Muitas pessoas perguntam se algodão pode misturar com seda, veja como vamos deixar você por dentro de tudo e ainda saber como se dá o tecido feito com a mistura desses outros dois tecidos.
Se você tem curiosidade e gostaria de saber como o algodão pode misturar com seda, veja como. Através desse texto, iremos falar sobre o algodão, sobre a seda, e sobre a mistura dos dois, tornando-se um só tecido.
Para sabermos se o algodão pode misturar com seda, veja como cada um desses tecidos surgiu e vamos começar a compreender como se da quando mesclamos um ao outro.
O algodão é a única planta a ser usada na confecção de tecidos. Sua origem não é bem certa, já que fora utilizado em várias partes do mundo em diferentes épocas.
Há mais de 4000 anos ocorreu o que chamamos de domesticação do algodoeiro, no sul da Arábia. Enquanto no Peru, os
Incas e outros tipos de civilizações já faziam uso do algodão entorno de 4500 a.C.
Escritos antigos que antecedem a Era Cristã colocam a Índia como uma das principais regiões para o cultivo do algodão, e afirmam também que a Ásia menor, Sudão e Egito já usavam do algodão como um produto de extrema necessidade.
Os árabes foram pioneiros na fabricação de papeis e tecidos com essa fibra, então no segundo século da Era Cristã eles disseminam o algodão pela Europa, que passa a usar esse tecido regularmente na época das Cruzadas.
No decorrer do séc. XVIII a Europa desenvolve as máquinas para fazer a fiação e tecelagem e assim dominam o mercado de fios e tecidos em âmbito mundial.
Nos Estados Unidos, o algodão é inicialmente usado nos estados da Geórgia e Carolina do Sul com a utilização de descaroçadores. Eli Whitney em 1972 inventa um descaroçador, que separa mecanicamente a semente das fibras, colocando os EUA como maior produtor de tecidos de algodão do mundo.
Já no Brasil, antes mesmo da invasão dos portugueses, os índios conheciam o algodão e possuíam as técnicas de plantio, assim como, colher, fiar, tecer e tingir os tecidos.
No entanto, no Brasil os tecidos de algodão eram usados para a confecção de cobertores e redes, além de se aproveitar a planta para alimentação e com fins medicinais.
A produção do tecido de algodão para fins comerciais, começou na região do nordeste, sendo o Maranhão o primeiro grande produtor, que começou a exportar para a Europa em 1760.
A seda é uma fibra de origem natural proteica, utilizada na indústria têxtil, obtida a partido do casulo do bicho-da-seda, é um filamento produzido por mariposas, lagartas, sendo uma das matérias-primas mais caras.
As lagartas soltam através de suas glândulas a fibroína, que chamamos de líquido da seda, envolvido pela sericina (goma), as quais se solidificam assim que entram em contato com o ar.
A seda é usada para a produção de tecidos leves, macios e brilhantes. Os tecidos dessa fibra são usados em camisas, vestidos, gravatas, blusa, xales, luvas, entre outros.
A seda possui uma aparência cintilante, devido ao tipo de fibra que contém uma estrutura triangular, que refrata a luz, assim como um prisma.
A seda tem sua origem na China em 3600a.C. Tudo nos leva a crer que os chineses começaram a produção de tecidos a partir dessa fibra em 2700a.C. A seda chegou a ser a mercadoria mais valiosa da China, chegando a ter uma rota específica, conhecida mundialmente como rota da seda.
O tecido da seda e o do algodão podem ser mesclados para a confecção de um tecido híbrido, que é extremamente leve e macio. Porém não será tão suave quanto a seda, mas com o algodão pode ser feito qualquer tipo de roupa, como roupa de cama e revestimento de móveis.
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…