Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

A importância da modelagem na criação

A importância da modelagem na criação é indiscutível! Dentro do ramo do corte e costura há diversos profissionais e cada um deles tem um papel fundamental, mas a modelagem é um dos primeiros passos, sendo a base de tudo o que será desenvolvido. Se você está começando agora nesse universo e está em busca de […]

A importância da modelagem na criação é indiscutível! Dentro do ramo do corte e costura há diversos profissionais e cada um deles tem um papel fundamental, mas a modelagem é um dos primeiros passos, sendo a base de tudo o que será desenvolvido.

Se você está começando agora nesse universo e está em busca de aprimorar seu conhecimento, o termo “modelagem” não sairá da sua cabeça, pois em todos os momentos você estará encontrando com ele.

Os moldes são as peças, que podem ser feitas em papel ou papelão, que irão guiar o corte e costura da roupa. Então, têm papel de destaque no efeito final do produto.

Quando o molde não é bem feito o caimento da roupa fica extremamente comprometido, bem como a sua valorização no mercado.

Importância Da Modelagem Na Criação

Qual é a importância da modelagem na criação

A importância da modelagem na criação é muito clara, é essa etapa que o desenho sairá do papel e passará a ser realidade. Sendo assim, é preciso entender as possibilidades entre a modelagem e o design.

Primeiramente, é preciso relembram que o processo de desenhar e efetivamente fazer a peça não são nem um pouco excludentes, eles devem, sempre, conversar entre si e se entenderem.

É por isso, inclusive, que é muito interessante que a estilista tenha conhecimento em modelagem e vice-versa. E, obviamente, você pode ser a responsável tanto pelo desenho como pelo molde.

A importância da modelagem na criação é fundamental, então, não adianta desenvolver ideias mirabolantes no papel se elas não forem viáveis nos moldes com os recursos que você possui no momento.

Saber os moldes mais básicos (como os de camisas, blusas básicas, calças e saias) é o mínimo que um bom modelista precisa saber. Se você tratar com estilistas, provavelmente aparecerão peças mais complexas.

Se o responsável pelas moldagens não tiver um grande repertório, as peças simplesmente não sairão do imaginário. Então, contar com um excelente know-how faz toda a diferença.

É isso que fará com que você se destaque no mercado, pois há milhares de costureiras que sabem fazer os moldes básicos, mas poucas são aquelas que dominam efetivamente as técnicas de modelagens (que são muitas!).

Se você é uma estilista, tenha em mente que precisa trabalhar com uma boa profissional na etapa da moldagem. Caso você queira se especificar na modelagem, saiba que uma boa profissional tem grande reconhecimento no mercado.

Importância da modelagem na criação de peças para reprodução

A importância da modelagem na criação para roupas sob medidas é essencial, mas quem trabalha em lojas de departamento deve saber da responsabilidade que é fazer um protótipo a ser seguido.

Quando há a reprodução em massa de modelos é preciso entender que todas as costureiras irão seguir um modelo padrão. Se este não estiver bem desenvolvido, todos os outros ficarão comprometidos.

Então, ser uma boa profissional de modelagem é o que irá garantir que centenas de roupas saiam conforme as expectativas.

Não deixe de se profissionalizar

Se você se interessa pelo ramo da moda, talvez esteja se perguntando o que deve fazer para se tornar uma modelista. Veja bem, é uma área que exige muita experiência e técnica.

Então, o primeiro passo é buscar um curso profissionalizante para aprimorar os seus conhecimentos e, assim, começar a trabalhar com as criações. São diversos métodos e também demanda um tempo para você começar a explorar as possibilidades dos moldes.

Conheça os Dois Cursos Online de Modelagem da professora Marlene Mukai que são Reconhecidos pelo MEC:

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *