Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

A costura da alfaiataria feminina

A costura da alfaiataria feminina

A alfaiataria é nada mais do que uma forma de confecção sob medida. Poucas décadas atrás eram os alfaiates que costuravam calças masculinas, já que as fábricas de roupas ainda estavam no começo e as lojas que vendiam esse tipo de produto só existiam nos grandes centros!

As calças masculinas feitas por alfaiates não são novidades e nunca deixaram de ser costuradas, embora não sejam tão procuradas quanto na época em que lojas quase não existiam! Mas você já ouviu falar na costura da alfaiataria feminina?

O que é a costura da alfaiataria feminina

Primeiro é preciso lembrar que o uso de calças por mulheres é algo muito recente na história da humanidade! Esse uso só se deu de forma sistemática durante a Segunda Guerra Mundial, quando as mulheres precisaram ocupar espaços antes tidos como exclusivamente masculinos!

Antes os alfaiates que confeccionavam ternos e calças sociais para homens, passaram a produzir roupas também para mulheres. Quando as indústrias têxteis começam a produzir tecidos como o brim e o jeans, nesse período também há a necessidade de costurar modelos femininos.

O mercado da moda feminina

Com o passar do tempo e as roupas mais acessíveis, o segmento da moda feminina cresce a cada dia e é o principal foco de costureiros e estilistas na atualidade! Com a alfaiataria não é diferente!

A costura da alfaiataria feminina passou a ser um estilo de roupa que existe praticamente em todos os guarda-roupas devido à sua versatilidade e facilidade de compor looks práticos e modernos!

Esse segmento é um prato cheio para quem trabalha com costura! Isso porque a alfaiataria feminina feita sob medida apresenta inúmeras vantagens em relação a esse tipo de roupa comprada pronta, já que a cliente pode escolher o tecido, modelo e ter a roupa feita de forma adequada para suas medidas!

Peças da alfaiataria feminina

A costura da alfaiataria feminina, na atualidade, conta com uma diversidade bem maior de peças do que no início desse segmento de costura. Atualmente, podemos falar em alfaiataria, com as seguintes peças:

  • Blazers femininos
  • Calças sociais
  • Calças slip
  • Ternos para o trabalho
  • Tailleur
  • Conjuntos de saia e blusas

Vantagens da costura da alfaiataria feminina

A alfaiataria feminina se tornou a queridinha do mundo da moda e diversas empresas têm investido nesse tipo de peça.

Isso ocorre porque as peças feitas sob medida e com costura nesse estilo apresentam inúmeras vantagens sobre os modelos padronizados:

  • Produção de looks elegantes ou casuais com as mesmas peças

As peças de alfaiataria apresentam a vantagem de serem muito versáteis. Elas podem compor um visual para o trabalho ou para ocasiões mais formais como eventos e até festas, ou ainda serem utilizadas como looks mais casuais.

Para modificar o estilo, basta mudar os acessórios. Os sapatos e bolsas auxiliam a dar o ar mais marcado para o estilo que se deseja compor, mas a alfaiataria é a base!

  • Visuais fashionistas

Atualmente é possível que a costura da alfaiataria feminina seja feita com diversos tipos de tecidos e cores diferenciadas, que dão um ar fashion às composições.

Isso é possível utilizando tecidos neons ou modelos de calças, saias ou blazers mais despojados. No mundo da alta costura, a alfaiataria ganha cada vez mais espaço e consegue ser tão versátil quanto no dia a dia.

  • Tecidos quentes

Alguns tipos de tecido podem ser utilizados para a costura da alfaiataria feminina no inverno. Esse tipo de peça é ideal para ocasiões em que se faz necessário estar bem vestida no inverno, como em casamentos em que não é possível utilizar vestidos, por exemplo.

Invista na costura da alfaiataria feminina e ganhe espaço em um segmento da costura que cresce e inova cada vez mais!

Conheça os cursos de corte e costura, modelagem e moulage da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos: Clique Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *