Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

A Costura Reta: Como começar a costurar?

Diferente do que muitos pensam se fazer a costura reta não é tão fácil quanto parece, por mais que esse seja o ponto mais básico desse caminho, se deixar a linha certinha e bem assimilada é para poucos um procedimento que necessita de habilidade e persuasão. Essa técnica consiste em ligar os dois lados do […]

Diferente do que muitos pensam se fazer a costura reta não é tão fácil quanto parece, por mais que esse seja o ponto mais básico desse caminho, se deixar a linha certinha e bem assimilada é para poucos um procedimento que necessita de habilidade e persuasão.

Essa técnica consiste em ligar os dois lados do tecido por uma linha reta, que dependendo da peça que você estará fazendo o acabamento terá que ser impecável para que não fique amostra na sua confecção, o principal fator que atrapalha essa técnica é não respeitar o tipo de tecido que você estará trabalhando.

Além da costura reta existem diversos outros tipos de costura como: Zigue-zague, a aberta, a fechada e a francesa, esses são pontos que elevam ainda mais o nível da costureira, técnicas que precisam ser estudadas para serem bem executadas e manuseadas aprenda isso e muito mais no nosso curso de costura Gente que Ama Costurar.

Técnicas para se fazer uma Costura Reta perfeita:

A costura reta feita no seu tecido irá ser a sua base de uma peça, por esse motivo a escolha do tecido certo é essencial para se ter um bom acabamento, encontre milhares de escolhas de peças na loja Maximus Tecidos! Abaixo citaremos algumas dicas para facilitar essa dificuldade nessa técnica tão utilizada:

  • Ter uma guia para te auxiliar: Recomendamos que antes de ir direito para o tecido treine a linha reta em um papel, para evitar erros na confecção, obtenha o controle de sua máquina de costura, uma das guias mais utilizadas no meio da costura é o pé da sua própria máquina.
  • Elástico ou um imã: Para guiar você na hora que estiver em ação coloque-o ao lado do seu pé de máquina e os guie juntos na costura, o imã é o mais recomendado pois ele possui uma elevação que faz com que você consiga manuseá-lo melhor junto a máquina.
  • Pé de costura paralela com guia móvel: É a mesma coisa que o pé de máquina comum, porém ele possui uma régua entre a borda de tecido e a que queremos fazer, isso serve para você ter a referência de outra costura guia e executá-la com o máximo de perfeição graças ao regulador presente.
  • Pé de costura com bainha invisível: Esse material também possui o guia para ser utilizado tanto sobre uma costura entre dois tecidos como em cima da borda da costura, esse pé calcador possui uma versatilidade e utilidade muito grande podendo ser utilizado em milhares modelos de artesanato.
  • Pé calcador para pesponto: Esse modelo de pé de costura possui um lado mais alto que o outro possibilitando o manuseio facilitado na costura reta, ele fica bem próximo ao tecido trazendo maior segurança e acerto entre sua linha evitando a imperfeição de bambear a mão durante a costura.
  • O acessório guia magnético para costura : Esse ímã é posicionado na base da máquina, podendo ser colocado até nas máquinas de costura digitais, ele permite que o alinhamento do tecido seja perfeito, podendo ser deslocado em várias distâncias entre a linha guia para melhor acerto da costura.

Todos os materiais mostrados acima possuem sua vantagem e desvantagem, por isso pesquise para saber qual método se enquadra melhor em sua necessidade! Para se alcançar a perfeição entre a confecção da costura reta é necessário paciência e muitos treinos não se cobre muito entenda seu processo de evolução.

Aprenda a costura reta e muitas outras no nosso curso de costura Gente que Ama Costurar com a estilista e professora Idineia Merci, que irá passar seus conhecimentos a você! Conheça mais um curso da Maximus Escola de Moda! Venha conosco nessa jornada e traga sua máquina de costura, até mais!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *