fbpx

Algodão pode misturar com seda, veja como


1
1 point

Muitas pessoas perguntam se algodão pode misturar com seda, veja como vamos deixar você por dentro de tudo e ainda saber como se dá o tecido feito com a mistura desses outros dois tecidos.

Se você tem curiosidade e gostaria de saber como o algodão pode misturar com seda, veja como. Através desse texto, iremos falar sobre o algodão, sobre a seda, e sobre a mistura dos dois, tornando-se um só tecido.

A origem do algodão

Para sabermos se o algodão pode misturar com seda, veja como cada um desses tecidos surgiu e vamos começar a compreender como se da quando mesclamos um ao outro.

O algodão é a única planta a ser usada na confecção de tecidos. Sua origem não é bem certa, já que fora utilizado em várias partes do mundo em diferentes épocas.

Há mais de 4000 anos ocorreu o que chamamos de domesticação do algodoeiro, no sul da Arábia. Enquanto no Peru, os

Incas e outros tipos de civilizações já faziam uso do algodão entorno de 4500 a.C.

Escritos antigos que antecedem a Era Cristã colocam a Índia como uma das principais regiões para o cultivo do algodão, e afirmam também que a Ásia menor, Sudão e Egito já usavam do algodão como um produto de extrema necessidade.

Os árabes foram pioneiros na fabricação de papeis e tecidos com essa fibra, então no segundo século da Era Cristã eles disseminam o algodão pela Europa, que passa a usar esse tecido regularmente na época das Cruzadas.

No decorrer do séc. XVIII a Europa desenvolve as máquinas para fazer a fiação e tecelagem e assim dominam o mercado de fios e tecidos em âmbito mundial.

Nos Estados Unidos, o algodão é inicialmente usado nos estados da Geórgia e Carolina do Sul com a utilização de descaroçadores. Eli Whitney em 1972 inventa um descaroçador, que separa mecanicamente a semente das fibras, colocando os EUA como maior produtor de tecidos de algodão do mundo.

Já no Brasil, antes mesmo da invasão dos portugueses, os índios conheciam o algodão e possuíam as técnicas de plantio, assim como, colher, fiar, tecer e tingir os tecidos.

No entanto, no Brasil os tecidos de algodão eram usados para a confecção de cobertores e redes, além de se aproveitar a planta para alimentação e com fins medicinais.

A produção do tecido de algodão para fins comerciais, começou na região do nordeste, sendo o Maranhão o primeiro grande produtor, que começou a exportar para a Europa em 1760.

A origem da Seda

A seda é uma fibra de origem natural proteica, utilizada na indústria têxtil, obtida a partido do casulo do bicho-da-seda, é um filamento produzido por mariposas, lagartas, sendo uma das matérias-primas mais caras.

As lagartas soltam através de suas glândulas a fibroína, que chamamos de líquido da seda, envolvido pela sericina (goma), as quais se solidificam assim que entram em contato com o ar.

A seda é usada para a produção de tecidos leves, macios e brilhantes. Os tecidos dessa fibra são usados em camisas, vestidos, gravatas, blusa, xales, luvas, entre outros.

A seda possui uma aparência cintilante, devido ao tipo de fibra que contém uma estrutura triangular, que refrata a luz, assim como um prisma.

A seda tem sua origem na China em 3600a.C. Tudo nos leva a crer que os chineses começaram a produção de tecidos a partir dessa fibra em 2700a.C. A seda chegou a ser a mercadoria mais valiosa da China, chegando a ter uma rota específica, conhecida mundialmente como rota da seda.

Algodão pode misturar com seda, veja como

O tecido da seda e o do algodão podem ser mesclados para a confecção de um tecido híbrido, que é extremamente leve e macio. Porém não será tão suave quanto a seda, mas com o algodão pode ser feito qualquer tipo de roupa, como roupa de cama e revestimento de móveis.

Na Maximus Tecidos você encontra tecidos similares a seda e lindas opções em tecidos de algodão, acesse e confira!


Like it? Share with your friends!

1
1 point

What's Your Reaction?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
1
Amei
Incrível Incrível
0
Incrível
O Melhor O Melhor
0
O Melhor
Maximus Tecidos
A Maximus Tecidos é conhecida por ser a maior loja online de tecidos do Brasil, cujo propósito é resgatar o hábito de costurar. Este propósito se cumpre através da venda de tecidos e produtos de modelagem e desenho online, com um preço justo e acessível para chegar em todos os lugares do Brasil. E com o patrocínio da produção de conteúdo de moda gratuito na internet. Além da loja online com entrega em todo Brasil, temos lojas físicas em Toledo e Cascavel no Paraná. https://www.maximustecidos.com.br/

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado.