Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Abotoamentos diferenciados: como forrar botão e fazer rolotê

Se você está começando no mundo das costuras e não sabia que é possível fazer abotoamentos diferenciados, forrar botão e fazer rolotê à mão, hoje trouxemos algumas dicas importantes que poderão te ajudar.

Muitas pessoas possuem dificuldade em executar esses acabamentos, mas procuram os acabamentos diferenciados para dar um charme a mais nas peças de roupas produzidas, garantindo um resultado final excelente na confecção.

Pensando em te ajudar, hoje trouxemos dicas para que esses acabamentos diferentes possam ser feitos sem muita dificuldade e a mão. Confira a seguir:

Abotoamentos diferenciados: como forrar o botão e fazer o rolotê

Se você deseja fazer abotoamentos diferenciados mas não sabe por onde começar, confira as dicas a seguir sobre como forrar botões e fazer o rolotê sem dificuldades. Veja:

Como forrar botão

Para começar a fazer um dos abotoamentos diferenciados, comece aprendendo a forrar o botão. Primeiro, pegue um pequeno retalho de tecido e corte em formato de círculo.

Feito isso, deixe todas as quatro pontas desse tecido para um lado apenas, dobrando no sentido da largura e do comprimento. Feito isso, desenhe no tecido ¼ de um círculo e corte com o auxílio da tesoura.

Caso o tecido escolhido para fazer os abotoamentos diferenciados seja muito fino, faça uma entretela.

Depois, pegue a linha e faça um nó. Passe todo o ponto de alinhavo pelo círculo, mas somente ao redor dele. Feito isso, coloque o botão na parte de dentro do tecido e puxe a linha de fora para que esse tecido possa cobrir todo o botão.

Depois de cobrir o botão, você já vai começar a ver que o seu projeto de abotoamentos diferenciados está tomando forma. Faça alguns pontos para que o tecido fique firme ao redor do botão e recorte um círculo menor do que o anterior para fazer um bom acabamento.

Esse círculo menor será utilizado para esconder todo excesso de tecido que foi utilizado pela primeira vez. Com a ajuda de uma agulha bem fina, vire todas as pontas do círculo do tecido para o lado de dentro e finalize com um ponto invisível.

Essa parte do final poderá ser utilizada para fixar o botão forrado na peça de roupa que você está confeccionando.

Como fazer rolotê

Para fazer outro tipo de abotoamentos diferenciados, você também pode fazer o rolotê. Para isso, pegue uma tira de tecido e corte. Dobre este pedaço ao meio.

Essa tira cortada deve ser maior do que o rolotê da alça desejada, principalmente por conta do excesso de tecido que vai facilitar no momento de finalizar a costura.

A costura deve ser feita perto da dobra do tecido, levando em consideração a largura que você deseja para a alcinha. Diminua esse ponto feito para que toda a costura possa ficar mais firme.

Caso haja excesso de tecido, apare tudo para deixar apenas o tecido suficiente para que a margem da costura passe neste tubo que foi criado. Em uma agulha sem ponta, coloque uma linha quádrupla.

Feito isso, essa linha vai ajudar a fixar o início do rolotê com um nó. Entre no tubo com a agulha sem ponta, e conforme você for puxando essa linha, o tubo vai desvirando e toda a costura ficará embutida, na parte interna, dando os acabamentos diferenciados para a peça.

A alcinha com o rolotê pode ser feita do mesmo tamanho do botão que você forrou anteriormente. Essa costura pode ser feita tanto na mão quanto na máquina, passando para a peça de roupa confeccionada.

Também existe a possibilidade de fazer o rolotê adicionando um cordão nele, com o objetivo de ficar um pouco mais estruturado e armado, caso você prefira.

Se quiser conhecer mais produtos disponíveis para te ajudar com esses abotoamentos diferenciados, acesse o site da Maximus Tecidos e confira as opções! Acesse nosso curso de costura Gente que Ama Costurar. Para compra online Maximus Tecidos.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *