Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
maximus_00014

Acabamentos para a margem de costura 

É muito importante quando o profissional domina sobre os acabamentos para a margem de costura. E mesmo que alguns acabamentos não necessitem dessa margem, a maioria, sim.

Normalmente, a dica mais utilizada é a margem de 1cm. Contudo, embora seja perfeita para a indústria de forma geral, existem outras características que precisam ser consideradas.

Afinal, economia de tecido é algo sempre muito bem-vindo. Por isso, hoje preparamos algumas dicas para você compreender melhor sobre os acabamentos para a margem de costura. Confira!

Saiba como garantir perfeitos acabamentos para a margem de costura

Nos tecidos de malha, por exemplo, os acabamentos para a margem de costura vai depender bastante da medida da largura em que compõe o ponto da máquina de costura.

Em fundamentos mais comuns, a pessoa pode deixar entre 0,5 até 0,17cm de espaço. Contudo, se a costureira é daquele perfil em que prefere garantir o corte do tecido na navalha da overloque, poderá deixar o espaço de 1cm, mais ou menos.

Entenda como poderá ser feito outros acabamentos para a margem de costuras

Dentre todas as possibilidades dos acabamentos para a margem de costura na costura francesa, por exemplo, também é um fator que vai depender muito da largura.

Nesse caso, como a pessoa sempre vai precisar fazer o corte de um pedaço da margem, o indicado para esse tipo, seria então, 1,5 cm no que se refere ao acabamento de 0,5 cm.

Já na costura rebatida, fato que também dependerá da largura, no caso de um acabamento onde apresenta 1 cm de largura final da costura, o indicado e mais preciso, é garantir, pelo menos 2 cm de margem na parte da frente

Sendo assim, deixa-se então apenas 1 cm na parte de trás. Nos acabamentos com viés, já muda algumas questões. Isso porque, diferente das anteriores, independe da largura que apresenta a margem.

Contudo, deve apresentar, um estimado de 1,5 cm de largura. E, por fim, quando se trata do tipo de margem dobrada, bem como costurada, o esperado é que a pessoa deixe no mínimo 1,5 cm.

Entenda como funciona os acabamentos para margem de costura para beiradas

Os acabamentos para a margem de costura em relação às beiradas também são um pouco específicos. Isso porque, são inúmeros os acabamentos direcionados para cavas, assim como para os decotes.

Ou seja, cada um desses conta com uma margem de costura diferenciada. Sendo assim, no caso da costura para as mangas ou até mesmo golas, é necessário deixar o espaço de 1 cm.

Quando se trata da costura do viés, não é necessário deixar margem. Contudo, ao se referir a costura do viés interno, indicamos que você deixe 1 cm.

Além disso, a mesma condição se repete no caso de aplicar revel. Por isso, também conte com o espaço de 1 cm.

Condições de margem para as bainhas 

Nas bainhas, os acabamentos para a margem de costura também possuem alguns pontos que devem ser considerados. Por exemplo, no caso da bainha de lenço, recomenda-se o espaço de 0,05 cm.

Já na bainha que apresenta condição onde está dobrada duas vezes e ainda pespontada, conta-se com margem a partir de 2 cm. Normalmente, 4 cm é o mais indicado.

No caso da bainha de peças como blazers e também paletós, a medida mais adequada seria de 4 cm ou 5 cm. Em relação às mangas, funciona da mesma maneira. Ou seja, com as mesmas medidas.

Saiba mais através de um curso de costura 

Por mim, agora que você aprendeu sobre algumas técnicas. Pode também aprimorar os seus conhecimentos através do Curso de Costura Online. Você terá acesso a muitas informações de qualidade.

Sem contar que o custo-benefício do curso é altamente vantajoso. Então, se você quer aprender mais sobre acabamentos para a margem de costura, não perca tempo. Faça o Curso de Costura da Maximus Escola de Moda.

Acesse nosso curso Gente que Ama Costurar. Para compra online Maximus Tecidos.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *