Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

A história do algodão

A História Do Algodão

O algodão é um dos materiais mais populares do mundo, representando hoje cerca de 53% da produção mundial de roupas, sapatos e acessórios. Mas ele está presente principalmente em itens do dia a dia que utilizamos para diversas finalidades. E o que faz desse material tão popular no mundo todo? É o que você vai descobrir neste guia completo sobre a história do algodão!

Conhecer mais sobre a história do algodão vai fazer com que você entenda não somente como ele é tão popular em todo o mundo, mas como também é o responsável por mudanças culturais e econômicas profundas em diversas sociedades.

Então, venha com a gente nesse guia completo sobre a o algodão e se surpreender com esse material que conquistou o mundo todo!

História do algodão: da descoberta até os dias de hoje

Se você assim como nós adora descobrir as origens de uma coisa e saber tudo o que pode sobre ela, com certeza vai adorar conhecer um pouco mais sobre a história do algodão que vamos te apresentar desde sua descoberta, a muitos mil anos atrás, até os dias de hoje, onde ele é um dos materiais mais populares do mundo todo.

  • As origens

Muito se diz sobre a história do algodão quando o assunto são as suas origens, que podem divergir um pouco. A versão aceita como verdadeira é que não se sabe exatamente quando o homem descobriu o algodão, mas que a domesticação dessa planta se iniciou por volta de 4 mil anos atrás na Arábia, onde existe as primeiras referências sobre ele no Código de Manu, do século VII A.C!

  • Da Arábia para o mundo!

A Arábia foi o primeiro país a iniciar a produção em massa do algodão, e por volta do segundo século da Era Cristã, iniciou o processo de exportação para uma região do mundo que a partir de então, começaria a popularizar o uso desse material para diversas confecções: A Europa!

  • Mecanização de processos

Mas foi somente por volta de 1972, nos Estados Unidos, que o plantio e colheita da planta de algodão, fazendo com que o processo ficasse mais otimizado e eficaz. Essa mecanização fez dos Estados Unidos os maiores produtores do mundo, naquela época, em que a mão de obra escrava ainda era legalizada na maioria dos Países.

O Algodão em terras Brasileiras!

Quando o assunto é a história do algodão, no Brasil essa história se iniciou muito antes de podermos datar, já que os índios nativos brasileiros já estavam bem familiarizados com essa planta e utilizavam para diversas utilidades. Mesmo antes dos colonizadores chegarem em nossa terra, os índios locais já dominavam o algodão desde o seu plantio até o processo de tecelagem manual, onde produziam peças como roupas, redes, cestos e outros.

Mas a produção para fins comerciais começou somente após o processo de colonização, quando em 1760 a primeira grande produtora de algodão se estabeleceu na região do nordeste, produzindo as primeiras sacas a serem exportadas para outras regiões do mundo.

Hoje, o Brasil é um dos maiores produtores de algodão do mundo, acumulando cerca de 1,250 bilhões de dólares em receita de exportação todos os anos, principalmente para regiões Europeias.

Um dos materiais mais populares do mundo.

E após conhecer a história do algodão em detalhes, você deve ter percebido por que ele é um dos materiais mais populares do mundo. Além de um processo de plantio otimizado há muitos anos, ele é versátil e pode ser utilizado em diferentes confecções!

Conheça os tecidos de algodão disponíveis no site da Maximus Tecidos aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *