Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Algodão pode misturar com seda, veja como

Muitas pessoas perguntam se algodão pode misturar com seda, veja como vamos deixar você por dentro de tudo e ainda saber como se dá o tecido feito com a mistura desses outros dois tecidos.

Se você tem curiosidade e gostaria de saber como o algodão pode misturar com seda, veja como. Através desse texto, iremos falar sobre o algodão, sobre a seda, e sobre a mistura dos dois, tornando-se um só tecido.

A origem do algodão

Para sabermos se o algodão pode misturar com seda, veja como cada um desses tecidos surgiu e vamos começar a compreender como se da quando mesclamos um ao outro.

O algodão é a única planta a ser usada na confecção de tecidos. Sua origem não é bem certa, já que fora utilizado em várias partes do mundo em diferentes épocas.

Há mais de 4000 anos ocorreu o que chamamos de domesticação do algodoeiro, no sul da Arábia. Enquanto no Peru, os

Incas e outros tipos de civilizações já faziam uso do algodão entorno de 4500 a.C.

Escritos antigos que antecedem a Era Cristã colocam a Índia como uma das principais regiões para o cultivo do algodão, e afirmam também que a Ásia menor, Sudão e Egito já usavam do algodão como um produto de extrema necessidade.

Os árabes foram pioneiros na fabricação de papeis e tecidos com essa fibra, então no segundo século da Era Cristã eles disseminam o algodão pela Europa, que passa a usar esse tecido regularmente na época das Cruzadas.

No decorrer do séc. XVIII a Europa desenvolve as máquinas para fazer a fiação e tecelagem e assim dominam o mercado de fios e tecidos em âmbito mundial.

Nos Estados Unidos, o algodão é inicialmente usado nos estados da Geórgia e Carolina do Sul com a utilização de descaroçadores. Eli Whitney em 1972 inventa um descaroçador, que separa mecanicamente a semente das fibras, colocando os EUA como maior produtor de tecidos de algodão do mundo.

Já no Brasil, antes mesmo da invasão dos portugueses, os índios conheciam o algodão e possuíam as técnicas de plantio, assim como, colher, fiar, tecer e tingir os tecidos.

No entanto, no Brasil os tecidos de algodão eram usados para a confecção de cobertores e redes, além de se aproveitar a planta para alimentação e com fins medicinais.

A produção do tecido de algodão para fins comerciais, começou na região do nordeste, sendo o Maranhão o primeiro grande produtor, que começou a exportar para a Europa em 1760.

A origem da Seda

A seda é uma fibra de origem natural proteica, utilizada na indústria têxtil, obtida a partido do casulo do bicho-da-seda, é um filamento produzido por mariposas, lagartas, sendo uma das matérias-primas mais caras.

As lagartas soltam através de suas glândulas a fibroína, que chamamos de líquido da seda, envolvido pela sericina (goma), as quais se solidificam assim que entram em contato com o ar.

A seda é usada para a produção de tecidos leves, macios e brilhantes. Os tecidos dessa fibra são usados em camisas, vestidos, gravatas, blusa, xales, luvas, entre outros.

A seda possui uma aparência cintilante, devido ao tipo de fibra que contém uma estrutura triangular, que refrata a luz, assim como um prisma.

A seda tem sua origem na China em 3600a.C. Tudo nos leva a crer que os chineses começaram a produção de tecidos a partir dessa fibra em 2700a.C. A seda chegou a ser a mercadoria mais valiosa da China, chegando a ter uma rota específica, conhecida mundialmente como rota da seda.

Algodão pode misturar com seda, veja como

O tecido da seda e o do algodão podem ser mesclados para a confecção de um tecido híbrido, que é extremamente leve e macio. Porém não será tão suave quanto a seda, mas com o algodão pode ser feito qualquer tipo de roupa, como roupa de cama e revestimento de móveis.

Na Maximus Tecidos você encontra tecidos similares a seda e lindas opções em tecidos de algodão, acesse e confira!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *