Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aplicação de técnicas de retalho

Também conhecida como a técnica Patchwork, a aplicação de técnicas de retalho consiste  em sobrepor os tecidos em formatos diferentes. Esses formatos podem ser figuras geométricas, flores, figuras diversas, retas e até paisagens ou formas que tenham significado. Com a aplicação de retalhos, você pode aproveitar tecidos que estejam parados em sua casa e os […]

Também conhecida como a técnica Patchwork, a aplicação de técnicas de retalho consiste  em sobrepor os tecidos em formatos diferentes.

Esses formatos podem ser figuras geométricas, flores, figuras diversas, retas e até paisagens ou formas que tenham significado.

Com a aplicação de retalhos, você pode aproveitar tecidos que estejam parados em sua casa e os transformar em peças lindas e lucrativas. Ou seja, além de ser prático, pode ser bastante versátil também.

Estrutura de uma aplicação de técnicas de retalho

Antes de falarmos sobre a aplicação de técnicas de retalho, vamos explicar rapidamente sobre a estrutura do patchwork.

Visto em colchas de retalhos, bolsas ou até mesmo em camisetas, o patchwork é composto por: tampo, enchimento e forro.

O tampo é onde você vê os retalhos, a parte externa da peça; já o enchimento é o que dá a sensação de volume, o corpo digamos assim; e por fim o forro que na maioria das vezes é composto em um tecido inteiro e dá o acabamento.

Aplicação de técnicas de retalho: tipos

Uma das técnicas mais simples dentro do patchwork é a do mosaico simples. Ela consiste basicamente em unir vários quadradinhos de tecido e é utilizada em formas quadradas como panos, cobertores. Além dessa, há algumas como:

Aplicação:

É bem simples também. A pessoa que faz a aplicação de técnicas de retalhos utiliza um tecido como base e cria estampas através da costura de pedaços de tecido.

Bargello

Essa técnica utiliza retalhos de tecido em fitas pra a elaboração de figuras geométricas.

O primeiro passo é a costura das fitas no sentido horizontal e depois costurar mais uma vez e fazer figuras que deem a sensação de surrealismo.

Como fazer uma aplicação de técnicas de retalho: Colorwash

Vamos usar a técnica de patchwork aquarela para explicar o passo a passo de como pode estar fazendo essa aplicação. Veja a seguir:

Materiais necessários:

  • Entretela de algodão lavável com cola em um dos lados;
  • 48 retalhos de diversas estampas e cores na medida de 5 x 5cm
  • Régua de patchwork
  • Ferro de passar roupa
  • Máquina de costura
  • Alfinetes

Como fazer a aplicação de técnica de retalho colorwash:

  1. Corte um retângulo de entretela de 45 x 36cm;
  2. Dentro desse retângulo, no lado que tem a cola, risque um outro retângulo de 40 x 30cm centralizado;
  3. Dentro do retângulo de 40 x 30, risque 48 quadrados de 5 x 5cm
  4. Posicione os quadrados de tecido de 5 x 5 nos quadrados riscados do retângulo, conforme o efeito que quer dar, combinando as cores e padrões;
  5. Com o ferro de passar, vá apoiando em cima da entretela sobre os quadrados, deixando alguns segundos e colocando em outra parte.
  6. Faça isso por toda a entretela, observando se algum quadrado sai do lugar. Faça isso até ver que todos os quadrados estejam colados;
  7. Dobre a entretela na parte referente a primeira carreira horizontal, direito com direito – use o risco do avesso como referência;

  1. Vinque e costure nesse vinco, pelo avesso. Repita o processo em cada carreira da horizontal. Se alguns quadrados soltarem, pode prender com alfinetes;
  2. Faça a mesma coisa no outro sentido, o que estava na vertical;
  3. Passe as costuras a ferro.

Está pronto um quadrado com aplicação de técnicas de retalho watercolor. Esse quadrado poderá integrar uma peça maior ou ser um lado de uma almofada, por exemplo.

Para você ter sucesso em aplicação de técnicas de retalho é preciso que trabalhe na criatividade e saiba aproveitar os tecidos disponíveis. Pra saber mais sobre costura criativa, acesse o link e aprenda com o Menino Costureiro, costura criativa.

Só na Maximus Tecidos você encontra tudo o que precisa, venha conferir nossos produtos.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *