Olá! Eu sou a Karina e este é meu primeiro post aqui 🙂 Tenho um ateliê de modelagem onde produzo moldes e tutoriais para costura de peças infantis, e hoje vou falar sobre isso: costura para os pequenos.
Normalmente quando pensamos em costurar para crianças o primeiro tecido que vem à mente é a tricoline, certo? Fácil de costurar e com muita variedade de estampas, ela parece ser sempre a primeira opção. Eu pessoalmente amo a tricoline, mas ultimamente tenho me aventurado a buscar novas opções para as peças infantis e posso dizer: existe um mundo gigantesco de opções além dos algodões. Viscose, linho, crepe, musseline, tule, lurex… E mesmo nas estampas mais “adultas”, se você usar as modelagens e aviamentos corretos consegue manter o ar infantil das roupinhas.
Em parceria com a Maximus Tecidos desenvolvi um eBook gratuito com um projeto muito especial, perfeito para usar tecidos de festa e que foi um enorme sucesso com as minhas “modelos de teste” (filhas hahaha): um conjunto de saia e blusa de alcinha.
A saia é em tule de poá (super tendência para este final de ano, assim como as transparências). Com forro em malha segunda pele e comprimento midi, tem ainda o cós com elástico, mantendo o conforto para elas. O projeto é muito simples e os moldes são todos retângulos – todas as medidas estão no tutorial, para os tamanhos de 3 a 10 anos. Dá para ajustar o comprimento e também a quantidade de franzido, deixando mais ou menos rodada.
Você não precisa usar somente o tule: pode substituir por qualquer tecido leve (como musseline, por exemplo). Dependendo da escolha dos tecidos você costura uma saia que vai das fantasias de carnaval às festas.
Para esta peça escolhi o tule poá da Maximus Tecidos e para o forro a malha de helanca segunda pele da Maximus Tecidos.
Para acompanhar a saia desenvolvi uma modelagem também bem simples e rápida, mas de muito efeito: uma blusa regata de alcinhas.
O tecido que escolhi foi o seda pluma da Maximus Tecidos, que é extremamente leve, uma delicia de se trabalhar. Consegui o efeito que queria, uma peça bem fluida e soltinha. O acabamento externo foi todo feito com viés de cetim comprado já pronto para aplicar, o que agilizou muito a costura. A regata tem o fechamento com amarração das alças, então você não vai nem precisar se preocupar com botões ou zíperes: blusa soltinha de amarrar, fácil de vestir.
Você consegue costurar esta blusinha em praticamente qualquer tecido. Imagine como ficaria lindo em uma malha fina de paetês? Ou em viscose para o dia a dia?
No ebook (arquivo em PDF) você terá o tutorial completo e ilustrado para as duas peças e os moldes da regata prontinhos para imprimir em casa, nos tamanhos de 3 a 10 anos.
Um projeto que fica pronto rapidinho para qualquer festinha, que tal? É só escolher o tecido na Maximus e baixar o eBook!
Espero que gostem de costurar comigo. Beijos e até a próxima!
Karina Sampaio – Costurinha
@costurinhamodelagem
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…
View Comments