Está iniciando no mundo da costura e já ouviu falar em costura francesa? Esse termo é muito comum para designar uma técnica de costura que faz do acabamento algo menos grosseiro. Aprenda costura francesa e arrase no acabamento das roupas!
A costura francesa é a técnica de deixa as bordas das roupas com a aparência menos grosseira, por isso é tão importante no mundo da moda e da costura!
Aprenda costura francesa antes de fazer peças mais complexas
Isso porque a costura francesa é um método para fazer costuras duplas. Assim ela esconde todas as arestas que sobram do tecido ou da roupa que está sendo costurada.
Em geral esse tipo de costura é aplicado em roupas, já que o acabamento delas exige mais cuidado e técnica. As roupas passam a ter um ar bem mais sofisticado e a costura passa um ar mais limpo e elegante, sem rebarbas.
Por isso a costura francesa é tão importante! É o acabamento que define a qualidade da costura e do trabalho do costureiro. Quanto melhor acabada uma peça, melhor a conceituação!
Veja as vantagens da costura francesa
-
A costura francesa pode ajudar a cobrir certos defeitos ou rebarbas dos tecidos
-
Esse tipo de costura impede que os nós e as linhas entrem em contato com a pele, causando irritações
-
É uma técnica que deixa as roupas muito melhor acabadas
-
Esconde as costuras com o se houvesse outra camada de tecido
-
Pode ser utilizada inclusive em tecidos muito finos, com transparência ou muito leves
-
Ela não permite que os tecidos se esgarcem com facilidade, já que é feita de forma duplo
Uma das poucas desvantagens da costura francesa é que ela é mais facilmente utilizada para costuras retas. Sua aplicação a regiões arredondadas demais como mangas ou colarinhos é muito difícil!
De toda forma, é importante que a pessoa que está iniciando no mundo da costura aprenda a costura francesa o quanto antes, já que esse é um diferencial inclusive para contratação, no caso de quem pretende trabalhar em ateliês ou empresas!
O que é preciso para a costura francesa
Para a costura francesa, é preciso ter em mente que ela é uma técnica de costura dupla, do lado normal e do avesso!
Assim, é preciso pensar no que é necessário para a costura francesa
-
A costura francesa leva mais tempo
Isso porque ela precisa ser feita dos dois lados, então é necessário reservar uma margem maior de tempo antes de fechar a data de entrega com seu cliente.
-
Gasta pouco mais de tecido
Como ela requer mais tecido, é preciso conferir se há sobre nas margens das roupas que seja suficiente para a costura francesa!
Com o tempo você vai se adaptar a deixar as margens conforme necessidade de realizar ou não a costura francesa.
Quando o normal da margem de sobra é de 1 cm, a margem necessária para a costura francesa é de 1,5cm, o que pode dar bastante diferença no cálculo final da quantidade de tecido.
Para obter o melhor resultado com a costura francesa
Alguns cuidados são necessários para obter os melhores resultados de acabamento de sua costura francesa!
O primeiro deles é passar a peça a ferro com cuidado, evitando erros de dimensão dos tecidos, já que assim o tecido fica completamente esticado.
As pontas do tecido devem ser unidas pelo lado avesso e a peça deve ser cuidadosamente alfinetada para que o tecido não se mova e sua costura saia errada.
A costura francesa deve começar pelas pontas da peça sempre! Quando terminar a costura, passe novamente a ferro!
Mas a maior dica para obter uma costura com acabamento perfeito é a escolha do tecido. Para comprar tecidos de alta qualidade e grande variedade de estampas e cores, acesso hoje mesmo o site da maior loja online de tecidos do país: Maximus Tecidos!