Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Alta costura: tudo sobre a corte e a costura burguesa

Saber mais sobre a alta costura para muitas pessoas é uma forma de incentivo para criar peças baseadas em inspirações de períodos anteriores. Separamos neste artigo um pouco sobre a história da moda: Embora tenha registros do surgimento em meados do século XV (15) bem no início do renascimento europeu, a palavra moda significa “modus” […]

Saber mais sobre a alta costura para muitas pessoas é uma forma de incentivo para criar peças baseadas em inspirações de períodos anteriores. Separamos neste artigo um pouco sobre a história da moda:

Embora tenha registros do surgimento em meados do século XV (15) bem no início do renascimento europeu, a palavra moda significa “modus” no latim. A variação das roupas surgiu para diferenciar que naquela época usavam a mesma roupa desde a infância até falecer.

E foi a partir da Idade Média que as roupas começaram seguir um padrão e com o passar do tempo aumentava de acordo com a classe social. Com leis registradas que impediam pessoas a usarem tecidos e cores que eram somente para os nobres.

Alta costura

A alta costura para a burguesia naquele período, mesmo que não fossem nobres mas tinham dinheiro, passou a dar mais trabalhos para os costureiros para ter diferentes modelos e serem diferenciados as roupas dos nobres e burgueses.

Logo após a revolução industrial do século XVIII (18), o valor dos tecidos passou a diminuir. E depois da invenção das máquinas de costura em meados de 1850, o custo dos tecidos foi mais desvalorizado.

Permitindo que até as pessoas que não fossem nobres ou burgueses comprarem os diferentes tipos de roupas. Mesmo com o avanço, as mulheres tinham que usar os vestidos sob medida, mas ainda sim estilistas da época inventaram tendências.

Por volta de 1858 em Paris, teve início a alta costura com o conhecido “pai da costura” Charles Frederick Worth. As suas peças eram feitas com tecidos e materiais de mais alta qualidade existentes naquela época.

Suas peças fizeram parte do vestuário  da elite e realeza européia, fazendo com que as criações viraram símbolos de mulheres poderosas e ricas. Charles também foi considerado o pioneiro dos desfiles utilizando modelos.

A alta costura ou haute couture é caracterizada por ser uma moda exclusiva com peças feitas à mão, e com materiais da mais alta qualidade encontrados até hoje. Existe um órgão que define se a grife se encaixa nesse título ou não.

Conhecida antigamente como a Chambre Syndicale de la Haute Couture, a atual Federação da Alta Costura e da Moda. Esse termo da “alta costura” é protegido e controlado, pois só podem ser usados por determinação do Ministro da Indústria na França.

Existem regras bastante rígidas para serem seguidas e fazer parte desse título. As principais são:

  • Usar matérias-prima de alta qualidade;
  • Todo o processo de criação e costura for 100% a mão, sem nenhuma ajuda de máquinas com peças de modelos únicos;
  • Apresentar necessariamente 2 coleções por ano com no mínimo de 35 modelos obrigatoriamente;
  • Ter uma sede em Paris com no mínimo de 5 andares entre as principais avenidas, com um andar destinado para desfiles e outro exclusivo para atendimento das clientes;
  • Equipe fixa com profissionais qualificados;
  • Ter pelo menos 1 rótulo de perfumes e linha de acessórios e sapatos como linha de produtos prontos.

A alta costura pode ser muito julgada pelos preços, mas a ideia principal é a técnica e qualidade. Até porque são poucos clientes e não geram muitos lucros para as empresas.

Os estilistas usam como meio de mostrar posicionamentos, habilidades técnicas e criativas. Contendo uma boa estratégia de marketing para ter mais visibilidade e reconhecimento profissional.

Conclusão

Já foi registrado que algumas peças chegaram a mais de mil horas de trabalho, e as redes sociais são as maiores aliadas para a alta costura se tornar inspiração e desejo mesmo que muitas pessoas não tenham o poder de compra.

Imaginamos que você já tenha ouvido falar em Dior, Chanel, Atelier Versace e outras marcas. Pois então, essas são algumas das diversas que fazem parte da alta costura conhecidas pelo mundo afora.

E para quem deseja se inspirar nessas marcas de alta costura para fazer suas criações, no nosso site da Maximus Tecidos você encontra diferentes tecidos para costura, além de diversos acessórios para deixar suas peças com os melhores acabamentos e livros, moldes e réguas. Veja nosso curso Gente que Ama Costurar.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *