Categories: Corte e Costura

Aprenda a costurar sua parca feminina com 5 opções de tecidos

Oi, pessoal do Clube da Costureira!! Quanto tempo que eu não apareço por aqui, já estava com saudades. Vamos conversar um pouco sobre costura?

A costura sem dúvida pode ser desafiadora, não é? Mas quando a recompensa é boa, a gente perdoa!! O prazer de vestir uma roupa que nós mesmas fizemos é impagável e no post de hoje, quero convidar vocês para confeccionar esta parca feminina junto comigo.

1. Começando pela MODELAGEM da parca:

– Preparei uma videoaula lá no canal mostrando o passo a passo da interpretação de modelagem. Um tutorial completo que te permite fazer uma parca sob medida para o seu corpo. Com total independência!!

2. Agora vamos para a COSTURA da parca:

Nesta outra aula mostro como é feita a costura da parca, seus macetes, segredos de acabamento e encaixes embutidos que embelezam o avesso de nossa peça. Ah! E ainda compartilhei um perrengue de costureira distraída que ficou pensando na morte da bezerra e cortou o molde errado!! Daí não tinha mais tecido, então como é que faz?! Hahahaha 😛

Assiste ao tutorial para descobrir!

Uma informação legal, gente!! Escolhi uma Lã Batida da Maximus Tecidos para confeccionar esta parca. Um tecido de excelente qualidade (mesmo, pois não dá bolinha!), quentinho para o frio remanescente aqui do Rio Grande do Sul, e com alta capacidade de estrutura. Tanto que nem precisei usar entretela na gola! A lã batida, como o próprio nome já indica, é um tecido cujas tramas de lã são prensadas, batidas e compactadas. Gerando um tecido grosso, resistente e com aquela carinha de alfaiataria. Que em contraste com esta parca meio militar, meio esportiva da savana… Hahaha A gente tem um resultado mais imponente mesmo em uma peça casual. A escolha do tecido certo é fundamental!!

Clique aqui e confira todas as opções de lã batida da Maximus Tecidos!

E a pergunta que não quer calar: POSSO USAR OUTRO TECIDO???

Umas tantas costuretes, que moram em regiões quentes do país, me pediram indicações de tecidos mais leves como opção fresquinha para esta parca e eu adorei a ideia! Pois é um modelo muito versátil que transita bem em meias e altas estações.

Vejam minhas apostas:

LINHO

Imaginem esta parca em um linho com os aviamentos e fivelas em estampa tartaruga que estão de volta à moda!! Muito elegante e fresquinho. Eu também já quero!!

Clique aqui e confira todas as opções de linho da Maximus Tecidos!

CREPE ALFAIATARIA

Uma opção de tecido que fica no meio do caminho entre uma certa estrutura e um caimento mais leve. Escolhi uma cor da família dos cinzas, combina com muitos looks e dá um ar mais aberto na composição de roupas para dias quentes.

Clique aqui e confira todas as opções de crepe alfaiataria da Maximus Tecidos!

VISCOSE

Que tal uma cor nesse seu verão?? Achei uma viscose gracinha no site da Maximus com uma estampa floral linda. Seria uma parca mais sequinha ao corpo, por conta do tecido ser leve e maleável. Um opção diferente e com muito estilo.

Clique aqui e confira todas as opções de viscose da Maximus Tecidos!

TRICOLINE

Também dá para fazer este modelo em um tricoline basiquinho, sabia? Vai ficar super fresquinho, arejado no corpo e tem tudo para compor o look com um estilo bem interessante.

Clique aqui e confira todas as opções de tricoline da Maximus Tecidos!

ATENÇÃO!!

Tenho uma sugestão de alteração da modelagem, no caso de usarem os tecidos de verão que indiquei anteriormente. Como são tecidos mais leves, acredito que seria interessante diminuir aquela gola arredondada da parca, pois ela muito grande poderia ficar esquisita. 😛

Sem contar que recomendo entretelar a gola com uma entretela de malha bem na região do revel na peça. Vai por mim!!

Clique aqui e confira todas as opções de entretela da Maximus Tecidos!

Espero que vocês curtam cada etapa do processo de produção, que arrasem com a parca de vocês por aí e que se lembrem um pouquinho de mim quando usarem a bonita.

Aproveitando, já confere aqui o post que eu fiz com os 10 melhores tecidos por até R$30,00

Um beijo grande e até a próxima!!

Fernanda Herthel

Fernanda Herthel

Muito prazer, sou a Fernanda Herthel e tenho 27 anos! Atualmente moro em Santiago, no Rio Grande do Sul, apesar de ser carioca da gema. Amo moda, principalmente a parte de bordados! Comecei a trabalhar nessa área na adolescência e fico, a cada dia, mais fascinada pelo universo dos tecidos e pedrarias. Tenho um canal no Youtube, onde compartilho meus conhecimentos sobre bordado e costura e faço parte do time de colunistas do blog Clube da Costureira.

View Comments

Recent Posts

Tecido Gazar: o tecido fluido ideal para vestidos de festa, noiva e peças elegantes

Quando o assunto é leveza, fluidez e movimento, poucos tecidos se comparam ao tecido gazar.…

22 horas ago

Informe Moldes, Moda e Estilo com Marlene Mukai edição Novembro/2025

Oi meninos e meninas! Tudo bem com vocês? Chegou o seu Informe Moldes, Moda e Estilo…

2 meses ago

Baixe o Catálogo de Ofertas Black Maximus 2025

A Black Maximus Vitalícia 2025 já está no ar e, como sempre, reúne em um…

2 meses ago

Inscreva-se na Lista Vip Ofertas Moda Festa Maximus

Inscreva-se na Lista Vip Ofertas de Moda Festa Maximus. 🪩✨ 📅 Quando vai acontecer as…

3 meses ago

Aula de Amostra Grátis do Curso Online Regulagem e Manutenção de Máquinas com Julio Cesar

Oi, tudo bem? Aqui é o professor Julio Cesar! Neste post você terá acesso a…

3 meses ago

Informe Moldes, Moda e Estilo com Marlene Mukai edição Outubro/2025

Oi meninos e meninas! Tudo bem com vocês? Chegou o seu Informe Moldes, Moda e Estilo…

3 meses ago