Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aprendendo a costurar seda

Aprendendo a costurar seda

Aprendendo a costurar seda é um dos tecidos mais finos encontrados no mundo da moda e exatamente por essa característica, seu uso exige técnicas específicas de costura, já que ele é também mais liso e escorregadio que tecidos mais comuns, como algodão, por exemplo.

Quando estamos aprendendo a costurar seda, algumas dicas podem ser fundamentais para um bom resultado das peças!

Por que a seda é tão utilizada?

A seda é um dos tecidos mais antigos utilizados para confecção de roupas, lençóis, colchas e outros itens finos. Como é uma fibra natural, produzida pelo bicho-da-seda que constrói seu casulo a partir desse fio, é também um tecido considerado sustentável e renovável porque não possui fibras sintéticas que agridem a natureza no ato do descarte.

Junto com o algodão, é um tecido muito defendido por quem pretende diminuir o uso de fibras feitas a partir de petróleo de seu guarda-roupa.

No entanto, se você está aprendendo a costurar seda, saiba que seu uso é ainda é considerado nobre e a partir dele somos capazes de confeccionar peças muito lucrativas e finas. Por isso, para quem costura é fundamental saber das técnicas para costura desse tipo de tecido.

Como costurar seda?

Uma das primeiras etapas para quem está aprendendo a costurar seda é a escolha de um tecido de excelente qualidade. A seda não é um tecido com o qual se possa arriscar, portanto, é importante adquirir seda de um fornecedor confiável e que ofereça tecido de alta qualidade, assim como serão suas peças!

Alguns fatores são fundamentais para quem pretende trabalhar com a costura de seda. Citaremos os principais passos:

  • É preciso lavar a seda

O tecido precisa ser lavado por alguns motivos. O primeiro é que, como toda fibra natural, ele pode encolher e o resultado de sua costura ficar prejudicado. Mas é importante lavar a seda antes da costura também porque, como ela é um tecido muito fino e escorregadio, qualquer poeira pequena ou sujeira em sua superfície prejudica o processo de costura.

Lave a seda com cuidado e separando cores diferentes, utilizando detergentes neutros e água quente. Enxágue e não torça a seda de jeito nenhum!

Após a lavagem, deixe o tecido secar à sombra e opte por deixá-lo secar entre duas toalhas, sem estender direto no varal para não marcar.

  • Faça cortes precisos

Use tesouras boas e não corte o tecido ao ar, esteja com o braço sempre apoiado. Também é possível optar por um cortador de tecido.

  • Escolha agulhas finas

As agulhas para tecidos escorregadios devem ser as mais finas possíveis. Agulhas muito grossas danificam o tecido, portanto, não devem ser utilizadas para costura da seda.

Conheça os cursos de corte e costura, modelagem e moulage da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos: Clique Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

31 respostas

  1. Estou amando os conteúdos dos vídeos e ansiosa pelas aulas. Acho a Marlene demais, explica muito bem , gratidão Marlene 🥰🙏💓

  2. Amei! Conheço você de tanta que sua mãe falava junto com seu pai nunca esquecerei dela você parece muito com ela morei 23 anos juruaia hoje estou em juruaiamg grande beijo sucesso

  3. Quero saber se estes modelos do curso,fica bem para os tamanhos plusaise?

  4. Amo Modelagem Industrial Corte Costura CORTE E COSTURA. ESTUDAR, aprender MODELAGEM com a Professora Doutora em MODELAGEM CORTE E COSTURA MODA COM MARLENE MUKAI E PRESENTE DE DEUS. AMO MODELAGEM CORTE E COSTURA. OBRIGADA

  5. oi meu nome raquel gaia mas gostei seu material muito incrivel, tenho 68 croqui muito diferente cores .
    sou estilista tambem croqui bagunça coisa tenho um costura sim eu já sabia tudo ok.claro.

  6. Conheço os moldes de Marlene Mukai algum tempo. Costurei para uma loja infantil e usei os moldes dela. Gostei muito e senti segurança. Sou grata a Marlene por compartilhar conosco, os segredos da costura.

  7. Ola Marlene, estou amando tudo, agora me tire uma duvida por favor, dizem que a medida do gancho atrás é maior, mais vc só ensinou a medida da frente., ai fique na duvida.

  8. Desde já agradeço a oportunidade de participar pois tenho vontade de aprender cortes e costuras obrigada 😘

  9. Estou me redescobrindo na arte de transformar tecidos.Amei.obgda. Deus te dê longa vida e a abençoe. Amém

  10. Então qual o número da agulha? Por favor faça o molde até o número 48cm.Gostaria de vê cortando , pois não tenho noção de corte.

  11. Estou muito feliz estou conseguindo aprender, gratidão professora e Maximus pela oportunidade 🥰

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *