Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ajuste de decotes e cavas

Na ideia de fazer um decote, o ajuste de decotes e cavas pode ficar desalinhado à peça. Confira neste artigo como deixar o modelo mais estruturado, além de outras dicas sobre costura. Muitas vezes o ajuste de decotes e cavas dá errado. Ambos podem ficar grandes demais. Em outros momentos a parte das costas é […]

Na ideia de fazer um decote, o ajuste de decotes e cavas pode ficar desalinhado à peça. Confira neste artigo como deixar o modelo mais estruturado, além de outras dicas sobre costura.

Muitas vezes o ajuste de decotes e cavas dá errado. Ambos podem ficar grandes demais. Em outros momentos a parte das costas é que fica com caimento maior. 

Na ideia de fazer um decote, por exemplo, a base perde estruturação na parte dos ombros pelo fato das alças mudarem de tamanho. Para deixar a peça mais estruturada, é preciso nesses casos fazer uma pence no local e assim não haverá tecido sobrando. 

O tamanho de uma pence padrão é de 1 a 1,5 centímetros, mas essa medida se faz maior quando aumentamos o decote ou cava. Nessas situações, a transferência de pence é o mais adequado. 

Para isso, feche a pence de decote fazendo uma dobra e corte a pence de busto no molde. Com isso, a roda do decote irá fechar e a pence de busto, abrir. Esse procedimento também pode ser feito para umas blusinhas mais cavadas, mas com uma pence de ajuste de cava. 

Acabamentos na costura

Profissionais da área podem ter dificuldades nessa parte do processo dos seus trabalhos. Não pense apenas no molde na hora da compra do tecido. Lembre-se dos acabamentos – decote, barra e cava – para não faltar tecido na hora da execução. 

Faça sempre um trabalho bem feito. Não faça nada na pressa. Se estiver cansada, faça pausas no seu serviço. Não cometa erros no acabamento para não precisar refazer todos os processos. A questão do acabamento na costura é ter paciência na etapa. 

Não cometa erros comuns no processo 

O corte incorreto do molde pode acontecer, deixando os tamanhos dos tecidos desalinhados e incorretos, mesmo que você não perceba. Não opte por sua preferência ou gosto na questão das escolhas dos tecidos. O acabamento é que deve ser priorizado. Verifique qual tecido se adequa mais a cada situação nas questões de espessura e caimento. 

Transferir as marcações do molde é uma etapa que não pode ser esquecida. Assim como os acabamentos internos da peça, fundamentais para uma maior durabilidade e qualidade do produto. 

Outros dois estágios importantes: agulhas e ferro. O primeiro, caso seja uma escolha errada por parte da costureira ou artesã, pode ocasionar prejuízo de desempenho à sua máquina de costura. O tempo de duração de cada uma delas é de 10 horas, pois com o atrito ela vai perdendo fio. 

Já o ferro é muitas vezes esquecido. Não o passar no tecido faz com que a costura não abra. Portanto, cumpra todas as etapas sem subestimar nenhuma delas. 

Uma outra pergunta frequente é: a maneira que são tiradas as medidas das mulheres serve para os homens? 

Sim, somente com um adendo: caso uma medida tirada seja ímpar, opte por arredonda-la para o número par seguinte, pois isso facilitará na hora da modelagem. 

Lembre-se também de em todas as medidas deixar um espaço suficiente para o seu dedo deslizar dentro da fita métrica. Não deixei nada justo. 

Importante na hora da medição é saber onde fica a linha da cintura. E a resposta é que ela fica entre o busto e o quadril do cliente. Mesma situação serva para pessoas acima do peso. 

Para medir a cintura, pegue uma fita de barbante e amarre-a na cintura da pessoa. Mesmo após a medição deixe-a no cliente, pois isso auxiliará nas próximas medidas que forem tiradas. A cintura é como se fosse um guia para as demais medições. 

Dúvidas nos ajustes de decotes e cavas e outros procedimentos sanadas, não se esqueça de aproveitar os melhore produtos na Maximus Tecidos – desde tecidos finos a livros, moldes e réguas. Tem também cursos. Confira tudo no site.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *