Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Técnica para acabamento em overloque

Para você que é iniciante na costura, conhecerá, através desse artigo, a técnica de acabamento em overloque (ou overlock). Este acabamento é feito com uma máquina capaz de fazer diferentes pontos de costura e acabamentos.

No caso de precisar improvisar na costura, o overloque pode te ajudar a aprimorar suas habilidades, como também a corrigir os erros comuns que cometemos quando somos iniciantes.

Tenha em mente que o acabamento é um dos pontos mais importantes no processo da costura, por entregar ainda mais beleza ao seu trabalho. A técnica utilizada irá depender do tecido que está a trabalhar.

A função da máquina de overloque é realizar o acabamento das bordas dos tecidos, algo essencial para que as linhas não comecem a desfiar. Você pode fazer tanto numa máquina caseira como no curso de costura.

Abaixo contaremos sobre as máquinas, os materiais utilizados e as variações da técnica.

Máquina para o acabamento em overloque

Nesta técnica utiliza, pelo menos, dois grupos de fios através da ajuda de uma agulha e do looper. Você deve fazer muitos pontos por minuto, dependendo do que está sendo costurado, para que seja resistente e bem-feito.

O acabamento em overloque possui duas máquinas possíveis de uso:

  • Overloque tradicional: máquina capaz de costurar e auxiliar no acabamento e no corte da sua produção (pode ser utilizada com roupas delicadas e tecidos pesados).
  • Interloque: consegue fazer a costura reta e overloque (usa com jeans, por exemplo).

Os diferentes pontos de overloque

Agora que você conheceu as máquinas, saiba que para a realização de um acabamento em overloque, é preciso saber quais são as variações mais utilizadas.

Você pode usar pontos com 2, 3, ou 4 fios. A escolha dependerá do tecido escolhido e do que deseja construir:

  • O ponto de 4 fios: para costurar e firmar a borda ao mesmo tempo em tecidos elásticos.
  • O de 2 ou 3 linhas: para coser e acabamento da borda. Faz um de cada vez. Você pode escolher o número de linhas, de acordo com o seu trabalho.
  • Bainha enrolada com 2 ou 3 fios: para acabamento da borda (com 2 linhas você terá a mesma finalização frente e verso, diferente do uso de 3 linhas). Nesta técnica você economiza
  • Bainha clássica: é feita com 3 linhas dobradas.
  • Flatlock: consiste em uma costura plana para costurar dois tecidos de uma ponta a outra, ou para uma costura decorativa.

A utilização da técnica de acabamento em overloque

Em primeiro lugar, é importante saber que o ponto pode variar, dependendo da máquina.

A faca ou lâmina corta o excesso de tecido antes da utilização das linhas para o acabamento. As margens das sobras serão costuradas para que não fiquem cruas e desfiando.

Esta técnica agiliza seu trabalho e entrega um resultado elegante.

O overloque pode ser feito com as margens do tecido abertas, isso antes de realizar a costura na máquina reta. Depois de finalizada a costura, passe o ferro, com as margens ainda abertas.

Se você preferir deixar o acabamento com um toque industrial, é possível fechar as margens após a finalização na máquina reta. Fica ao seu gosto.

Quanto à maneira que você irá passar as linhas, é importante que você leia o manual de instruções do seu aparelho.

Você pode encontrar o tecido de sua escolha e acessórios de costura no site da Maximus Tecidos, maior loja online de tecido do Brasil.

Caso tenha ficado interessado em fazer um curso de o passo a passo da técnica de acabamento em overloque, a Maximus Escola de Moda disponibiliza alguns em seu site, inclusive para quem deseja costurar do zero.

Gostou do artigo? Agora é a sua vez, acesse nosso curso Gente que Ama Costurar e garanta seu curso. Quer comprar tecido? Acesse a loja virtual da Maximus Tecidos e confira a infinidade de tecidos para escolher o seu preferido.

Confira as Máquinas de Costura Disponíveis no site da Maximus Tecidos: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *