6 tipos de Costureira(o): Conheça quem faz a moda acontecer de verdade!


1
7.5k compartilhadas, 1 point

Olá, amores e amoras, tudo bem com vocês?

Sentindo-me muito honrada, estou estreando como colunista no Clube da Costureira! Meu nome é Antonia Ferreira e sou designer de moda.

Tenho uma grande paixão pelo mundo da moda desde muito criancinha. Eu comecei a costurar com 8 anos e a partir dali fui desenvolvendo minha própria modelagem e técnicas de costura, visto que morava em área rural e cidade pequena, onde não existiam os cursos que eu tanto desejava. Mesmo assim, com muito trabalho e esforço acabei me tornando uma modelista e estilista com uma grade base de conhecimento, o qual decidi compartilhar com quem desejasse aprender.

Tenho uma sala de aula virtual onde ensino modelagem industrial e corte e costura gratuitamente, com o objetivo de levar esta arte a todas as pessoas que desejam aprender modelar e costurar. Também ministro diversos cursos online na área.

Decidi falar um pouco com vocês acerca das profissões existentes no mundo da moda. E para começar com muito carinho, hoje iremos discorrer sobre uma profissão que amo e admiro imensamente!

Costurar é uma arte que transforma tecidos e linhas em sonhos / Foto: @calvinklein

No Brasil a moda é uma das categorias de negócios mais rentáveis, tendo gerado uma receita de 129 bilhões de reais no ano passado, ano considerado em queda na produtividade industrial. Mesmo assim, foi um dos setores com alto faturamento e movimentação na economia no país. É um setor onde, anualmente, milhares de novos empreendedores se aventuram, buscando a realização profissional e financeira.

Somente em 2015 a indústria têxtil foi a segunda maior geradora de empregos na indústria de transformação e ficou em segundo lugar como geradora do primeiro emprego.

Estão envolvidos na produção da moda desde profissionais das lavouras, manufaturas de fios, laboratórios, tecelagens, lojas de tecidos, ateliers de costura, indústrias de confecções, revistas, jornais, transportadoras e empresas de eventos. Por este motivo, você tem uma lista muito extensa de opções profissionais para escolher, se deseja trabalhar no mundo da moda. De trabalhadores braçais até cientistas estão envolvidos na produção das roupas que, em cada estação, são expostas nas vitrines.

Vou listar, aos poucos, algumas das profissões que conheço pessoalmente e te explicar exatamente o trabalho que cada uma executa dentro do segmento. Hoje vamos falar da profissional mais conhecida dentro de toda a linha de produção da moda:

A COSTUREIRA

Existem vários tipos de costureiras. Vamos entender cada modelo desta profissional que pode ser chamada de ‘artista’ pois, pelas suas mãos talentosas, é que o produto toma forma. A costureira é uma categoria indispensável para a existência da indústria têxtil e, sem ela, não existem roupas para vestir.

A profissão de costureira já existe há muitos séculos e a cada ano ela vêm modernizando mais / Foto: Pinterest.

Vou explicar quem são e o quê cada uma delas ou deles executa dentro do seu universo.

Descreverei no feminino por ser uma carreira dominada na sua maioria por mulheres mas, subtendendo, estou falando dos homens também!

1. Costureira de fábrica ou operadora de máquina

É uma profissional que monta partes de peças. Dentro da linha de produção, ela é designada à montagem de determinada parte da roupa e executa somente este trabalho até finalizar a produção do modelo. Por exemplo, na montagem de uma camisa uma costureira fecha o revel, outra prega os bolsos, outra monta a carcela, outra prega o punho… E assim em cada etapa da confecção da peça.

Para pertencer a esta categoria profissional a costureira precisa ser ágil e focada.

Este processo repetitivo dá uma grande velocidade na produção das roupas, otimizando o custo do produto final / Foto: @oscardelarenta

2. Costureira faccionista

É uma profissional autônoma que presta serviços à confeccionistas em oficinas de costura. Costura peças cortadas, que são recebidas em fardos, juntamente com uma peça piloto e uma ficha técnica. Consegue reproduzir a sequência de montagem de peças inteiras, apenas observando a montagem da peça piloto e seguindo os seus passos.

Para pertencer a esta categoria profissional a costureira precisa ser empreendedora e detalhista.

Foto: @oscardelarenta

3. Costureira sob medida

É uma profissional completa que trabalha em atelier de costura. Geralmente autônoma, constrói roupas para clientes específicas, partindo de um croqui ou foto. Multitarefas, consegue distribuir para a construção de uma peça vários processos produtivos. Desde a modelagem, que pode ser plana ou moulagem, corte, costura, provas até acabamentos e bordados.

Existem vários modelos de empresas que acolhem cada categoria com profissionais que atendem às mais variadas necessidades do público:

Atelier de consertos: a costureira trabalha exclusivamente com ajustes e consertos de roupas prontas.

Atelier de costura: a costureira é capaz de confeccionar qualquer tipo de trabalho, desde consertos, roupas sob medida, até vestidos de festa.

Atelier de alta-costura: somente são confeccionadas roupas de luxo, vestidos de festa e de noivas. Geralmente a responsável pelo atelier coordena uma equipe de profissionais. As proprietárias deste tipo de atelier são denominadas “estilistas” porque, além de excelentes costureiras, são desenhistas de croquis de moda.

Para pertencer a esta categoria profissional a costureira precisa ser criativa, inteligente e empreendedora.

Foto: @marchesafashion.

4. Costureira artesã

Profissional que geralmente opera muito bem as máquinas de costura mas que, ao invés de produzir roupas, produz peças de arte denominadas “artesanato”. São extremamente resilientes, reaproveitando retalhos de tecidos e materiais. Reciclam e dão vida a produtos diversificados, transformando-os em lindas peças.

Para pertencer a esta categoria profissional a costureira precisa ser criativa e muito detalhista.

Foto: oscardelarenta.

5. Costureira pilotista – ou piloteira

Profissional excelente, responsável pela montagem das peças piloto nas quais serão executadas as provas do molde e na sequência servirão como protótipo a ser seguido pelas costureiras da produção e faccionistas. Para pertencer a esta categoria profissional é necessário dominar totalmente variadas máquinas e técnicas diversas de costura e acabamentos.

Também precisa ser detalhista, perfeccionista e muito curiosa.

Foto: Pinterest.

6. Alfaiates

Segmento da costura geralmente dominado por profissionais masculinos. Existem poucas mulheres alfaiates. Profissionais excelentes, constroem ternos, costumes, smockings, camisas sociais e peças avulsas como calças, blazers, paletós e gravatas. Tudo sob medida e com costuras e acabamentos perfeitos e estruturados. Também executam ajustes em peças sociais masculinas.

Para pertencer a esta categoria o profissional precisa ser muito detalhista e disposto sempre a alcançar a perfeição em cada peça de roupa produzida.

Existe também a alfaiataria industrial, executada por profissionais de fábrica.

Hoje em dia alfaiataria é artigo de luxo e as lojas são ambientes tão ou mais sofisticados que ateliers de alta costura / Foto: Pinterest.

Estas são as categorias de costureiras mais conhecidas, mas existem outras, como produtoras de figurinos e costureiras manuais. Mas vamos deixar estas para uma outra publicação!

E aí, identificou-se com alguma das categorias profissionais listadas? Faltou relacionar aqui a tua categoria? Se estiver faltando diga-nos aqui nos comentários para que eu possa adicioná-las em outra publicação. Conte para nós sua experiência na profissão de costureira(o).

E se você sonha com esta profissão e deseja se tornar uma costureira, mas tem dificuldades em dominar a máquina de costura, estão abertas as inscrições para um curso online onde vou ensinar, passo-a-passo, como você resolve os problemas que podem aparecer no manuseio da sua máquina de costura e se tornar um profissional com excelente domínio da principal ferramenta de trabalho.

O curso “Domine sua Máquina” será totalmente online e gratuito! INSCREVA-SE AQUI!

CLIQUE AQUI para conhecer meu livro MODELAGEM FEMININO ADULTO. É um manual completo de modelagem industrial e sob medida. Com 40 vídeo-aulas que o acompanham, você pode se tornar um modelista profissional autodidata ou professor(a) de modelagem e corte e costura, pois as aulas são muito específicas no passo-a-passo e de fácil compreensão. O livro possui 470 páginas coloridas e ensina, além da modelagem, graduação e interpretação de modelos.

Ainda neste ano estarei lançando os livros MODELAGEM MASCULINO ADULTO, ACABAMENTOS DE COSTURA e DESENHO DE MODA E ESTILISMO. Todos focados na auto-aprendizagem dos alunos e com muitas vídeo-aulas de apoio.

Conheça meu grupo e aprenda modelagem industrial, desenho de moda e corte e costura sob medida. Visite também o meu site e descubra curiosidades do mundo da moda.

Até a próxima!

Beijos ♥


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

1
7.5k compartilhadas, 1 point

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
1
Engraçado
Amei Amei
18
Amei
Incrível Incrível
1
Incrível
O Melhor O Melhor
2
O Melhor
Clube da Costureira
O Clube da Costureira é uma iniciativa Maximus Tecidos, a maior loja online de tecidos do Brasil, que tem como propósito resgatar o hábito de costurar. A nossa missão é criar conteúdo gratuito e de qualidade, voltados para capacitar cada vez mais as pessoas que trabalham com moda sob medida, impactando diretamente o valor de quem trabalha com costuras em todo país.

61 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Quanta clareza nesse texto! Parabéns Antonia Ferreirapelo brilhante trabalho no mundo da moda! Tu és uma pessoa de um coração gigantesco e cheio de bondade! Como é bonito ter em nosso Brasil pessoas caridosas , que também se preocupa com os mais necessitados e se prontifica incondicionalmente, em ajudar de uma maneira tão gentil! Sua colheita vai ser grandiosa e farta de frutos bons! Parabéns!

  1. Adorei as definições. Sou uma costureira artesã. Alem de consertos e algumas( raras) peças de roupa, amo fazer bonecas e enfeites para o lar. Parabens querida Antonia. Te admiro muito. Bjs

  2. É uma bela arte. Há muitos anos, por um tempo, minha mãe foi faccionista. Minha avó e ela também costuravam apenas para a família e casa. Eu sigo por esse caminho caseiro, não é minha profissão…. Já fiz algumas bolsas, o enxoval da minha neta e alguns vestido para ela e minha filha. Vejo muitos vídeos e sigo aulas.
    Se quiser abordar dificuldades das iniciantes, colocar zíper e fazer a vira de camisa feminina são meus medos dentro de um mundo que adoro! Meu sonho é fazer algo para vender.
    Parabéns por sua dedicação! Exemplar e admirável pessoa!

  3. M A R A V I L H O S A!!! Grata pelo dom que Deus te deu. Você merece muito, Antonia! Muito esforçada! É lindo o trabalho que você faz conosco. Prazer em ser sua aluna! Obrigada!!!

  4. Parabéns por mais essa conquista Antonia. Vc tem um dom maravilhoso e nos ensina com muito carinho e amor. Amo suas aulas e fico encantada com sua dedicação para conosco. Sucesso. Um grande beijo!

  5. Parabéns querida! Quanto conhecimento! Vc ajuda muitas pessoas e sem querer nada em troca!
    Que vc venha crescer e expandir mais e mais o seu trabalho! Deus te abençoe!
    Orgulhosa de vc ??

  6. Olá Antônia Ferreira, eu acompanho o seu trabalho, te admiro muito.E estou recorrendo a você devido o seu vasto conhecimento. Eu tenho uma pequena confecção de lingerie, produzo algumas modelagens, crio alguns modelos e também compro algumas modelagens devido o tempo para produzi-las.Para aumentar a produção te pergunto; tens algum curso, vídeo ou livro que ensine o enfesto e encaixe para corte das peças
    em tecidos com elastano para empresas iniciantes? Que não tem como investir o momento em programas e máquinas de enfesto, encaixe e de corte? Possuo máquina de corte elétrica, não aquelas mesas de corte.
    Você teria como me ajudar?

    1. Com certeza minha querida. Infelizmente não tenho nenhum material pronto para te enviar mas vou tirar um tempo para gravar alguns vídeos mostrando a você em miniatura como como executa estas operações, tá? Você faz parte do grupo Modelagem? Porque eu geralmente posto os vídeos que produzo nele, mas vou anotar teu nome pra não esquecer de te enviar o link ♥

  7. Maravilhoso artigo Antônia, você é ótima, me indentifiquei com algumas categorias que você escreveu, como comecei como costureira de produção já passei por algumas etapas aí descrita, hoje faço um pouco de cada coisinha, mas ainda quero aprender alta costura e alfaiataria, mas um passo de cada vez. Estou amando seu livro.

    1. Que bom saber minha querida, então você é uma costureira completa, aprender alta costura e alfaiataria para você será a chave de ouro na tua profissão ♥

  8. parabéns minha querida você merece todo reconhecimento e tudo de bom por ajudar tanta gente eu por exemplo sou uma das beneficiadas com seus conhecimentos abençoados.muito obrigada graças a você entrei no encantado mundo da modelagem e aprendo cada vez mais com você e espero dizer um dia que entendo muito bem ,ou seja bem mais além do que já aprendi.beijos.

  9. Faço parte desse mundo da costura na minha opinião pouco valorizada pra quem trabalha em fábricas mas é gratificante e prazeroso costurar ☺

  10. Parabéns Antonia,você é uma pessoa iluminada. Que Deus te abençoe e que você tenha muito sucesso nesta nova empreitada.Me sinto abençoada por ser uma de suas alunas,obrigada por compartilhar o que sabe.

    1. Que linda! Eu que sou muito honrada de poder estar ensinando a tantas pessoas maravilhosas como você minha querida. Beijos e obrigada ♥

  11. Parabéns minha pró!!! Que alegria poder contar com sua sabedoria em mais esse canal, você é muito dedicada, gentil, inteligente, e bondosa. Obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos.

  12. Depois desse artigo, estou ainda mais encantada com esse vasto mundo da costura! Feliz em saber que existe um ramo de atuação que vai se ajustar ao jeitinho pessoal da costureira. Como aquela costura certinha, alinhada e formosa que desenha o corpo, haverá sempre uma área de atuação com perfeito ajuste ao(à) costureiro(a). Maravilha! Tem lugar pra todo mundo! 😉

  13. Gente que artigo maravilhoso! Não só esclarece como valoriza cada especialização dentro do ramo da costura. Parabéns de verdade e obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco!

  14. Gostei muito do artigo. Fui, por algum tempo, costureira sob medida; hoje sou costureira artesã, estou gostando muito de fazer bolsas e sou apaixonada pelo meu trabalho. Comecei com cerca de 10 anos de idade, na máquina de pedal da minha mãe, fazendo pequenos consertos nas roupas de meus irmãos. Ainda gosto de costurar sob medida, mas hoje só para a família. Obrigada pelo artigo.

  15. Ameeeei ler essa matéria! Sou costureira tipo 3, tentando me especializar mais e mais… Amo trabalhar com moda social feminina, consertos e costumizações. Já fiz dois vestidos de noiva e alguns de festa…
    Obrigada pela informação dos tipos de costureira!

  16. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.