O plissado são dobras feitas nos tecidos parecidas com pregas. Essas dobras podem contém diferentes tamanhos. É possível mandar plissar um tecido, como comprar um plissado pronto. Agora que você sabe o que é o plissado, vamos entender como funciona o tecido plissado: corte e costura.
A técnica do plissado foi muito utilizada nas décadas de 20,50, 70, por ser utilizada em décadas clássicas, muitas vezes o tecido plissado: corte e costura volta à moda.
Então se você é atenta à moda e as novas tendências, precisa conhecer um pouco mais sobre o tecido plissado. É um tecido clássico, e pode vir a ser uma peça-chave em seu guarda roupa.
Como fazer uma saia de tecido plissado
Confeccionar uma saia plissada parece um enorme desafio, mas é um trabalho mais fácil do que você imagina. Acompanhe alguns passos para fazer a sua caia de tecido plissado: corte e costura.
Para fazer uma saia de tecido plissado são necessários alguns utensílios básicos de costura e bastante tecido, pois a técnica do plissado utiliza mais tecido do que as outras técnicas.
A quantidade necessária de tecido para a confecção de uma saia plissada tem que ser o suficiente para completar a sua cintura por três voltas. Fique atento do que você vai precisar para fazer a sua saia plissada:
- Tecido (lã, algodão são bons para fazer pregas)
- Giz
- Tesoura
- Máquina de Costura
- Fita Métrica
- Linha
- Zíper (18cm)
É necessário medir a sua cintura e qual será o comprimento da saia. Para fazer a medição deve ser na cintura (ou onde você vai utilizar a saia). Em seguida você precisa medir da sua cintura até onde quer que saia vá.
Pode começar a cortar o tecido! Com uma tesoura própria para tecidos você deverá cortar o tecido três vezes maior do que o que fora medido na cintura e cinco centímetros a mais do que foi medido no comprimento.
Ou seja, se a cintura mediu 78cm e o comprimento saiu 88cm, na verdade você deverá cortar o tecido com 234cm na cintura e 93cm no comprimento. É importante cortar o tecido em linha reta.
Você agora precisa decidir qual será o tamanho das pregas. Você pode escolher qualquer largura como 1,9cm; 3,8cm; e até 5,7cm. Mas, é de suma importância que todos os vincos contenham o mesmo tamanho. Lembrando que maior o tamanho das pregas, menos plissada a saia será.
Agora é preciso marcar o tecido do lado de dentro, para marcar o tecido de forma correta é necessário ter duas vezes a medida que as pregas terão. Garantindo então que ao dobrar o tecido, as pregas ficam do tamanho desejado. Por exemplo, se você optou por uma saia mega plissada, com larguras de apenas 1,9cm é necessário fazer a marcação para 3,8cm.
Criando as Dobras do Plissado
Feito toda a marcação das dobras para começar a fazer o plissado, agora vamos à ação da sua saia. Siga os passos a seguir e tenha facilidade com o tecido plissado: corte e costura.
- Dobre e alfinete os vincos
- Alinhe as marcações de cima a baixo (com costura)
- Confira se a medida da saia tem três vezes a sua cintura
- Faça o cós
- Costure o cós da saia
Finalizando a saia de tecido plissado: corte e costura
Para finalizar a saia plissada é simples, acompanhe esses passos para terminar de confeccionar a saia com sucesso:
- Faça a bainha
- Alfinete o zíper
- Costure o zíper
- Feche a parte de trás da saia (costure)
- Passe as pregas com ferro de passar roupa
Agora que você aprendeu a produzir uma saia plissada, é só colocar em prática todas as dicas que trouxemos para você!
Conheça os cursos de corte e costura da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos: Clique Aqui!