Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Dicas de como lavar tecidos sem estragar

Já aconteceu com você que roupas novas começam a esticar ou desbotar após um curto período de uso? Você provavelmente não cuidou bem dela o suficiente, então vamos citar algumas dicas para você saber como lavar tecidos sem estragar.

A vida útil e a durabilidade das roupas dependem de seus cuidados iniciais. Por isso, a lavagem é uma forma de conservar o tecido das roupas. E os cuidados devem se manter para prolongar a qualidade dos tecidos com o passar dos anos. 

A verdade é que a maioria das pessoas lavam e secam suas roupas sem cuidar delas de qualquer jeito e sem cuidados. Vamos ver como conservar as roupas, principalmente os tecidos mais finos e especiais.

O primeiro passo antes da lavagem:

Antes de iniciar o processo de lavagem, primeiro desanexar as peças por tipo. Separe-os por cor, modelo e diferentes tecidos (delicados ou não) ao invés de lavar todos juntos, isso ajuda para que você consiga lavar tecidos sem estragar.

Se essa falta de cuidado,as roupas desbotam e envelhecem rapidamente.Por exemplo: o jeans é uma peça de roupa que causa fricção em tecidos mais finos, como a seda. 

Causar escamosa ou escamosa Outro mau exemplo de mesclar roupas é lavar roupas escuras e claras, corantes pretos ou azuis podem fazer com que as pessoas tenham ou amarelecem.

A “magia” da água fria:

Um detalhe do processo de lavagem que muita gente não presta atenção é a temperatura da água para lavar tecidos sem estragar. Água fria é melhor para armazenamento. No entanto, as pessoas costumam usar água morna para tirar certos tipos de manchas da roupa.

O problema é que essa solução também pode limpar, mas também deteriora e enfraquece as fibras da peça. Consequentemente, usar água fria é a melhor escolha para evitar estragos e manter a cor original.

O vinagre e outros truques:

Usar meia xícara de vinagre em um balde de água na hora da lavagem é um truque simples para tirar manchas amareladas ou esbranquiçadas. Além disso, as substâncias ajudam a suprimir o odor de suor das roupas. 

Isso evita a necessidade de rectificar um grande número de peças, incluindo aumentar o tempo consumido no carro adequadamente.

O tempo também é importante:

Se o assunto é lavar tecidos sem estragar, outro truque para evitar o desgaste das fibras do tecido é o tempo de imersão. 

A roupa deve ser mantida em água parada por no máximo 2 horas, pois roupas molhadas por muito tempo, como durante a noite, podem não só ser feridas, mas também cheirar mal e acumular bactérias.

A quantidade de produtos correta:

Por fim, evite cometer um erro comum na hora de lavar: colocar muito sabão na roupa. Eventualmente, o produto causa atrito entre as peças e dificulta o processo de limpeza.

Com certeza todos os conselhos que te demos aqui vão te ajudar a conservar melhor suas roupas. No entanto, o que evita danos prematuros é seguir as informações do rótulo para lavar tecidos sem estragar.

Consequentemente, não deixe de se atentar às informações do tecido. A etiqueta indica os jeitos de lavagem e secagem de peças de tecidos diferentes. No fim, roupas delicadas merecem mais atenção.

Além disso, a etiqueta também indica o uso de alvejante, a fabricação e a origem da roupa. Dessa forma é possível saber mais alguns detalhes sobre os tecidos e como devem ser os cuidados.

Por existir diferentes tipos e texturas, obviamente também existem algumas formas específicas de lavar tecidos sem estragar, isso porque alguns são mais delicados e devem ser lavados com mais cuidado para evitar danos em suas estruturas.

Gostou do artigo? A Maximus Tecidos tem uma escola de moda online, na plataforma você encontrará vários cursos na área da costura. Veja também a loja virtual da Maximus Tecidos. Venha conferir tudo!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *