Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

As 10 vantagens e benefícios da moulage para quem costura

As vezes estamos tão mergulhados dentro de um assunto que parece óbvio que todas as pessoas pensem da mesma forma, não é mesmo? Porém não é bem assim e recentemente me dei conta de que as vantagens da moulage não estão bem claras. Muitas pessoas ainda pensam que por a moulage ser uma técnica usada […]

As vezes estamos tão mergulhados dentro de um assunto que parece óbvio que todas as pessoas pensem da mesma forma, não é mesmo? Porém não é bem assim e recentemente me dei conta de que as vantagens da moulage não estão bem claras.

Muitas pessoas ainda pensam que por a moulage ser uma técnica usada na Alta Costura, pode ser cara, trabalhosa e difícil. Mas é aí que você se engana. A moulage é uma técnica intuitiva, econômica e fácil.

“Ah, mas preciso ter o manequim e isso implica em custos”, você pode estar pensando.

Sim, o manequim industrial não é barato, porém como todo investimento ele te trará retorno. E aposto, se você colocar na ponta do lápis o tempo que leva traçando um molde e depois testando no tecido, esse tempo e dinheiro gasto em tecido e linha ao longo de um tempo pagará vários manequins.

Aproveito e te apresento 10 vantagens e benefícios da moulage para quem trabalha com moda sob medida, vamos lá?

1. Ver o resultado da peça sem precisar fazer inúmeras provas e ajustes

Na moulage temos essa vantagem, pois quando traçamos um molde na modelagem plana precisamos fazer a correção desse molde, na moulage já podemos ver o resultado final e ainda provar a tela (molde na moulage) diretamente na cliente, antes de confeccionar no tecido final.

Balenciaga fazendo a prova do toile na modelo – Créditos: The Cut

2. Adaptar a modelagem a diversos tipos de corpos

Com a técnica de bourrage podemos adaptar o manequim e atender diferentes tipos de corpos, seja grávidas, pessoas com sobrepeso ou ainda, pessoas com problemas posturais como cifose, hiperlordose, escoliose. E também atender corpos transgêneros, pois possuem especificidades.

Essas adaptações são feitas diretamente no manequim com a ajuda de enchimentos que são colocados nos pontos corretos, “clonando” o corpo da cliente.

Manequim com ombreiras e enchimentos extras na região dos ombros – Créditos: Pinterest

3. Formas e efeitos exclusivos

Seja na simples pence, que na moulage é diferente pois conseguimos fazer ela de forma anatômica, seja no efeito de um drapeado, certas formas e volumes só são possíveis na moulage.

Efeito de drapeado como este da foto só é possível na moulage – Créditos: Pinterest

4. Estimula a criatividade

Trabalhar com o tecido direto no manequim auxilia o processo criativo e te dá uma ajuda extra na hora de criar uma peça. Quem já precisou criar um modelo sabe da dificuldade de criar algo que seja inovador e que apenas a criação no papel pode ser um processo difícil.

Esta situação acontece com frequência, seja com designers experientes ou com quem está no começo. O processo criativo é complexo e vários designers conhecidos lançam mão da técnica para criar peças exclusivas.

Vestido com saia em camadas e decote com volume estruturado – Créditos: Pinterest

5. Não precisa de cálculos nem de diagramas

Na moulage o molde é construído diretamente no manequim, seguindo as linhas guias do corpo. Deste modo você não precisa de calculadora e diagramas, tudo é feito diretamente no manequim e depois passa para o processo de planificação, onde você obtém o molde em papel.

Moldes planificados – Créditos: Pinterest

6. Auxilia no processo de aprendizagem da modelagem plana

Alguns cursos de moda começam os estudos em modelagem com a moulage, para ajudar o aluno a entender como é o processo de construção de um molde.

A moulage auxilia, pois visualizamos e dessa forma entendemos para que serve uma pence, qual sua função, como podemos transferir, como posicionar um recorte, por exemplo.

Créditos: Pinterest

7. Economiza tempo e dinheiro

Como falei no início do post, uma vez que você já consegue ver o resultado no manequim, não tem a necessidade de fazer inúmeras peças pilotos até acertar a modelagem.

O molde em papel aceita tudo, não é mesmo? Ma moulage você já faz o molde da forma correta!

8. Auxilia na hora de modelar partes curvas do corpo

Modelar o busto, quadril e também na hora de posicionar alguns tipos de decotes, na moulage conseguimos contornar de forma assertiva o corpo e também na hora de posicionar um decote.

Créditos: Pinterest

9. Para quem trabalha sob medida, poderá atender a cliente de forma exclusiva

Mandar fazer uma roupa sob medida já é um momento especial para a cliente certo? Agora imagina atender sua cliente como um verdadeiro atelier de Alta Costura, seja para um peças elaboradas como um vestido ou uma simples blusa.

Faça suas clientes sentirem-se especiais! Conte a elas que utiliza as mesmas técnicas que Chanel, Dior e Saint Laurent utilizam. Seu atelier terá um diferencial e será mais valorizado!

Créditos: Pinterest

10. Otimiza e facilita na hora de trabalhar com tecidos elásticos

Para modelarmos tecidos como a malha, por exemplo, precisamos calcular a elasticidade e depois descontar essas medidas no molde. Na moulage não precisamos desses cálculos. Ela também é excelente para quem trabalha com lingerie e moda praia.

ENTREVISTA PARA A RÁDIO DA COSTUREIRA SOBRE AS VANTAGENS E BENEFÍCIOS DA MOULAGE

Gostou desse post? Então comente aqui!

Você também pode adquirir um manequim lindo com design vintage assinado pela Maximus Tecidos no site da Draft Manequins: clique aqui!

Beijos 

Assuntos Relacionados

Comentários

15 respostas

  1. Aprendi a costurar sozinha uso a intuição para melhor atender minhas clientes..
    Sempre deu certo.,com essa técnica moulage tenho certeza que ficariam melhor..
    Como faço para adquirir um manequim Industrial?
    Boa noite

  2. Cada vez mais estou apaixonado pela moulage obrigado Francys por essa oportunidade

    1. Olá! É indicado ter pelo menos um busto de costura, esses manequims mais simples que custam até menos de 100,00 para comprar. Não é necessário ter um manequim industrial e profissional para começar. Inclusive a professora Francys ensina a fazer a moulage direto no corpo de uma pessoa também 🙂

  3. Olá professora Francis Salem. Bom dia, gostaria de saber quando começa as aulas do curso de moulage francesa. Aguardo resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *