Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Afinal, o que é o viés?

Muitos pensam o que é viés é uma tira de tecido, mas na verdade  é um sentido de 45º entre o fio reto e o frio atravessado, sempre na diagonal, sendo mais elástico que ambos, pois o fio reto e o fio atravessado são mais tensos.

Faz parte da estrutura do acabamento de um tecido, utilizado para peças mais fluídas, pode ser comprado pronto ou feito com o tecido da própria peça, dando um caimento perfeito a peça.

Com o papel de garantir transparência, legitimidade e qualidade dos produtos e do ensino, a Maximus Tecidos vem esclarecer a você o que é.

Como saber o que é o viés e como pode ser utilizado?

 

É comum o viés ser considerado apenas uma tira de tecido, muitas pessoas não sabem que ele é um sentido, e que este, se cortado de maneira errada, poderá resultar até mesmo na perca da peça, sim, altera o resultado do acabamento.

O viés pode ser usado tanto para conferir volume a um modelo e dar acabamentos mais elegantes por exemplo, utilizado em peças fluídas e leves. Ele é comumente encontrado em tecidos de algodão e cetim.

Geralmente conseguimos identificar através do fio reto e do fio atravessado, pois o viés está num ângulo de 45º entre eles, mais especificamente na diagonal do tecido, ou seja, você identificando ambos, conseguirá identificar o viés.

O viés também possui maior elasticidade, visto que os fio reto e entrelaçado são mais tensos, ao esticar uma peça, o sentido que mais tiver elasticidade é onde se encontra o viés.

Utilizado em peças mais fluídas, o viés é comum em vestidos e roupas leves por exemplo, que exigem um caimento mais aperfeiçoado para que a peça não fique torta ou imperfeita,

É uma boa opção de acabamento para tecidos em curvas, pois sua elasticidade ajuda na hora da costura, numa blusinha por exemplo, pode ser utilizado nas mangas e golas como acabamento, pois estas são curvas.

Quais as principais técnicas de viés?

As principais técnicas de viés são:

  1. Costura de viés cruzado: costurar duas peças de tecido, permitindo que um seja passado por dentro da outra;
  2. Costura de viés reto: uma peça é dobrada em um ângulo e passada por dentro da outra para formar um padrão;
  3. Costura de viés dupla: quando dois padrões estão sendo feitos na mesma peça.

O Viés pode ser usado em todas as peças de roupa, mas são mais comuns em modelagens femininas, pois estas peças são mais leves e flexíveis, exigindo um acabamento delicado.

Quando a costura de uma peça é feita com viés, ele se torna parte integrante do tecido e não pode ser removida da peça final.

Bom, agora que você já aprendeu um pouco sobre o que é , que tal aprender ainda mais no Curso Gente que Ama Costurar?

Contamos com profissionais devidamente qualificados para exercício da atividade, por meio de aulas virtuais, profissionais interessados em se especializar na área poderão procurar nossa equipe para a compra do curso desejado.

Os cursos oferecidos pela Maximus não só possibilitam que você aprenda sobre  o que é, mas sobre todo o universo de aviamento e tecidos, que pode garantir a qualidade do seu trabalho.

Se você já costura ou quer iniciar, quer aprender novas técnicas, quer comprar tecidos de qualidade, a melhor qualidade de produtos e cursos de costura está na Maximus Tecidos, não perca sua chance.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *