Conheça os 10 melhores tecidos por até R$ 30,00


19
4.5k compartilhadas, 19 points

De volta com mais um texto aqui no Clube da Costureira, hoje vou apresentar para vocês 10 tecidos diferentes – e cá pra nós, maravilhosos – que custam até R$30,00! Tem tecido de todo tipo: de verão, moda festa, casual e até para noivas. Podem acreditar!!

Pensei neste post, quando lá no canal, apresentei algumas opções de tecidos mais caros, e a galera pediu indicações de tecidos mais acessíveis. E como neste mundo dos tecidos, tem coisa boa pra todos os bolsos, criei esta lista com 10 tecidos ‘baratex’ para conhecermos melhor.

Você pode conferir tanto aqui no post em texto, quanto no vídeo que fiz para o meu canal:

Vamos conhecê-los, então?

1. CREPE NUAGE

Características:

Diferente dos outros crepes, o crepe nuage não tem um toque granulado. Ao contrário, ele tem um toque liso e um leve brilho acetinado. Cria um aspecto de fluidez e movimento na roupa, toda vez que a pessoa se mexe. Disponível em diversas cores, inclusive estampado.

Usos:

Em saias e vestidos longos de festa, inclusive para noivas. Mesmo sendo um tecido barato ele dá um aspecto fino aos vestidos de noiva, pois ele não é barato por ser de baixa qualidade, e sim por ter menos fios entrelaçados. O que acaba barateando a produção e dando justamente o efeito que faz dele um tecido tão bonito, é a fluidez e leveza. Quando usado em vestidos casuais, cria um efeito meio ‘baladhenha’! Tipo Rihanna fora da casinha, sabe? Hahahaha! Pode ser usado também em camisas clássicas, de modelagem mais larguinha, para ambientes corporativos.

Dica:

Diminuir o ponto da máquina para o número 2.0 pelo menos e estar com ele bem regulado na hora da costura. Pois como se trata de um tecido fino e com um certo brilho, as costuras costumam enrugar e marcar.

É uma escolha belíssima para vestidos de noiva / Foto: reprodução.
É ideal para modelos soltos no corpo, como o corte godê / Foto: reprodução.
perfeito para confecção de roupas que pedem mais fluidez e ficam mais soltinhas no corpo / Foto: reprodução.

Conheça as opções de Crepe Nuage da Maximus Tecidos AQUI!

2. TRICOLINE

Características:

É o queridinho das costureiras iniciantes, por ser fácil de costurar. Um tecido com aspecto armado, apesar do toque macio devido ao fato de ser 100% algodão. É confortável em dias mais quentes por fazer absorção do suor. Pode conter elastano na composição e com isso ser usado em peças mais ajustadas. Disponível em várias cores, inclusive estampado.

Usos:

Usado como principal tecido no ramo de camisaria, tanto feminina quanto masculina. Pensou em camisaria, pensou em tricoline! Mas também é muito usado para fazer vestidos despojados para o verão.

Dica:

Costurar suas camisas de tricoline com costuras inglesas. Fica muito mais bonito do que com overloque, pois cria pespontos sofisticados pelo lado direito.

O tricoline é a base da camisaria do mundo todo! / Foto: reprodução.
Fica lindo em peças ajustadas ao corpo / Foto: reprodução.
Possui ótimo caimento e conforto térmico, perfeito para peças de verão! / Foto: reprodução.
As estampas de listras são clássicas e estão super na moda / Foto: reprodução.

Conheça as opções de Tricoline da Maximus Tecidos AQUI!

3. SATIN

Características:

O satin é um tecido muito fino, fluido e com um brilho acetinado. É muito associado ao cetim que nós já conhecemos, por ter a mesma aparência brilhosinha. Entretanto, acho o satin infinitamente mais bonito por ser mais fino. Tão mais fino, que parece seda pura! Só que tem um detalhe que devemos prestar muita atenção: não confundir o satin (apenas), com o cotton satin também chamado de sarja acetinada, pois são tecidos totalmente diferentes. O cotton catin ou sarja acetinada é grosso, estruturado, com elastano, muito estampado e com avesso branco. Ou seja, outro tecido mesmo! E devemos nos atentar a isto na hora de nossa compra. O satin está disponível em diversas cores, inclusive estampado.

Usos:

Muito usado em vestidos e saias fluidas, seja no godê, evasê, longa ou curta. Fica muito bem por baixo de rendas e tules. Serve para madrinhas e noivas. E no dia a dia, pode ser usado em camisas clássicas soltas no corpo, por se parecer com seda. É também muito indicado para camisolas finas e robes sofisticados.

Dica:

Como é muito fino, o Satin acaba sendo levemente transparente e é necessário usar forro. A menos no caso das camisolas e robes, já que a transparência neste caso é até bem-vinda!

O seu brilho deixa os vestidos de noiva muito sofisticados / Foto: reprodução.
É bastante utilizado para vestidos e saias no corte godê, deixando uma leveza gostosa na peça / Foto: reprodução.
Fica lindo em camisolas finas e robes sofisticados / Fotos: reprodução.
E para peças casuais também! / Foto: reprodução.

Conheça as opções de Satin da Maximus Tecidos AQUI!

4. GAZAR

Características:

Um tecido que pode ser de poliéster ou de seda pura, muito fino e fluido que gera um movimento esvoaçante que acompanha a pessoa que o veste, quase como o ‘voar das fadas’ de tão esvoaçante que ele é! Bastante transparente e arejado devido a trama ter os fios separados. Disponível em diversas cores, inclusive estampado.

Usos:

Muito usado em modelos de saias e vestidos com diversas saias em godê duplo, acumulados. Podendo ter os godês sobrepostos um sobre o outro ou, emendados um com o outro por costuras verticais acumulando franzido na linha da cintura. Servindo para noivas, moda festa e até modelos mais casuais e curtos. Também usado em camisas transparentes com gola laço, por exemplo.

Dica:

O gazar de poliéster é parecidíssimo com o gazar de seda pura. Dá para confundir um com o outro de tão igual. E, considerando que o gazar de poliéster é 3x mais barato, não há necessidade de gastar tanto com o de seda. Confie na qualidade deste baratinho que vale o investimento!

É muito utilizado na confecção de vestidos de noiva / Foto: reprodução.
Sua leveza e transparência são o charme deste tecido / Foto: reprodução.
Foto: reprodução.
O gazar é um Tecido fino, puro e fluído / Foto: reprodução.

Conheça as opções de Gazar da Maximus Tecidos AQUI!

5. TULE POÁ

Características:

É um tecido feito de fios entrelaçados em uma trama aberta, como uma rede bem fininha, porém resistente. É totalmente transparente devido aos furinhos. E no caso do tule de poá (point sprit ou também chamado de plumeti), algumas tramas do tecido são acumuladas formando as tais bolinha sobre o tule. Disponível em diversas cores.

Usos:

Seu uso é muito extenso, desde vestidos de festa e noivas, até peças casuais, lingerie, roupa de dormir e infantil. Podendo compor godês, mangas, babados e laços. Fazer blusas, vestidos, saias e tudo mais.

Dica:

Usar costura francesa na união das costuras, no lugar da overloque. Pois como a transparência revela o avesso, é muito mais bonito ver o acabamento impecável da costura francesa do que os fios da overloque.

Muito romântico, o tule poá é perfeito para noivas / Foto: reprodução.
As bolinhas trazem um charme a mais para a tendência das transparências / Foto: reprodução.
O tule poá é uma tendência forte deste ano / Foto: reprodução.

Conheça as opções de Tule Poá da Maximus Tecidos AQUI!

6. VISCOSE

Características:

Um tecido extremamente fresco, com toque geladinho perfeito para o verão. Fica entre o sintético e o natural. Pois apesar de ser produzido em um processo industrial, é feito de um tronco de árvore, natural. Isto confere a viscose alta tecnologia, enquanto permanece sendo um tecido fresco. O único percalço da viscose é que amarrota só de olhar! Hahaha

Usos:

Mais usadas em roupas do dia a dia, pode virar saia, shorts, blusa, vestido, macacão, camisas e tudo mais. Por ser muito fresquinha é mais usada em coleções de verão e para combinar com a estação, tem sempre muitas estampas coloridas.

Dica:

Ao lavar, pendure as peças de viscose encharcadas de água no varal. A água fará com que ela pese para baixo e assim, secará mais lisa e isso irá facilitar a nossa vida na hora de passar com ferro.

É o tecido mais usado para a confecção de roupas femininas casuais para o dia a dia / Foto: reprodução.

Conheça as opções de Viscose da Maximus Tecidos AQUI!

7. RENDA SIMPLES

Características:

Assim como toda renda, a renda simples também possui desenhos feitos em sua trama. Existem opções de péssima qualidade, muito rígidas e com toque incômodo no corpo. E outras rendas também simples, mas de qualidade superior, com toque macio, apesar da simplicidade. Esta simplicidade é devido ao fato de ser uma renda 100% poliamida, sem cordonê, sem soutache, ou seja, sem grandes texturas. Ainda assim com lindos desenhos e disponível em diversas cores.

Usos:

Pode ser usada em peças casuais como blusas, saias, vestidos curtos, conjuntos e muito mais. Servindo também para ocasiões de festa na confecção da roupa de uma convidada, eventos diurnos ou em cerimônias mais simples.

Dica:  

Ao serem bordadas com bastante pedrarias ou associadas a tecidos nobres, se tornam mais ricas e podem sim, ser usadas em vestidos longos mais sofisticados.

As rendas são versáteis! Podem compor looks mais sensuais… / Fotos: reprodução.
Mais elegantes… / Fotos: reprodução.
E também casuais! / Fotos: reprodução.
Diferença do detalhe da renda com Soutache e com Cordonê / Fotos: reprodução.

Conheça as opções de Rendas da Maximus Tecidos AQUI!

8. MALHA LAMÊ

Características:

As malhas, diferentes dos tecidos planos que são construídos pelo entrelaçamento de fios verticais, com fios horizontais, têm a fiação feita de forma circular e contínua, como a construção de um tricô ou crochê, em que um único fio forma o tecido todo do início até o fim. A principal vantagem disso é que a trama sede com facilidade e se torna um tecido que estica, tendo elastano ou não, pois são os fios se abrem. Existem infinidades de malhas, de diferentes texturas, pesos e caimentos. As malhas estão disponíveis em diversas cores, estampas e até mesmo com alto brilho e textura canelada como é o caso específico da malha lamê que possui um fundo de cor sólida e fios metálicos em sua composição, criando alto brilho.

Usos:

A malha lamê pode ser usada tanto para peças mais arrumadinhas como um vestido de festa, por baixo de uma renda por exemplo, até peças casuais esportivas como uma bomber jacket metalizada, uma calça comprida, vestidos curtos para a noite, saias curtas e longas. Moda festa para um efeito mais ousado e até moda praia!

Dica:

Dá para criar peças drapeadas com malha lamê. É uma utilização incomum para um tecido de malha, pois é como se ignorássemos completamente o fato dela esticar e fizéssemos a modelagem como se ela fosse um tecido plano. Isso cria um efeito incrível de luz e sombra, maravilhoso!

É um tecido versátil e bem glam / Foto: reprodução.
Possui um acabamento em fios metálicos muito sofisticado / Foto: reprodução.

Conheça as opções de Malha Lamê da Maximus Tecidos AQUI!

9. MUSSELINE PESADA

Características:

É um tecido com toque macio e delicado, podendo ser mais ou menos transparente e, disponível em diversos tipos. Porém apesar de parecer fluida, a musseline não promove um aspecto tão leve e esvoaçante quanto costumamos imaginar de um tecido fino, pois a sua queda tem um sentido retilíneo para baixo, na direção da barra. Ao olharmos o caimento da musseline, independente do seu tipo, a peça terá uma aparência de ‘coluna’, reta para baixo lembrando vestimentas gregas mesmo tento sida cortada no viés. No caso da musseline pesada, isto se intensifica ainda mais, por ter uma fibra mais densa. Disponível em diversas cores, inclusive estampada.

Usos:

Todo tipo de saias e vestidos de festa, sejam longas ou curtas, principalmente no godê, em peças de festa para madrinhas, formandas e noivas. Em peças casuais, a musseline pesada pode ser usada em blusas, calças, vestidos curtos, acinturados e muito mais.

Dica:

Sempre usar um tecido para o forro das peças com musseline que tenham o mesmo caimento pesado e reto para baixo, para não criar um aspecto incompatível entre o forro armado e seco, diferente da musseline por cima.

A musseline pesada pode ser usada para confecção de vestidos de noiva com caimento mais reto e pesado, sem perder a fluidez / Foto: reprodução.
Os vestidos mais soltinhos são delicados e charmosos / Foto: reprodução.
É um tecido fresquinho que cai super bem no verão / Foto: reprodução.

Conheça as opções de Musseline Pesada da Maximus Tecidos AQUI!

10. TAFETÁ SEVILHA

Características:

O tafetá é um tecido de toque seco, armado e de aparência lustrosa. No caso do tafetá sevilha, também chamado de tafetá verão, apesar de seco é mais macio e lustroso. Suas tramas são firmes e bem batidas, fazendo com que seja um tecido que não sede nem no sentido do urdume, nem da trama e quase nada no enviesado. Disponível em diversas cores.

Usos:

Muito recomendado para forro de vestidos e saias de festa, tanto para madrinhas, formandas, quanto noivas no corte sereia, godê ou evasê. Como seu aspecto é armado promove muito volume. Ele também pode ser usado como o tecido principal de uma saia longa bem volumosa de godê duplo ou com pregas, principalmente nas cores mais vibrantes que realçam em seu aspecto lustroso. Mesmo sendo um tecido mais barato, essas cores fortes conferem luxo para as peças pelo lado do direito.

Dica:

Usar crinol na barra de um vestido evasê longo, feito em tafetá sevilha, confere um aspecto muito mais imponente a roupa. E considerando que o corte evasê demanda menor metragem de tecido e o tafetá sevilha é barato, economizamos no preço e na quantidade de tecido, sobrando para investir no crinol. E mesmo assim, teremos uma peça imponente sem gastar tanto.

É um tecido lustroso perfeito para saias volumosas / Foto: reprodução.
Foto: reprodução.
Os vestidos de festa com Tafetá Sevilha ficam lindíssimos! / Foto: reprodução.

Conheça as opções de Tafetá Sevilha da Maximus Tecidos AQUI!

E chegamos ao fim da nossa listinha! Surpreendente o tanto de coisa legal que podemos fazer com tecidos acessíveis, não é? Porque não há nada de maior valor do que a informação! Sabendo as dicas certas, conseguimos alcançar os melhores resultados independente de quanto tenhamos para investir.

Um beijo grande para vocês, escrevam aqui nos comentários de que tecidos e dicas gostaram mais e passem lá no meu canal para acompanhar os tutoriais de modelagem, costura e bordado de pedrarias, que faço usando estes tecidos e muito mais!!

Fernanda Herthel

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

19
4.5k compartilhadas, 19 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
2
Não Gostei
Confuso Confuso
2
Confuso
Engraçado Engraçado
1
Engraçado
Amei Amei
57
Amei
Incrível Incrível
17
Incrível
O Melhor O Melhor
7
O Melhor
Fernanda Herthel

Muito prazer, sou a Fernanda Herthel e tenho 27 anos! Atualmente moro em Santiago, no Rio Grande do Sul, apesar de ser carioca da gema. Amo moda, principalmente a parte de bordados! Comecei a trabalhar nessa área na adolescência e fico, a cada dia, mais fascinada pelo universo dos tecidos e pedrarias. Tenho um canal no Youtube, onde compartilho meus conhecimentos sobre bordado e costura e faço parte do time de colunistas do blog Clube da Costureira.

8 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá, gostei muito das dicas e principalmente sua didática. Poderia trazer dicas para tecidos para confecção de calças e bermudas ? grata Telma

  2. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

  3. Amei este posto! Aliás, os posts da Maximus juntamente com sua equipe São excelentes. Tenho aprendido muito, e sempre me inspiram novas idéias, me estimulam muito. Quero ser uma grande costureira! Um grande beijo a toda grande equipe Maximus tecidos 🥰

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.