Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tecido Jacquard Para Decoração

Tecido Jacquard Para Decoração

Possivelmente em algum momento da sua vida, você já viu tecido jacquard para decoração de cortinas e ambientes como sala, de eventos, quartos e muito mais!

Além disso, esse tipo de tecido é muito usado para confeccionar e decorar roupas e gravatas. O jacquard traz detalhes e estampas para uma peça ou decoração que a torna ainda mais fina e elegante.

A estampa jacquard é um tipo de tecido com desenhos trançados e bastante complicados. Também, as estampas desse tecido tornam a decoração mais sofisticada e luxuosa.

É normal confundir o estilo jacquard com a impressão ou o bordado, mas esse material é diferente porque todos os detalhes e desenhos são feitos no mesmo tecido usado como base.

Para fabricar esse tecido, é necessário usar uma máquina chamada jacquard Loom. Atualmente, as máquinas eletrônicas são usadas para aumentar a velocidade dessa técnica, mas mantendo a beleza desse tipo de tecido.

Tecido Jacquard Para Decoração

Tecido jacquard para decoração – Características, tipos e usos do tecido

A utilidade do tecido Jacquard é bastante ampla, porque tem muitos usos para decoração e roupas.

Existem diferentes tipos de tecidos para todas as ocasiões, e cada um tem várias características que os tornam diferentes. Explicaremos em detalhes tudo o que você precisa saber sobre o tecido jacquard.

Recursos de tecido

Cada tecido tem suas próprias características, desde a suavidade dos materiais até a resistência ao pó e às intempéries. Mas todos os tecidos jacquard compartilham certas características em comum, como:

  • Versatilidade: ele pode ser usado para qualquer tipo de decoração. Por exemplo, você pode usá-lo como um detalhe em gravatas, lenços ou blusas. Além disso, você pode fornecer detalhes sobre folhas ou objetos em uma sala.
  • Resistência: o tecido suporta dobras fortes, poeira e não é danificado ao longo do tempo.
  • Decorativo: é um tipo de tecido que facilita a decoração em qualquer casa.

Apesar disso, tenha muito cuidado: é sempre necessário mantê-lo limpo e dar os cuidados necessários para preservá-lo ao longo dos anos.

  • Relevo: os tecidos jacquard têm um relevo onde você pode sentir as figuras feitas para embelezar e dar melhores detalhes.

Tipos de tecido jacquard

Esse tipo de tecido tem uma grande variedade de modelos para escolher, alguns são feitos para roupas e outros para decorar uma casa ou sala de jantar. Os principais tipos são:

  • Tapeçaria: é um tipo de tecido que imita a decoração antiga das casas, com cores suaves e desenhos agradáveis ​​para os olhos.
  • Damasco: é um tecido de algodão ou seda, macio e levemente transparente. Sua principal característica é que seu material é de uma única cor.
  • Brocatel: é um tipo de tecido que possui relevo e é bastante apertado.
  • Matelassê: é um tecido de lã, algodão ou seda, com desenhos florais e aparência confortável e acolchoada.
  • Brocado: é um tecido que às vezes contém fios metálicos e possui um grande número de relevos.

Tecido Jacquard Para Decoração

Usos de tecido jacquard

Desde o início, foi dito que o tecido jacquard é bastante elegante, confortável e com pequenos detalhes que fazem uma boa diferença. Assim, alguns dos seus usos são:

  • Vestuário: muitos itens de vestuário têm esse tipo de tecido, como jaquetas, flanelas, blusas, cachecóis, etc.
  • Tapetes: pode ser usado em tapetes para combinar com o estofamento das poltronas ou com o estofamento antigo.
  • Decoração do quarto: o tecido jacquard pode ser usado para cortinas de chuveiro, cortinas de janela, poltronas, toalhas de mesa e alguns outros itens domésticos que tenham pano.
  • Decoração de lençóis: muitos hotéis usam esse tipo de tecido para colchas, panos, lençóis e tapetes.

Portanto, agora que você entende como usar o tecido jacquard para decoração, você pode criar lindos ambientes com a utilização do tecido.

Clique aqui e confira todas as novidades em tecidos disponíveis no site da Maximus Tecidos!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *