Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tecido Jacquard Para Decoração

Possivelmente em algum momento da sua vida, você já viu tecido jacquard para decoração de cortinas e ambientes como sala, de eventos, quartos e muito mais! Além disso, esse tipo de tecido é muito usado para confeccionar e decorar roupas e gravatas. O jacquard traz detalhes e estampas para uma peça ou decoração que a […]

Tecido Jacquard Para Decoração

Possivelmente em algum momento da sua vida, você já viu tecido jacquard para decoração de cortinas e ambientes como sala, de eventos, quartos e muito mais!

Além disso, esse tipo de tecido é muito usado para confeccionar e decorar roupas e gravatas. O jacquard traz detalhes e estampas para uma peça ou decoração que a torna ainda mais fina e elegante.

A estampa jacquard é um tipo de tecido com desenhos trançados e bastante complicados. Também, as estampas desse tecido tornam a decoração mais sofisticada e luxuosa.

É normal confundir o estilo jacquard com a impressão ou o bordado, mas esse material é diferente porque todos os detalhes e desenhos são feitos no mesmo tecido usado como base.

Para fabricar esse tecido, é necessário usar uma máquina chamada jacquard Loom. Atualmente, as máquinas eletrônicas são usadas para aumentar a velocidade dessa técnica, mas mantendo a beleza desse tipo de tecido.

Tecido Jacquard Para Decoração

Tecido jacquard para decoração – Características, tipos e usos do tecido

A utilidade do tecido Jacquard é bastante ampla, porque tem muitos usos para decoração e roupas.

Existem diferentes tipos de tecidos para todas as ocasiões, e cada um tem várias características que os tornam diferentes. Explicaremos em detalhes tudo o que você precisa saber sobre o tecido jacquard.

Recursos de tecido

Cada tecido tem suas próprias características, desde a suavidade dos materiais até a resistência ao pó e às intempéries. Mas todos os tecidos jacquard compartilham certas características em comum, como:

  • Versatilidade: ele pode ser usado para qualquer tipo de decoração. Por exemplo, você pode usá-lo como um detalhe em gravatas, lenços ou blusas. Além disso, você pode fornecer detalhes sobre folhas ou objetos em uma sala.
  • Resistência: o tecido suporta dobras fortes, poeira e não é danificado ao longo do tempo.
  • Decorativo: é um tipo de tecido que facilita a decoração em qualquer casa.

Apesar disso, tenha muito cuidado: é sempre necessário mantê-lo limpo e dar os cuidados necessários para preservá-lo ao longo dos anos.

  • Relevo: os tecidos jacquard têm um relevo onde você pode sentir as figuras feitas para embelezar e dar melhores detalhes.

Tipos de tecido jacquard

Esse tipo de tecido tem uma grande variedade de modelos para escolher, alguns são feitos para roupas e outros para decorar uma casa ou sala de jantar. Os principais tipos são:

  • Tapeçaria: é um tipo de tecido que imita a decoração antiga das casas, com cores suaves e desenhos agradáveis ​​para os olhos.
  • Damasco: é um tecido de algodão ou seda, macio e levemente transparente. Sua principal característica é que seu material é de uma única cor.
  • Brocatel: é um tipo de tecido que possui relevo e é bastante apertado.
  • Matelassê: é um tecido de lã, algodão ou seda, com desenhos florais e aparência confortável e acolchoada.
  • Brocado: é um tecido que às vezes contém fios metálicos e possui um grande número de relevos.

Tecido Jacquard Para Decoração

Usos de tecido jacquard

Desde o início, foi dito que o tecido jacquard é bastante elegante, confortável e com pequenos detalhes que fazem uma boa diferença. Assim, alguns dos seus usos são:

  • Vestuário: muitos itens de vestuário têm esse tipo de tecido, como jaquetas, flanelas, blusas, cachecóis, etc.
  • Tapetes: pode ser usado em tapetes para combinar com o estofamento das poltronas ou com o estofamento antigo.
  • Decoração do quarto: o tecido jacquard pode ser usado para cortinas de chuveiro, cortinas de janela, poltronas, toalhas de mesa e alguns outros itens domésticos que tenham pano.
  • Decoração de lençóis: muitos hotéis usam esse tipo de tecido para colchas, panos, lençóis e tapetes.

Portanto, agora que você entende como usar o tecido jacquard para decoração, você pode criar lindos ambientes com a utilização do tecido.

Clique aqui e confira todas as novidades em tecidos disponíveis no site da Maximus Tecidos!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *