Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

A Modelagem No Mundo Da Moda

A modelagem no mundo da moda é essencial, simplesmente um dos passos mais básicos para que as peças atendam as expectativas de quem a desenhou.

No universo têxtil existem variadas profissões e cada uma delas atua em um processo específico. A modelagem das peças é feita pelos chamados modelistas.

O modelista é o responsável por passar para realidade as inspirações do estilista (e, claro, há aqueles que desenham e, também, são modelistas). Mas modelar e recordar os moldes são apenas uns dos passos dessa importante vertente da moda.

O estilista juntamente com o modelista, escolhe quais serão os tecidos da peça, considerando diversos fatores como caimento, ergonomia, textura, composição, além de outros. E você já deve imaginar o quanto o tecido ideal faz TOTAL diferença no resultado final de uma roupa.

Moldagem No Mundo Da Moda

Entenda mais sobre a modelagem no mundo da moda

Tratando-se de confecções que irão reproduzir várias vezes a mesma peça, a modelagem no mundo da moda é de estrema importância, pois, são os modelistas que irão criar o protótipo para servir como base.

Então, se a peça piloto não estiver boa, todas as outras peças sairão com os mesmo defeitos (e muito possivelmente ficarão encalhadas na loja por não terem um bom caimento).

Então, sendo mais preciso, o responsável pela modelagem não cria as peças, ou seja, o desenho delas. Tem como função desenvolver os moldes e trazer à realidade aquilo que está desenhado.

Mas, mais uma vez, nada impede que você atue em ambos os lados, como estilista e como modelista. Se você fizer peças sob medida, por exemplo, isso é muito interessante, pois a criação começa e termina com você.

Modelagem no mundo da moda: O que é o molde?

Estamos falando tanto sobre a modelagem no mundo da moda, mas ainda não explicamos exatamente o que é molde.

Eles são os esquemas com traços feitos normalmente em papelão ou papel que irão guiar o recorte dos tecidos para fazer a peça. Tudo é feito em escala real e cada roupa tem o seu molde.

Quanto mais partes tiver a peça (manga, bolso, gola, etc.), mais moldes serão necessários.

Essa técnica de corte e costura é denominada modelagem bidimensional ou modelagem plana. Existe também a técnica de modelagem tridimensional, a moulage, que é quando as peças são feitas diretamente no corpo da modelo ou manequim.

O que precisa ter para ser modelista?

Se você se interessa por modelagem no mundo da moda, então deve conhecer quais são os traços profissionais ideais para essa área.

A modelista deve ter grande conhecimento em tecido, pois é fundamental saber qual tecido usar para atingir o resultado desejado pela estilista. Além disso, precisa ter conhecimento em geometria e números (mas nada muito complexo nesse ponto).

Obviamente, precisa ser bem hábil com questões manuais e ser bem criativa. Sempre estar antenada à moda é um diferencial, pois você saberá usar as tendências ao seu favor.

Se você se identifica e gostou da área, então você pode começar a estudar sobre o assunto. Uma modelista pode, sim, usar moldes prontos, mas precisa de todo o conhecimento para produzir os seus próprios.

Afinal, cada peça é diferente uma da outra e é preciso saber como chegar ao molde.

Agora você consegue entender melhor qual é o papel e importância da modelagem no mundo da moda. Fica fácil de perceber quanto uma boa profissional é valorizada no mercado, pois isso irá agregar valor às peças. É o primeiro passo para a sua independência na moda!

Confira o Curso Modelista Profissional com a professora Marlene Mukai da Escola de Moda da Maximus. Clique aqui!

Aperte Aqui e Faça sua Assinatura de Moldes, Moda & Estilo e tenha acesso a Maior Biblioteca de Moldes de Costura do Brasil!

Matrículas Abertas Curso MODELAGEM PROFISSIONAL DE MALHAS Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *