Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

7 dicas importantes na hora de costurar

Se você tem vontade de começar a confeccionar algumas roupas para você mesmo, ou até trabalhar com isso, fique de olho nessas 7 dicas importantes na hora de costurar as roupas e faça sucesso com seu trabalho.

Aprender a costurar é fascinante, mas como tudo, no começo exige um pouco mais de esforço pois como se está aprendendo um trabalho novo existem novas dificuldades, mas nada que seja impossível de conseguir passar por cima e aprender como fazer com elas.

A costura é um modo de transformar em realidade as inúmeras ideias que existem na sua cabeça, por isso estamos direcionando esse texto que pretende começar a costurar, para que você fique por dentro das 7 dicas importantes na hora de costurar.

Confira agora 7 dicas importantes na hora de costurar

Então para você aprimorar ou começar a trabalhar com costura, não perca tempo e confira abaixo agora essas 7 dicas importantes na hora de costurar e comece agora mesmo a praticar.

1. Lavar os tecidos antes de começar a costurar

É bem comum que quando compramos uma roupa nova, depois da primeira lavagem ela diminui de tamanho, isso ocorre, pois, a fibra do tecido está tensionada e esticada. É fundamental que você saiba que isso só acontece com tecidos de fibra natural.

2. Comece a se organizar melhor

O local que você separou para fazer suas costuras deve estar sempre bem organizado e limpo. Os instrumentos de trabalho com costura, são muitos e, na maioria das vezes, pequenos, por isso é muito importante a organização.

3. Uma boa iluminação

É sempre importante lembrar, que como a costura é um trabalho minucioso, uma iluminação boa é indispensável. Costuras contém um enorme grau de detalhamento, sendo assim, alguns pontos você só vai conseguir ver 100% com uma iluminação de qualidade.

4. Utilize uma caixinha para guardar os utensílios de costura

Como já foi colocado aqui, os utensílios para costura são muito pequenos, como agulha, alfinetes, botões, sendo muito fácil perder. Então, uma caixinha de costura é indispensável, até para agilizar na hora de encontrar os utensílios, otimizando o seu tempo, fazendo a costura rolar de forma mais rápida.

5. Compre uma tesoura que seja própria para tecidos

Tesouras comuns para papel não são indicadas para cortar os tecidos. É bem comum que elas “mastigam” todo o tecido que foi cortado, e não possuem um corte preciso.

6. Tenha um cuidado redobrado na hora de usar a máquina de overlock

A máquina de overlock é utilizada para fazer o acabamento interno das costuras, normalmente bem rente ao corte. A máquina overlock trabalha cortando o tecido enquanto costura.

Essa máquina pode complicar um pouco para quem está iniciando na costura, então, cuidado redobrado para fazer uso dela. Garanta sempre que o tecido não esteja próximo do pé da máquina, assim partes erradas não entram no local em que a agulha está.

Ali embaixo também se encontra a faca, sendo assim, qualquer pisada no pedal pode causar um estrago em seu tecido.

7. Utilizar um tipo de agulha para cada tipo de tecido

Cada tecido exige um tipo de agulha diferente. Existem variações em espessura, tamanho que fazem a agulha ser certa para tal tipo de tecido. Então é muito importante ficar atento em qual agulha comprar, e na hora de utilizar.

Aproveite a oportunidade

Agora que você já está por dentro das 7 dicas importantes na hora de costurar não perca tempo, comece agora mesmo a confeccionar suas roupas!

Seja autêntico e crie seu próprio estilo, ou então crie para vender e consiga uma graninha por fora! Costurar é uma arte incrível e se você começar a trabalhar com isso vai adorar.

Conheça o Programa de Formação Online Gente que Ama Costurar com a professora Idineia Merci aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *