Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aproveitamento De Retalhos De Tecidos

Realizar o aproveitamento de retalhos de tecidos é algo essencial para toda costureira e artesã realizar, fazendo com que peças lindas e criativas sejam produzidas.

Este é um material muito precioso para quem sabe produzir e elaborar peças a partir deles, sendo uma atividade muito terapêutica, além de muito barata.

Veja a seguir como fazer o aproveitamento de retalhos de tecidos e entenda como produzir peças artesanais lindas e únicas, que vão deixar todos impressionados.

Foto: Reprodução Pinterest

Como fazer o aproveitamento de retalhos de tecidos

Para reaproveitar os retalhos de tecidos de forma eficiente, afim de preparar lindas peças, é preciso ter um olhar voltado para o artesanato e entender o que fazer com cada pedaço de tecido que sobrar.

Utilizar a criatividade é a principal maneira de aproveitar retalhos, pois assim será possível entender onde aplicar cada um deles.

As ideias são várias e, a partir disso, é possível dar nova vida para os retalhos de tecido, produzindo de forma barata e prática, com materiais que podem ser encontrados em qualquer lugar.

Conheça algumas ideias de como aproveitar retalhos de tecidos

Como já vimos, aproveitar os retalhos de tecido pode ser algo muito proveitoso e render muitos trabalhos lindos, de forma muito econômica.

Veja a seguir algumas ideias de aproveitamento de retalhos de tecidos:

  • Bandeirinhas para decoração

Bandeirinhas para decoração são uma ótima escolha para reaproveitar os pedaços de tecido, sendo uma boa ideia para decorar quartos infantis ou festas temáticas, podendo ser confeccionadas com facilidade.

  • Capas para livros

Outra ideia muito boa para o aproveitamento de retalhos de tecidos é produzir capas para livros, agendas ou cadernos. Além de trazer um charme a mais para a peça, ajuda a proteger a capa original.

  • Tapetes feitos com retalhos

Esta ideia de tapete é muito linda e criativa, sendo uma ideia ótima para qualquer local da casa.

Geralmente, o tecido utilizado para esta produção é a malha, devido à sua grande resistência. Mas, apesar disto, pode ser feito com qualquer outro tecido.

  • Fuxico

O fuxico é uma técnica muito antiga, produzida com retalhos. E, a partir disto, é possível realizar diversos itens, como colchas ou elementos para decoração.

O fuxico é muito simples de ser feito e faz sucesso em todos os lugares.

Foto: Reprodução Pinterest
  • Bolsas com retalhos

As bolsas com retalhos também são itens muito charmosos e fáceis de serem produzidos pois, basta costurar um pedaço no outro, em cima de um forro.

Além de ser uma bolsa muito linda para utilizar em seu dia a dia, é muito fácil vender este modelo artesanal em feiras.

  • Jogo americano

    Foto: Reprodução Pinterest
Foto: Reprodução Pinterest

O jogo americano com retalhos também é uma boa pedida, para as pessoas que

desejam reutilizar os retalhos e não sabem como.

Além de ser uma ideia linda e criativa, é uma forma de reutilizar estes pedaços de tecido e produzir esta peça de forma barata.

 

Comece agora mesmo a produzir peças a partir de retalhos de tecido

O aproveitamento de retalhos de tecidos é uma ótima ideia para economizar na produção de peças de costura e evitar que materiais preciosos para artesanato sejam desperdiçados.

Com muita criatividade, é possível produzir peças a partir de retalhos, deixando-as ainda mais bonitas, principalmente pela diversidade de estampas que são utilizadas.

Estas técnicas de artesanato têm sido utilizadas durante muitos anos, principalmente se tratando de técnicas mais antigas, como o fuxico.

É muito comum ver colchas de fuxico produzidas pelas avós e pessoas mais idosas.

Utilize hoje mesmo essas técnicas de aproveitamento de retalhos de tecidos e faça lindos artesanatos.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *