximus Tecidos

A Maximus Tecidos é conhecida por ser a maior loja online de tecidos do Brasil, cujo propósito é resgatar o hábito de costurar. Este propósito se cumpre através da venda de tecidos e produtos de modelagem e desenho online, com um preço justo e acessível para chegar em todos os lugares do Brasil. E com o patrocínio da produção de conteúdo de moda gratuito na internet. Além da loja online com entrega em todo Brasil, temos lojas físicas em Toledo e Cascavel no Paraná. https://www.maximustecidos.com.br/

Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.