Aprendendo a costurar seda é um dos tecidos mais finos encontrados no mundo da moda e exatamente por essa característica, seu uso exige técnicas específicas de costura, já que ele é também mais liso e escorregadio que tecidos mais comuns, como algodão, por exemplo.
Quando estamos aprendendo a costurar seda, algumas dicas podem ser fundamentais para um bom resultado das peças!
A seda é um dos tecidos mais antigos utilizados para confecção de roupas, lençóis, colchas e outros itens finos. Como é uma fibra natural, produzida pelo bicho-da-seda que constrói seu casulo a partir desse fio, é também um tecido considerado sustentável e renovável porque não possui fibras sintéticas que agridem a natureza no ato do descarte.
Junto com o algodão, é um tecido muito defendido por quem pretende diminuir o uso de fibras feitas a partir de petróleo de seu guarda-roupa.
No entanto, se você está aprendendo a costurar seda, saiba que seu uso é ainda é considerado nobre e a partir dele somos capazes de confeccionar peças muito lucrativas e finas. Por isso, para quem costura é fundamental saber das técnicas para costura desse tipo de tecido.
Uma das primeiras etapas para quem está aprendendo a costurar seda é a escolha de um tecido de excelente qualidade. A seda não é um tecido com o qual se possa arriscar, portanto, é importante adquirir seda de um fornecedor confiável e que ofereça tecido de alta qualidade, assim como serão suas peças!
Alguns fatores são fundamentais para quem pretende trabalhar com a costura de seda. Citaremos os principais passos:
O tecido precisa ser lavado por alguns motivos. O primeiro é que, como toda fibra natural, ele pode encolher e o resultado de sua costura ficar prejudicado. Mas é importante lavar a seda antes da costura também porque, como ela é um tecido muito fino e escorregadio, qualquer poeira pequena ou sujeira em sua superfície prejudica o processo de costura.
Lave a seda com cuidado e separando cores diferentes, utilizando detergentes neutros e água quente. Enxágue e não torça a seda de jeito nenhum!
Após a lavagem, deixe o tecido secar à sombra e opte por deixá-lo secar entre duas toalhas, sem estender direto no varal para não marcar.
Use tesouras boas e não corte o tecido ao ar, esteja com o braço sempre apoiado. Também é possível optar por um cortador de tecido.
As agulhas para tecidos escorregadios devem ser as mais finas possíveis. Agulhas muito grossas danificam o tecido, portanto, não devem ser utilizadas para costura da seda.
Se você estava na expectativa para as Ofertas Especiais de Natal da Maximus para garantir…
Costurar necessaires pode ser uma atividade prazerosa e muito útil, tanto para uso pessoal quanto…
A arte da bordadura tem sido uma forma significativa de expressão e preservação cultural por…
Oi meninos e meninas! Tudo bem com vocês? Chegou o seu Informe Moldes, Moda e Estilo…
O Natal está chegando, e a Maximus tem uma surpresa incrível para você! 🎅 É…
A sustentabilidade é uma preocupação crescente em várias indústrias, e a moda não é exceção. …
View Comments
Amei
e muito importante o apoio de vcs para nós muito obrigada
Estou amando os conteúdos dos vídeos e ansiosa pelas aulas. Acho a Marlene demais, explica muito bem , gratidão Marlene 🥰🙏💓
Amei! Conheço você de tanta que sua mãe falava junto com seu pai nunca esquecerei dela você parece muito com ela morei 23 anos juruaia hoje estou em juruaiamg grande beijo sucesso
Quero saber se estes modelos do curso,fica bem para os tamanhos plusaise?
Amo Modelagem Industrial Corte Costura CORTE E COSTURA. ESTUDAR, aprender MODELAGEM com a Professora Doutora em MODELAGEM CORTE E COSTURA MODA COM MARLENE MUKAI E PRESENTE DE DEUS. AMO MODELAGEM CORTE E COSTURA. OBRIGADA
Amei
Gostei muito
amei
Não assisti a aula hoje, me esqueci,tem como vê lá em outra oportunidade