Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

A Costura De Gola E Colarinho

Neste artigo, você vai aprender sobre a costura de gola e colarinho, seguindo o nosso passo a passo completo.

Além disso, uma dica super interessante, é confeccionar a gola e o colarinho em um tecido tricoline, pois este material é ótimo para quem está começando na costura, pois é mais fácil de costurar.

Portanto, confira abaixo como fazer a costura de gola e colarinho de forma simples!

Como fazer a costura de gola e colarinho?

Primeiramente para traçar e fazer a costura de gola, você precisará do molde do corpinho pronto, pois é o comprimento do decote que definirá as medidas da gola.

  1. Passe para o tecido utilizando como referência a borda do molde. Utilize um giz ou uma caneta para essa finalidade, e desenhe no avesso do tecido. Você pode desenhar tanto o molde aberto, como na dobra do tecido.
  2. Para que os dois lados fiquem iguais, sobreponha os tecidos, cortando-os ao mesmo tempo. Corte deixando 1cm de margem da costura.
  3. Corte uma vez, cada pedaço do molde na entretela, sem adicionar a margem de costura. Cole no tecido, respeitando a marcação do molde.
  4. Faça isso também em um dos lados do colarinho. Caso a entretela seja bem fina e você deseja um efeito mais durinho, pode-se entretelar as duas partes da costura de gola e do colarinho.
  5. Mas vamos começar pela parte do colarinho. Sobreponha os dois lados (direito com direito dos tecidos) e passe pelas laterais e na parte superior uma costura.
  6. Refile e desvire. Passe o ferro deixando tudo no seu lugar. Para o acabamento, passe um pesponto nessa parte. Dobre ao meio, marcando com um picote e reserve.
  7. Tomando um dos lados da gola, e na parte contrária ao arredondado, dobre uma barra, respeitando a marcação. Utilizar a parte com entretela facilita nesse momento.
  8. Dobre e marque o meio com um picote
  9. Tome o lado do colarinho e sobreponha a primeira parte da gola. Os lados com entretela devem ficar juntos. Alinhe tudo muito bem.
  10. Encaixe no outro lado a segunda parte da gola, montando um sanduíche de tecidos.
  11. Como foi desenhado as partes unidas no momento de fazer a costura de gola no molde, você terá um encaixe ideal no tecido. É bem bonito!
  12. Costure com muita calma, respeitando a marcação que fez. A parte da barra, costure dobrada mesmo.
  13. Refile para não criar excessos ao desvirar a costura. Desvire e passe o ferro em tudo. Assim, sua gola está pronta para receber a casinha e os botões e ser colocada nas camisas.

Fazer o molde e a costura de gola e do colarinho, é um trabalho minucioso e de precisão, porém se você seguir todas as etapas, será mais fácil de executar!

Mas agora que você já sabe como fazer a costura de gola e colarinho conheça o nosso site da Maximus Tecidos! Em nossa loja você pode adquirir vários produtos e materiais, para fazer qualquer tipo de produção.

Além disso, na Maximus Escola de Moda, oferecemos diversos cursos e treinamentos, seja você um iniciante ou profissional do ramo da costura, para se especializar cada vez mais!

E por isso, dentro da nossa plataforma, recomendamos o curso Gente que Ama Costurar, um dos melhores treinamentos do mercado. Dentro do curso, você vai aprender sobre técnicas de costura, confeccionar roupas, fazer acabamentos, como montar seu próprio ateliê e muito mais!

Então se você ficou interessado, e quer realmente viver do seu próprio trabalho, veja mais em nosso site!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *