Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

A importância do acabamento na costura

O acabamento é um dos diferenciais entre ótimos costureiros e costureiros comuns. A finalização da costura é um dos fatores mais observados também para a contratação de profissionais da costura por empresas do segmento da moda! A importância do acabamento na costura é basicamente que uma peça mal acabada é uma peça mal feita! Embora […]

A importância do acabamento na costura

O acabamento é um dos diferenciais entre ótimos costureiros e costureiros comuns. A finalização da costura é um dos fatores mais observados também para a contratação de profissionais da costura por empresas do segmento da moda! A importância do acabamento na costura é basicamente que uma peça mal acabada é uma peça mal feita!

Embora haja diferentes técnicas de acabamentos, ideais conforme o tipo de tecido e a peça que está sendo costurada, muitas vezes a rotina das costuras impede um investimento grande nessa etapa fundamental para a qualidade das peças.

Por isso reunimos nesse texto algumas dicas sobre acabamento que você não pode perder!

Foto: Freepik

O que é o acabamento?

No universo da costura, acabamento é a finalização da confecção da peça. É um último olhar sobre linhas que podem estar soltas, costuras com algum defeito, tecido com pequenas sobras ou fiapos. Mas faz parte do acabamento também a forma com que a costura aparece para quem adquire a peça.

Costuras mal acabadas são costuras grosseiras, com pontos desiguais ou mal feitos ou ainda costuras tortas ou avessos rusticamente costurados. Quanto melhor o acabamento, mais qualidade e valor terá sua peça. Por isso é fundamental perceber a importância do acabamento na costura!

O que é preciso para acabamentos bem feitos?

Todos os profissionais da moda e costura dirão que é preciso paciência e capricho para finalizar adequadamente uma peça.

Mas a importância do acabamento na costura também passa por técnicas adequadas de finalização que a costureira aprende com o tempo e esforço!

Claro que é necessário ter um olhar cuidadoso para melhorar cada vez mais o acabamento de suas peças, mas só esse cuidado ou capricho, sem as técnicas, de nada adiantam.

Isso porque a maior parte das costureiras em seu curso inicial não recebe tantas técnicas de acabamento assim. Nesse ponto, quem aprendeu a trabalhar com costureiras já experientes pode sair em vantagem!

Tempo para o acabamento

Uma das principais dicas para se compreender a importância do acabamento na costura é que, muitas vezes o tempo gasto para costurar o básico da peça é menor do que o tempo para sua finalização.

Isso implica que não é possível entregar a peça de qualquer jeito para o cliente às pressas e é necessário reservar um tempo bom para finalizar as peças que você está costurando!

Quando uma peça está toda costurada, ela está quase pronta, mas a finalização é que construirá a peça de verdade: colocação de zíperes e botões, costura do forro, barras, finalizações de decotes e golas e todos os demais processos que terminam a peça são partes do acabamento e precisam ser muito bem costurados!

Dicas para melhorar o acabamento de suas peças!

Escolher as linhas e agulhas adequadas para a costura sempre influencia mais do que pensamos no resultado final da peça.

A linha não pode ser parecida com o tecido, ela precisa ser idêntica!

Esse é o tipo de instrumento no qual não se pode economizar. A linha faz parte da composição da peça, ela aparece no acabamento de qualquer modelo que se esteja costurando. Então, se você não possui linhas e agulhas adequadas quando recebe um trabalho, precisará compra-las!

Foto: Freepik

Os acessórios utilizados na costura também precisam acompanhar o tipo de tecido e de peça que está sendo costurada.

Quando a costura é de roupas finas ou de festa, os botões, zíperes e até as casas precisam acompanhar esse requinte!

Trabalhar muito bem o acabamento de suas peças significa investir em seu negócio! Cada vez que percebemos a importância do acabamento na costura e porque estamos caminhando no caminho certo para produzir peças com cada vez mais qualidade!

Conheça a Escola de Moda On-line da Maximus Tecidos! Você pode aprender e se especializar em corte e costura, moulage, modelagem plana, costura pet e desenho de moda.

Clique aqui e saiba mais sobre os cursos!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *