Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

A importância da modelagem digital

A modelagem digital vem ganhando mais espaço dentro dos estúdios e confecções, mas você sabe qual é a real importância disso na área da moda?

Novos desafios surgem a cada dia e otimizar os processos pode ser o grande diferencial para melhorar a eficiência, e é aí que começamos a entender sobre o porquê devemos escolher e usar um bom sistema de modelagem. Continue lendo esse artigo para entender melhor as vantagens de trazer seu trabalho para o digital e aproveitar ao máximo o que ele pode oferecer.

Afinal, o que é a modelagem digital?

Antes de mais nada, precisamos entender o que é a modelagem. Vamos falar de forma prática: pense em uma roupa que você gosta bastante. Para ser feita, ela passou por diversos profissionais que imaginaram e escolheram cada detalhe, como o tecido, caimento e proporção.

Um desses profissionais é o Modelista, bastante requisitado e escasso no mercado, ele é responsável por viabilizar a criação das peças de roupas, pensando matematicamente na anatomia humana. É ele também que cria os moldes para a etapa de costura e finalização.  Portanto, modelagem é a técnica de traduzir em medidas os desenhos de estilistas ou peças com ficha técnica.

É pensando na modernização do negócio que entra a modelagem digital, que nada mais é do que fazer os moldes diretamente em uma ferramenta com essa finalidade.

Vantagens de fazer seus moldes no digital

Fazer moldes no papel é uma arte e existem poucos profissionais que a dominam com precisão. Apesar disso, acaba sendo uma atividade onerosa, com custos extras de papel, espaço e materiais diversos e específicos, como as réguas. 

Produzir seus moldes em uma ferramenta digital tem vantagens incríveis, olha só:

  • precisão de medidas;
  • bases de modelagem;
  • aumento de produtividade;
  • otimização de tempo;
  • agilidade na criação;
  • moldes salvos na nuvem.

Além disso, quando você entra nesse nicho, consegue ter mais independência na profissão de modelista e possibilidade de expansão da carreira, pois a modelagem digital não tem fronteiras e te permite ir mais longe.

Bônus: Como escolher um sistema

Para aproveitar as vantagens ao máximo, você precisa de uma ferramenta que acompanhe as suas necessidades e tenha constante atualização de melhorias. É uma plataforma fácil de usar, com um investimento que cabe no bolso e suporte com empatia!

Confira algumas coisas que têm no sistema da Molde.me que facilitam o seu dia a dia:

  • estúdio de modelagem completo, com margem de costura, pences, bainha, e muito mais;
  • gradação automática em poucos cliques;
  • encaixe automático com algoritmo exclusivo que garante a maior economia de tecido por ordem de corte;
  • planejamento de enfestos;
  • digitalização de moldes de papel;
  • armazenamento ilimitado na nuvem;
  • treinamentos, webinars e atualizações gratuitas;

Confira o episódio da Rádio da Costureira sobre Modelagem Digital: por onde começar – Clique Aqui!

Esperamos ter ajudado você a entender um pouco mais sobre a importância da modelagem digital e como aliar uma boa ferramenta na sua rotina!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *