Já aconteceu com você que roupas novas começam a esticar ou desbotar após um curto período de uso? Você provavelmente não cuidou bem dela o suficiente, então vamos citar algumas dicas para você saber como lavar tecidos sem estragar.
A vida útil e a durabilidade das roupas dependem de seus cuidados iniciais. Por isso, a lavagem é uma forma de conservar o tecido das roupas. E os cuidados devem se manter para prolongar a qualidade dos tecidos com o passar dos anos.
A verdade é que a maioria das pessoas lavam e secam suas roupas sem cuidar delas de qualquer jeito e sem cuidados. Vamos ver como conservar as roupas, principalmente os tecidos mais finos e especiais.
O primeiro passo antes da lavagem:
Antes de iniciar o processo de lavagem, primeiro desanexar as peças por tipo. Separe-os por cor, modelo e diferentes tecidos (delicados ou não) ao invés de lavar todos juntos, isso ajuda para que você consiga lavar tecidos sem estragar.
Se essa falta de cuidado,as roupas desbotam e envelhecem rapidamente.Por exemplo: o jeans é uma peça de roupa que causa fricção em tecidos mais finos, como a seda.
Causar escamosa ou escamosa Outro mau exemplo de mesclar roupas é lavar roupas escuras e claras, corantes pretos ou azuis podem fazer com que as pessoas tenham ou amarelecem.
A “magia” da água fria:
Um detalhe do processo de lavagem que muita gente não presta atenção é a temperatura da água para lavar tecidos sem estragar. Água fria é melhor para armazenamento. No entanto, as pessoas costumam usar água morna para tirar certos tipos de manchas da roupa.
O problema é que essa solução também pode limpar, mas também deteriora e enfraquece as fibras da peça. Consequentemente, usar água fria é a melhor escolha para evitar estragos e manter a cor original.
O vinagre e outros truques:
Usar meia xícara de vinagre em um balde de água na hora da lavagem é um truque simples para tirar manchas amareladas ou esbranquiçadas. Além disso, as substâncias ajudam a suprimir o odor de suor das roupas.
Isso evita a necessidade de rectificar um grande número de peças, incluindo aumentar o tempo consumido no carro adequadamente.
O tempo também é importante:
Se o assunto é lavar tecidos sem estragar, outro truque para evitar o desgaste das fibras do tecido é o tempo de imersão.
A roupa deve ser mantida em água parada por no máximo 2 horas, pois roupas molhadas por muito tempo, como durante a noite, podem não só ser feridas, mas também cheirar mal e acumular bactérias.
A quantidade de produtos correta:
Por fim, evite cometer um erro comum na hora de lavar: colocar muito sabão na roupa. Eventualmente, o produto causa atrito entre as peças e dificulta o processo de limpeza.
Com certeza todos os conselhos que te demos aqui vão te ajudar a conservar melhor suas roupas. No entanto, o que evita danos prematuros é seguir as informações do rótulo para lavar tecidos sem estragar.
Consequentemente, não deixe de se atentar às informações do tecido. A etiqueta indica os jeitos de lavagem e secagem de peças de tecidos diferentes. No fim, roupas delicadas merecem mais atenção.
Além disso, a etiqueta também indica o uso de alvejante, a fabricação e a origem da roupa. Dessa forma é possível saber mais alguns detalhes sobre os tecidos e como devem ser os cuidados.
Por existir diferentes tipos e texturas, obviamente também existem algumas formas específicas de lavar tecidos sem estragar, isso porque alguns são mais delicados e devem ser lavados com mais cuidado para evitar danos em suas estruturas.
Gostou do artigo? A Maximus Tecidos tem uma escola de moda online, na plataforma você encontrará vários cursos na área da costura. Veja também a loja virtual da Maximus Tecidos. Venha conferir tudo!