Corte e Costura

As 10 vantagens e benefícios da moulage para quem costura

As vezes estamos tão mergulhados dentro de um assunto que parece óbvio que todas as pessoas pensem da mesma forma, não é mesmo? Porém não é bem assim e recentemente me dei conta de que as vantagens da moulage não estão bem claras.

Muitas pessoas ainda pensam que por a moulage ser uma técnica usada na Alta Costura, pode ser cara, trabalhosa e difícil. Mas é aí que você se engana. A moulage é uma técnica intuitiva, econômica e fácil.

“Ah, mas preciso ter o manequim e isso implica em custos”, você pode estar pensando.

Sim, o manequim industrial não é barato, porém como todo investimento ele te trará retorno. E aposto, se você colocar na ponta do lápis o tempo que leva traçando um molde e depois testando no tecido, esse tempo e dinheiro gasto em tecido e linha ao longo de um tempo pagará vários manequins.

Aproveito e te apresento 10 vantagens e benefícios da moulage para quem trabalha com moda sob medida, vamos lá?

1. Ver o resultado da peça sem precisar fazer inúmeras provas e ajustes

Na moulage temos essa vantagem, pois quando traçamos um molde na modelagem plana precisamos fazer a correção desse molde, na moulage já podemos ver o resultado final e ainda provar a tela (molde na moulage) diretamente na cliente, antes de confeccionar no tecido final.

Balenciaga fazendo a prova do toile na modelo – Créditos: The Cut

2. Adaptar a modelagem a diversos tipos de corpos

Com a técnica de bourrage podemos adaptar o manequim e atender diferentes tipos de corpos, seja grávidas, pessoas com sobrepeso ou ainda, pessoas com problemas posturais como cifose, hiperlordose, escoliose. E também atender corpos transgêneros, pois possuem especificidades.

Essas adaptações são feitas diretamente no manequim com a ajuda de enchimentos que são colocados nos pontos corretos, “clonando” o corpo da cliente.

Manequim com ombreiras e enchimentos extras na região dos ombros – Créditos: Pinterest

3. Formas e efeitos exclusivos

Seja na simples pence, que na moulage é diferente pois conseguimos fazer ela de forma anatômica, seja no efeito de um drapeado, certas formas e volumes só são possíveis na moulage.

Efeito de drapeado como este da foto só é possível na moulage – Créditos: Pinterest

4. Estimula a criatividade

Trabalhar com o tecido direto no manequim auxilia o processo criativo e te dá uma ajuda extra na hora de criar uma peça. Quem já precisou criar um modelo sabe da dificuldade de criar algo que seja inovador e que apenas a criação no papel pode ser um processo difícil.

Esta situação acontece com frequência, seja com designers experientes ou com quem está no começo. O processo criativo é complexo e vários designers conhecidos lançam mão da técnica para criar peças exclusivas.

Vestido com saia em camadas e decote com volume estruturado – Créditos: Pinterest

5. Não precisa de cálculos nem de diagramas

Na moulage o molde é construído diretamente no manequim, seguindo as linhas guias do corpo. Deste modo você não precisa de calculadora e diagramas, tudo é feito diretamente no manequim e depois passa para o processo de planificação, onde você obtém o molde em papel.

Moldes planificados – Créditos: Pinterest

6. Auxilia no processo de aprendizagem da modelagem plana

Alguns cursos de moda começam os estudos em modelagem com a moulage, para ajudar o aluno a entender como é o processo de construção de um molde.

A moulage auxilia, pois visualizamos e dessa forma entendemos para que serve uma pence, qual sua função, como podemos transferir, como posicionar um recorte, por exemplo.

Créditos: Pinterest

7. Economiza tempo e dinheiro

Como falei no início do post, uma vez que você já consegue ver o resultado no manequim, não tem a necessidade de fazer inúmeras peças pilotos até acertar a modelagem.

O molde em papel aceita tudo, não é mesmo? Ma moulage você já faz o molde da forma correta!

8. Auxilia na hora de modelar partes curvas do corpo

Modelar o busto, quadril e também na hora de posicionar alguns tipos de decotes, na moulage conseguimos contornar de forma assertiva o corpo e também na hora de posicionar um decote.

Créditos: Pinterest

9. Para quem trabalha sob medida, poderá atender a cliente de forma exclusiva

Mandar fazer uma roupa sob medida já é um momento especial para a cliente certo? Agora imagina atender sua cliente como um verdadeiro atelier de Alta Costura, seja para um peças elaboradas como um vestido ou uma simples blusa.

Faça suas clientes sentirem-se especiais! Conte a elas que utiliza as mesmas técnicas que Chanel, Dior e Saint Laurent utilizam. Seu atelier terá um diferencial e será mais valorizado!

Créditos: Pinterest

10. Otimiza e facilita na hora de trabalhar com tecidos elásticos

Para modelarmos tecidos como a malha, por exemplo, precisamos calcular a elasticidade e depois descontar essas medidas no molde. Na moulage não precisamos desses cálculos. Ela também é excelente para quem trabalha com lingerie e moda praia.

ENTREVISTA PARA A RÁDIO DA COSTUREIRA SOBRE AS VANTAGENS E BENEFÍCIOS DA MOULAGE

Gostou desse post? Então comente aqui!

Você também pode adquirir um manequim lindo com design vintage assinado pela Maximus Tecidos no site da Draft Manequins: clique aqui!

Beijos 

Francys Saleh

Oi pessoal, tudo bem? Eu sou a Francys, atuo como professora em cursos de graduação há 10 anos e tenho várias paixões no mundo da moda, duas delas vou compartilhar aqui com vocês que é a moulage e os livros de moda. Também sou apaixonada pelas mídias então reuni esses interesses no perfil @livrosdemoda e também do canal no FrancysSaleh.com no YouTube.

View Comments

Recent Posts

Estratégias Eficientes para Organizar e Armazenar Croquis de Moda

Croquis de moda são essenciais para designers e artistas que desejam capturar suas ideias criativas…

1 hora ago

Como Digitalizar e Organizar Croquis de Moda para Acesso Fácil

A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…

1 dia ago

Crochê: oportunidade de começar o ano com pé direito com Anielle de Lima – Rádio da Costureira #228

Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…

2 dias ago

Yarn Bombing: O Tricô como Forma de Arte Urbana

A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…

2 dias ago

Iniciando na Costura de Lingerie e Pijamas com Clara Calui – Rádio da Costureira #227

Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…

3 dias ago

Aprenda como investir no nicho de costura de moda cristã com Hadassa Braz – Rádio da Costureira #226

Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…

3 dias ago