Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aprenda combinar cores de tecidos como uma fashion girl com o círculo cromático

Oi gente! Tudo bem? Vamos falar de combinação de cores!

Embora a combinação de preto e branco seja um clássico da moda que nunca sai de cena, ela não é a única que dá certo. Existem várias outras cores que quando combinadas também resultam em um look bacana. O que acontece é que muitas vezes nós temos receio de sair da “mesmice” e ousar um pouco no visual.

É por isso que eu separei algumas dicas certeiras para você que precisa de um empurrãozinho para começar a experimentar as cores como uma “fashion girl”.

O segredo para não errar na hora de escolher as cores é respeitar a forma com que elas se relacionam entre si. E sabe um jeito de fazer isso sem medo de errar? Usando o círculo cromático.

Maximus Tecidos circulo cromático Clube da Costureira 600x300
Você pode usar o círculo cromático para combinação de roupas e tecidos.

Ele é uma ferramenta essencial para quem trabalha ou gosta de moda.

A Maximus Tecidos juntamente com a consultora de imagem e personal stylist Roberta Pasqualatto criou um círculo cromático especial para combinações de roupas e tecidos. Ele foi inspirado no modelo americano e por isso se difere dos modelos disponíveis aqui no Brasil que são mais indicados para as áreas de beleza e design.

Confira este vídeo da Roberta Pasqualatto para entender mais sobre essa ferramenta mágica:

ADQUIRA AQUI O SEU CÍRCULO CROMÁTICO!

Essa ferramenta é composta pelas cores primárias (amarelo, vermelho e azul), cores secundárias que são resultado das misturas entre as cores primárias (roxo, verde e laranjado) e pelas cores terciárias que são resultado das misturas entre as cores primárias com as secundárias.

Maximus Tecidos circulo cromático Clube da Costureira 600x300 Maximus Tecidos circulo cromático Clube da Costureira 600x300

De um lado do círculo estão as cores com adição da cor branca que vai clareando as tonalidades. Já do outro lado, as cores com adição da cor preta que vai escurecendo as tonalidades.

Dos dois lados do círculo existe a divisão por cores mais quentes e mais frias. As cores quentes são aquelas com mais adição de amarelo na sua composição. Já as cores frias, são as tonalidades com mais adição de azul na sua composição.

Maximus Tecidos circulo cromático Clube da Costureira 600x300

É a partir dessas informações que o círculo cromático se torna um verdadeiro guia para facilitar a escolha de cores e revolucionar a forma como escolhemos os nossos tecidos e combinamos o nosso look.

Com o auxílio desta ferramenta você não vai mais ficar perdida quando for escolher cores de tecidos ou para montar seu look do dia. Ele te mostra certinho quais cores combinam melhor quando usadas juntas.

Existem combinações específicas que são certeiras para garantir um visual de sucesso. Elas são responsáveis por deixar o look mais estiloso e equilibrado, independente se você escolher cores mais chamativas ou discretas.

COMO USAR O CÍRCULO CROMÁTICO PARA FAZER COMBINAÇÕES DE CORES

Antes de explica melhor cada combinação, vamos entender que é possível fazer combinações que dão efeito de contraste ou de harmonia.

O contraste é baseado na diferença, ou seja, cores que não tem nada em comum. Elas ficam localizadas em lados opostos no círculo cromático e por isso produzem um contraste vivo e chamativo.

Já a harmonia é baseada na semelhança. São cores que ficam lado a lado no círculo cromático e por isso se misturam de forma mais sutil.

COMBINAÇÃO MONOCROMÁTICA

Você já deve ter ouvido falar e visto muito essa combinação por aí. É quando usamos uma única cor sozinha ou junto com suas nuances. O resultado cria uma harmonia no visual que fica mais sofisticado e discreto. A combinação monocromática também causa uma ilusão de silhueta mais alongada e magra.

Maximus Tecidos circulo cromático Clube da Costureira 600x300
Um truque de styling interessante é usar tecidos de texturas diferentes nesta mesma combinação. Isso vai desconstruir a ideia de conjunto e agregar informação de moda ao look / Foto: Pinterest.
Maximus Tecidos circulo cromático Clube da Costureira 600x300
Foto: Pinterest.
Maximus Tecidos circulo cromático Clube da Costureira 600x300
É uma maneira elegante e ao mesmo tempo estilosa de usar as cores no look / Foto: Pinterest.

COMBINAÇÃO ANÁLOGA

Também é uma combinação harmônica de cores e elegante. É quando combinamos cores que são vizinhas no círculo cromático.

Maximus Tecidos circulo cromático Clube da Costureira 600x300
A combinação vermelho + rosa está fazendo bastante sucesso na moda / Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.
A junção de cores próximas no círculo cromático traz harmonia para o visual / Foto: Pinterest.

COMBINAÇÃO COMPLEMENTAR

Essa é uma combinação acontece que mistura duas cores que são diretamente opostas no círculo cromático. Quando essas cores são usadas juntas, elas fazem um contraste.

O contraste deixa o look mais vivo e em destaque / Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
As fashionistas gostam muito da tendência color blocking. Traduzindo para o português significa a ação de usar as cores em blocos / Foto: Pinterest.

 

COMBINAÇÃO COMPLEMENTAR DIVIDIDA

É quando escolhemos uma cor do círculo cromático e combinamos com outras cores vizinhas da sua cor complementar (oposta). Também fazem um contraste.

Há várias possibilidades de brincar com as cores e garantir um look estiloso / Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.
Você pode usar as suas cores preferidas no mesmo look, é só usar o círculo cromático como guia / Foto: Pinterest.

COMBINAÇÃO TRIÁDICA

A tríade se forma quando combinamos três cores igualmente espaçadas umas das outras no círculo cromático. O resultado também é uma combinação que faz contraste.

A combinação contrastante deixa o visual com uma proposta mais descontraída, ousada e criativa / Foto: Pinterest.
Foto: Pinterest.
Uma dica importante quando usamos mais de uma cor na produção, é sempre equilibrar com elementos neutros para não deixar que o visual fique carregado / Foto: Pinterest.

Quanta informação né? O círculo cromático é um recurso muito valioso que vai te ajudar a sair do óbvio, das mesmas combinações de sempre. Além de que, se você trabalha com moda, vai poder agregar e ser um diferencial no seu trabalho.

Como ele possui um tamanho prático, dá para ter sempre à mão no seu guarda-roupa, na sua loja ou ateliê de costura.

CLIQUE AQUI e saiba tudo sobre o Círculo Cromático no site da Maximus Tecidos!

Até mais!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *