Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como planejar os acabamentos de roupas elegantes, tipo alfaiataria?

Para fazer o acabamentos de roupas elegantes, como as confeccionadas com tecido de alfaiataria, é essencial conhecer as principais características desse tecido, buscando sua origem e como costurar, por exemplo.

O planejamento na hora de confeccionar as peças é essencial para garantir que o resultado final seja positivo, trazendo qualidade, conforto e durabilidade para as peças.

Por isso, pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas informações sobre o tecido de alfaiataria que é considerado um tecido para fazer roupas mais chiques e como fazer os acabamentos de roupas elegantes como essas. Confira a seguir:

Conheça mais sobre o tecido de alfaiataria

O tecido de alfaiataria é considerado um dos mais elegantes no meio da moda. Ele surgiu há muitos anos atrás, onde um alfaiate se vestia apenas com esse tecido para se proteger da temperatura que variava constantemente.

No final do século XIV, a preocupação com a estética começou a surgir, e o tecido e corte de uma peça de roupa passou a ser pontos mais valorizados e levados em consideração.

Com isso, a profissão do alfaiate passou a ser mais valorizada, produzindo peças exclusivas com qualidade, conforto e estilo, que estão se reinventando com o passar dos anos.

Hoje em dia, os tecidos de alfaiataria são feitos em microfibra e lãs frias, e os acabamentos de roupas elegantes também são levados em consideração, por serem tecidos mais grossos, encorpados, pesados e com um caimento mais específico.

Esse tecido é muito utilizado para criar peças elegantes e chiques, como blazer, ternos femininos e masculinos, coletes e calças.

Uma dica muito importante no mundo dos acabamentos de roupas elegantes que são confeccionados com o tecido de alfaiataria é criar peças que são muito utilizadas por pessoas que precisam estar bem vestidas todos os dias.

Com isso, é importante sempre planejar como serão feitos esses acabamentos, como usar um tecido de acetato para ser o forro da peça, pois ele absorve o valor e possui boa qualidade.

Como planejar os acabamentos de roupas elegantes na confecção?

Para que uma pessoa que trabalhe com costura possa ser considerada uma boa costureira, é importante ter muita técnica e um grande repertório para fazer o planejamento dos acabamentos de roupas elegantes.

Os acabamentos de finalização das peças são características muito importantes que precisam ser consideradas como fundamentais. Afinal, esse acabamento pode valorizar ou desvalorizar a peça e também o profissional responsável por ela.

Ao pensar em uma peça de roupa mais chique, considerar os acabamentos de roupas elegantes é essencial, pois assim, você consegue se planejar para finalizar como será o decote, se a alça será pespontada ou dupla, se as costas deverão ser cortadas ao meio ou não e outros pontos.

A barra e o fechamento da peça também fazem parte do planejamento de acabamentos de roupas elegantes, e ter esses pontos listados é fundamental para não finalizar as peças sempre da mesma maneira.

Isso porque você pode não evoluir na sua profissão, executando as peças de forma igual e evitando as formas diferentes.

Planejar os acabamentos de roupas elegantes e como você vai confeccionar essas peças, bem como serão os arremates das margens, além de projetar como serão as barras, são alguns dos recursos que você precisa saber.

Assim como, entender se o tecido será estruturado ou não, são pontos que influenciam no tempo da costura, na metragem utilizada do tecido e no custo da peça.

Para calcular isso, é importante fazer esse planejamento. Sendo assim, é preciso listar todos esses apontamentos e pensar como as peças serão confeccionadas. Ou seja, se vai acrescentar forros, revel, barras, bainhas ou outras possibilidades.

Agora que você entendeu como planejar os acabamentos de roupas elegantes, acesse o site da Maximus Tecidos e confira as opções de tecidos e acabamentos a serem utilizados para te ajudar com isso. Acesse nosso curso de costura Gente que Ama Costurar. Para compra online Maximus Tecidos.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *