Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

7 canais do Youtube com dicas profissionais de corte e costura!

Canais de corte e cultura do Youtube

Foi-se o tempo em que a gente recorria às bibliotecas na hora de aprender algo. Sem menosprezar a importância dos livros, mas a forma como adquirimos conteúdo mudou drasticamente com a Internet!

Os mecanismos de busca nos possibilitaram descobrir informações instantaneamente. Já ficou quase automático: amamos digitar uma mera palavrinha e receber inúmeros links sobre o assunto né?! Mas um comportamento vem crescendo no mundo virtual: mais do que ler, as pessoas querem assistir! O internauta tem ficado cada vez mais “visual” e o Youtube tem atendido esse anseio. É tutorial para mais de metro!

O site tem mais de um bilhão de usuários (quase um terço dos usuários da Internet). A cada dia, as pessoas assistem a milhões de horas de vídeos e geram bilhões de visualizações. E mais do que entretenimento, o Youtube se tornou uma ferramenta e tanto para os profissionais que buscam capacitação. As costureiras também podem aproveitar essa tendência: são inúmeros os canais que abordam técnicas de corte e costura seja para ensinar iniciantes ou para aprimorar os conhecimentos de quem já entende da área.

shutterstock_305860085

Pensando nisso, a Maximus Tecidos e o Clube da Costureira trabalharam em conjunto para elencar 7 canais influentes no setor de moda e costura que podem dar um “up” na sua formação profissional de graça e com muita comodidade. Aproveite: vale a pena conhecer esses youtubers! Cada um deles aborda o tema de uma forma diferente, foca em uma vertente específica da área. Analise qual perfil se encaixa mais na sua necessidade. Vamos à lista 😉

1 – Dayse Costa – 96.570 inscritos 

dayse

  •  29 anos
  • Rio de Janeiro
  • Youtuber há 2 anos e 8 meses. Inscrita desde 11 de fevereiro de 2014
  • Público alvo na costura: iniciantes, intermediários e avançados

Perfil

Super alto astral, mega estilosa e experiente! Assim é a Dayse Costa, estrela de um canal rico em conteúdo sobre moda e costura. Nos vídeos, ela compartilha dicas e truques que podem ser simples, mas essenciais para o cotidiano de um costureiro. Os vídeos falam desde organização do atelier até dicas técnicas e conselhos de vendas. Segundo Dayse, essa é uma maneira de ajudar os colegas a aumentarem a renda familiar e uma forma de estimular a criatividade.

História

Ela conviveu com o universo dos tecidos e agulhas desde a infância, por causa da avó que costurava para a família. Mas, oficialmente, isso passou a ser uma profissão aos 18 anos. “Comecei na área quando, por acaso, iniciei um cursinho gratuito de confecção de peças íntimas e foi ‘amor a primeira costura’”, conta Dayse, acrescentando que tem formação de modelista pelo Senac e também dá palestras.

Na internet

Na internet, a intenção é incentivar a categoria, seja para ganhar dinheiro ou para costurar por prazer. “O Youtube é uma ferramenta que possibilita ao usuário escolher o conteúdo que mais se identifica. Isso é importante para o criador de conteúdo, em especial os da área de moda, porque nos permite atender nichos que antes as grandes marcas deixavam em segundo plano. Para os da área de costura, além de quebrar o famoso estereótipo de que costura é coisa de vovó, permite que pessoas de baixa renda tenham acesso a mais uma alternativa de aprendizado e geração renda”, comemora Dayse.

Posts recomendados que adoramos:

 

Você pode acompanhar o trabalho dela por aqui:

Canal

Facebook 

Blog

2- Alana Santos Blogger por Alana Santos – 186.958 inscritos

perfil

  •  21 anos
  • É de Batatais, interior de São Paulo, mas atualmente mora na capital do estado paulista
  • Youtuber há mais de 3 anos. Inscrita desde 17 de julho de 2013
  • Público alvo na costura: iniciantes, intermediários e avançados

Perfil

Descontraída, simples e educativa! Alana Santos tem um canal completo onde fala de modelagem, desenho, dá dicas de materiais e livros sobre moda, fala sobre tecidos e sobre a faculdade de moda, que está cursando agora. Ela ganhou uma bolsa de estudos na Faculdade de Santa Marcelina (FASM). Chique, né?! “Sempre falava que eu não seria costureira, por conta da minha da família (avó, mãe e tia são costureiras).  Porém me apaixonei profundamente quando comecei a fazer minhas roupas e as pessoas começaram a elogiar. Tenho muito prazer em dizer: ‘eu que fiz!’”.

História

O caminho para chegar até o Youtube não foi muito comum. Alana começou fazendo testes para modelo em 2008, fez parte de agências, mas acabou seguindo para área de estilismo. Notou a ausência de canais brasileiros que ensinassem sobre costura e resolveu exercer o gosto que tinha pela costura e pela mídia. “O canal deu super certo e eu continuei. Escolhi esta parte de modelagem e costura, pois tenho minha mãe que é costureira para me ajudar, era ela quem costurava nos primeiros vídeos: é minha maior inspiração”, detalha.

Na internet

Hoje, com o trabalho no Youtube, ela consegue atingir o objetivo de ajudar as pessoas que amam costura a compreender a área como uma forma de renda, terapia e paixão. “Tenho muito orgulho de ser costureira e quero que todas as criadoras e criadores sintam o mesmo. E os sonhos são ilimitados, quero que meu trabalho seja reconhecido. No Youtube, há conteúdos incríveis e é preciso usá-los da melhor maneira possível”.

Posts recomendados que adoramos:

 

 

Você pode acompanhar o trabalho dela por aqui:

Canal 

Facebook

Blog

 

3 – Fernanda Herthel – 19.081 inscritos 

fernanda

  • 27 anos
  • Carioca, mas mora atualmente em Santigo, Rio Grande do Sul
  • Youtuber há quase um ano, mas está inscrita desde 4 de fevereiro de 2014
  • Público alvo na costura: iniciantes, intermediários e avançados

Perfil

“Zapear” pelo canal de Fernanda Herthel é se encantar pelo seu estilo divertido e meigo. Ah! A gatinha “Salut” também é quase uma youtuber: aparece em vários vídeos junto com a dona. Neste clima descontraído e fofo, o canal leva os seguidores a aprender rindo, conversando… Fernanda fala muito sobre variados tipos de bordados, ensina tipos de costuras e acabamentos complexos, dá dica de modelagem de moda praia e até já ensinou a decorar a máquina de costura!

História

Para ela, a costura e a internet foram “acontecendo” e se entrelaçando. “Eu sempre gostei de criar, bordar e produzir minha própria moda, nesse meio tempo fui bordadeira, virei costureira, aprendi modelagem e quando finalmente pensei que ia começar um negócio próprio nesse mundão fashion, a vida me trouxe para uma cidade que não produz nada na área de moda. Daí decidi criar o canal para continuar ativa, pois não cabia dentro de mim de tanta informação e precisava compartilhar”, conta, detalhando que o aprendizado começou aos 12 anos e tudo foi sendo assimilado na prática, já que não possui nem formação na área e nem influência na família. “Apenas uma alma fashionista com muitas habilidades manuais, anos de prática, facilidade em geometria e uma exaustiva mania de fazer acabamentos perfeitos!”.

Na internet

Corajosa, Fernanda pegou uma câmera, juntou um monte de miçangas e entrou na onda da internet. Ela não esconde o encantamento que tem em compartilhar conteúdo pura e simplesmente por amar trocar ideias com pessoas que gostam das mesmas coisas que ela. “Mas como ter um canal demanda muito tempo e trabalho, não seria nada mal que tanto esforço se convertesse em algo profissionalmente sólido no futuro. Seja como for, o canal já cumpre o objetivo de ser uma vitrine dos meus talentos e de quem sou, me faz bem e beneficia outras pessoas. A internet é mais do que uma novidade passageira: se tornou imprescindível. Podemos expor nossa qualificação, aprender sobre empreendedorismo, lidar com o público, ficar de olho no mercado, saber de boas lojas fornecedoras e muito mais”.

Posts recomendados que adoramos:

https://www.youtube.com/watch?v=QhpZeabRC8Q

https://www.youtube.com/watch?v=EJIUuFIeVb0

https://www.youtube.com/watch?v=8uQoYaDZnPc

Você pode acompanhar o trabalho dela por aqui:

Canal

Facebook 

4 – Claudia Maria (Claudinha) – 5.248 inscritos 

claudia

  • 48 anos
  • Vitória, Espírito Santo
  • Youtuber há 4 anos. Inscrita desde 28 de janeiro de 2012
  • Público alvo na costura: intermediários e avançados

Perfil

A autencidade chama atenção. Com uma autoestima invejável, Claudinha conquista cada vez mais seguidores. Experiência, segurança e domínio das técnicas de desenho conferem credibilidade ao canal que tem uma vertente mais voltada para vestidos de noiva e festa.

História

O envolvimento com a área começou muito cedo, com o desejo de criar as próprias peças do jeitinho que ela imaginava. Depois veio a profissionalização, com vários cursos, inclusive fora do país. “Trabalhei vários anos como estilista em loja tecidos finos e a curiosidade de aprender me fez ir além: viajei para França e Portugal fazendo cursos. Também trabalhei como estilista para confecções de moda festa em São Paulo e Espírito Santo, desde loja de noivas até fábricas de jeans. Este conhecimento me deu tranquilidade para decidir o seguimento que trilho até hoje: feminino adulto linha casual e festa”, detalha Claudia.

Na internet

No Youtube, o foco é mostrar tendência de cores e formas, ensinar sobre croquis e tecidos para formandas e madrinhas e moda festa em geral, além dos mais variados assuntos ligados à rotina da profissão. E sabe o que mais? Comédia! É… Claudinha descobriu sua “veia cômica” fazendo vídeos e passou a fazer sátira sobre o mundo da costura.  E tudo isso começou por curiosidade: há quatro anos lançou o primeiro vídeo, mas foi no último ano que realmente “se jogou” na internet! “Amo a internet e os vídeos me abriram a possibilidade de conexão com outras pessoas. O YouTube é um meio de comunicação imbatível com potencial que muitos desconhecem ainda.  Mas é preciso muito trabalho e conhecimento para se jogar e estar preparada para elogios e críticas que são dados sem dó nem piedade”.

Posts recomendados que adoramos:

https://youtu.be/w_TXGPMvREY

https://youtu.be/TIBBK1tCwOo

Você pode acompanhar o trabalho dela por aqui:

Canal

Facebook 

Site

5 – Janaina Pauferro – 108.621 inscritos 

janaina

  •  30 anos
  • Brasileira, mas mora atualmente em Milão, Itália
  • Youtuber há 3 anos, mas está inscrita desde 13 de novembro de 2008
  • Público alvo na costura: iniciantes e intermediários

Perfil

Para começar, visitar este canal também é ficar mais pertinho da Itália! O estilo de vida italiano foi o que motivou os primeiros vídeos feitos pela Janaina Pauferro. Mas com o tempo, ela descobriu o quanto a costura era popular entre os seguidores e passou a segmentar o canal. Hoje, fala sobre variados estilos, do casual ao chique, materiais de costura e grava passo a passo para os iniciantes. É muito prática: ensina modelagem de um jeito super fácil, utilizando peças prontas. “O pessoal gosta muito do meu modo de vestir, a simplicidade dos looks e principalmente meu método de corte e costura, onde através de uma simples blusa básica consigo fazer vestidos, blusas com mangas e etc…”, detalha Janaina.

História

Tudo começou por influência da mãe e da irmã que são costureiras. Tendo a costura dentro de casa, o gosto pela coisa ficou quase inevitável e ela buscou qualificação na área: foi estudar em Milão.

Na Internet

Todo conhecimento que Janaina tem na área é traduzido em vídeo. “Meu objetivo é dividir um pouco daquilo que eu sei sobre costura, aquilo que aprendi ainda criança e aqui nos cursos na Itália, pois abrir o e-mail pela manhã e ler mensagens de pessoas agradecendo por estarem aprendendo a costurar ou saindo da depressão graças aos meus vídeos não tem preço!”.

Assim, o Youtube se tornou uma ferramenta de trabalho e um importante instrumento de conexão com as pessoas. “Hoje os profissionais podem expandir não só seus conhecimentos, mas também podem usar o YouTube para divulgar seus trabalhos”.

Posts recomendados que adoramos:

Você pode acompanhar o trabalho dela por aqui:

Canal

Facebook

Blog

6 – ModabyNill por Nill Santana – 66.189 inscritos 

nill1

  • 36 anos
  • Brasileira, mas reside em Buenos Aires, Argentina
  • Youtuber há 3 anos e meio. Inscrita desde 30 de março de 2013
  • Público alvo na costura: iniciantes e intermediários

Perfil

Quem assiste aos vídeos da Nill Santana se delicia com o sotaque gostoso dela e aprende o conteúdo com muita facilidade porque a youtuber ensina tudo de maneira bem didática. O canal é uma escola: Nill fala com muita propriedade sobre as máquinas de costura e seus acessórios e dá inúmeras dicas de modelagem, enfim, viaja pelo mundo da criação de roupas, levando os seguidores junto!

História

Apesar de não ter tido muita influência na família, a costura é uma paixão de infância. “Sempre gostei de costurar roupinhas de boneca à mão. Fiz meu primeiro curso de corte e costura básico na Sigbol Fashion, depois fiz malharia e moletom. Desde então eu não parei mais. Vi que era isso mesmo que eu queria. Entrei na faculdade de moda FMU, me mudei pra Argentina e fiz e faço até hoje mais cursos de costura e modelagem”, conta.

Na internet

A aventura na internet começou ainda no tempo da faculdade. Na época, o blog era a ferramenta utilizada por ela para arquivar os trabalhos acadêmicos. Mas o “arquivo” virou inspiração para algo mais grandioso: abrir um canal no Youtube unindo tudo que ela mais ama. “Comecei a ensinar o “beabá” da costura, depois passei a explicar muito sobre os variados acessórios para as máquinas de costura e hoje me dedico também a ensinar modelagens básicas de roupas. De vez em quando mudo um pouco a temática respondendo tags, universo feminino, vida na Argentina, receitinhas, para poder variar o canal e compartilhar de outras coisas que gosto fazer”, detalha.

Para ela, a tecnologia é uma “mão na roda” para quem ama a área de confecção. “Hoje em dia tem muita informação de qualidade que faz com que as pessoas consigam aprender sem ter que sair da sua casa. O complicado agora é conseguir separar a informação boa da ruim. Mas temos a oportunidade de conhecer gente com os mesmos interesses que o nosso, mostrando o nosso trabalho e conhecimento”.

Posts recomendados que adoramos:

Você pode acompanhar o trabalho dela por aqui:

Canal 

Facebook

Blog

7- Jonatas Verly – 52.926 inscritos 

jonatas

  • 22 anos
  • Teixeira de Freitas, Bahia
  • Youtuber há 1 ano e 9 meses. Inscrito desde 20 de janeiro de 2015.
  • Público alvo na costura: iniciantes

Perfil

O “bendito fruto” entre as mulheres deste post é um jovem divertido que já fez de tudo um pouco na vida, apesar da pouca idade. “Já trabalhei em açougue, limpeza de veículos, oficina mecânica, ajudante de pedreiro,  recepção de hotel e por último era auxiliar administrativo”. Ufa, quanta coisa né? Mas onde é que a costura entra nessa história?  Veja só!

História

Jonatas cresceu vendo a avó paterna costurar e depois ainda descobriu que o quanto a mãe também era ligada à costura. “Em 2014 eu achei um certificado que atestava que minha mãe tinha feito o curso centesimal de corte e costura,  então a presenteei  com uma máquina de costura em seu aniversário e ela ensinou a costurar minha primeira camisa social. Foi incrível ver a capacidade de transformação de um tecido em algo completamente novo. Até hoje essa é a minha camisa preferida, quando a visto penso que ela representa muita superação”, relata.

Isso despertou a paixão pela área da costura e foi levando, aos poucos, Jonatas para internet. “Eu sempre gravava vídeos de música, cantando ou tocando. Fiquei frustrado quando fui procurar costura de roupas masculinas no YouTube,  praticamente não se tinha muito conteúdo sobre isso”. Mesmo sem muita pretensão, o canal foi ganhando forma e vem crescendo a cada dia.     Hoje, apesar de estar cursando uma faculdade de outra área, ele se dedica a moda: fabrica e vende gabaritos de modelagem e os ensina a usar, fala sobre uso e manutenção de máquinas, visita lojas e ensina sobre tecidos. Ahh! A moda “pet” também é uma vertente do canal! A gatinha Jéssica vez ou outra aparece em vídeos, desfilando modelitos.

Na Internet

Jonatas diz que não consegue mais ficar longe do Youtube: virou mais do que um lugar para produzir conteúdo. É um espaço para relações interpessoais e que gera muita satisfação. “Hoje eu me sinto responsável por contribuir de alguma forma para a realização dos sonhos de muitas pessoas de todos os lados do país que me assistem e também de outros países. A melhor coisa que existe é receber uma mensagem sobre alguém que conseguiu fazer algo e saber que tem um dedinho meu ali. Talvez esse seja o motivo pelo qual eu pretendo futuramente estudar ainda mais,  quero fazer um curso superior na área.  Eu acredito que dentro desse universo eu sei tão pouco,  existem diversos caminhos a serem explorados,  diversas área para se aprender”.

Posts recomendados que adoramos:

Você pode acompanhar o trabalho dele por aqui:

Canal

Facebook

Site

E aí, gostaram das indicações?! Já acompanhavam algum desses canais? Contem para gente o que acharam da lista e se gostariam de ver mais algum nome por aqui! 😉

Assuntos Relacionados

Comentários

8 respostas

  1. Só faltou minha mãe na costura! ahahahah
    No canal da filha Fê Silveira: goo.gl/0BqeIP
    Amei o post

  2. O canal da Antônia Ferreira também é ótimo. Ela ensina desde do começo da modelagem dicas e muito mais.

  3. Ameii…alguns desses canais ja assisto. Mas o utros conheci agora. Ótima lista. Parabéns !

  4. Patricia Cardoso claaaaaaaro, ela é maravilhosa. além de talentosíssima nos dá um banho de cultura com os vídeos de lugares por onde passa.

  5. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *