Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

A moldagem no mundo da moda

A moldagem no mundo da moda é essencial, simplesmente um dos passos mais básicos para que as peças atendam as expectativas de quem a desenhou.

No universo têxtil existem variadas profissões e cada uma delas atua em um processo específico. A moldagem das peças é feita pelos chamados modelistas.

Ele quem é o responsável por passar para realidade as inspirações do estilista (e, claro, há aqueles que desenham e, também, são modelistas). Mas modelar e recordar os moldes são apenas uns dos passos dessa importante vertente da moda.

É o modelista, por exemplo, que escolhe quais serão os tecidos da peça (e você já deve imaginar o quanto o tecido ideal faz TOTAL diferença no resultado final de uma roupa.

A Moldagem No Mundo Da Moda

Entenda mais sobre a moldagem no mundo da moda

Tratando-se de confecções que irão reproduzir várias vezes a mesma peça, a moldagem no mundo da moda é quem irá fazer o protótipo para servir como base.

Então, se o projeto piloto não estiver bom, todas as outras peças sairão com os mesmo defeitos (e muito possivelmente fiarão encalhadas na loja por não terem um bom caimento).

Então, sendo mais preciso, o responsável pela moldagem não cria as peças, ou seja, o desenho delas. Tem como função desenvolver os moldes e trazer à realidade aquilo que está desenhado.

Mas, mais uma vez, nada impede que você atue em ambos os lados, como estilista e como modelista. Se você fizer peças sob medidas, por exemplo, isso é muito interessante, pois a criação começa e termina com você.

Moldagem no mundo da moda: O que é o molde?

Estamos falando tanto sobre a moldagem no mundo da moda, mas ainda não explicamos exatamente o que é molde.

Eles são os traços feitos normalmente em papelão ou papel que irão guiar o recorte dos tecidos para fazer a peça. Tudo é feito em escala real e cada roupa tem o seu molde.

Quanto mais partes tiver a peça (manga, bolso, gola, etc.), mais moldes serão necessários.

Essa técnica de corte e costura é denominada modelagem bidimensional ou modelagem plana. Existe a técnica de modelagem tridimensional, a moulage, que é quando as peças são feitas diretamente no corpo da modelo ou manequim.

O que precisa ter para ser modelista?

Se você está se interessante por moldagem no mundo da moda, então deve conhecer quais são os traços profissionais ideais para essa área.

A modelista deve ter grande conhecimento em tecido, pois é fundamental saber qual fio usar para atingir o resultado desejado pela estilista. Além disso, precisa ter conhecimento em geometria e números (mas nada muito complexo nesse ponto).

Obviamente, precisa ser bem hábil com questões manuais e ser bem criativa. Sempre estar antenada à moda é um diferencial, pois você saberá usar as tendências ao seu favor.

Se você se identifica e gostou da área, então você pode começar a estudar sobre o assunto. Uma modelista pode, sim, usar moldes prontos, mas precisa de todo o conhecimento para produzir os seus próprios.

Afinal, cada peça é diferente uma da outra e é preciso saber como chegar ao molde.

Agora você consegue abstrair melhor qual é o papel e importância da moldagem no mundo da moda. Fica fácil de perceber quanto uma boa profissional é valorizada no mercado, pois isso irá agregar valor às peças.

Se você estiver buscando se profissionalizar, então está no caminho certo! A nossa recomendação são os curso da Maximus Tecidos.

Conheça os cursos de corte e costura, modelagem e moulage da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos: Clique Aqui!

Aperte Aqui e Faça sua Assinatura de Moldes, Moda & Estilo e tenha acesso a Maior Biblioteca de Moldes de Costura do Brasil!

Matrículas Abertas Curso MODELISTA PROFISSIONAL Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Matrículas Abertas Curso MODELAGEM PROFISSIONAL DE MALHAS Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *