fbpx

As muitas vantagens de aprender modelagem de malhas


26
26 points

Durante os mais de 10 anos de experiência com modelagem de malhas quanto de tecidos planos, pude compreender de fato o porquê da malha ser mais vendida que o tecido plano.

Modelar roupas de malha não é nenhum bicho de 7 cabeças e possui muitas vantagens. Entre elas, podemos dizer que a modelagem de malhas é mais fácil de aprender e fazer. A maioria das peças de malha não tem pence (salvo raras exceções) e quase não possuem detalhes, por isso são mais simples. Ao aprender como fazer as reduções de medidas na modelagem, o processo fica mais prático e rápido.

A malha também é mais versátil do que o tecido plano. Para fazer uma peça de roupa mais justa ao corpo utilizando um tecido plano é preciso ter o cuidado de não sobrar nenhum centímetro. Caso a roupa fique mais larga, o resultado não fica bom, e se acontecer de ficar com menos centímetros, provavelmente não irá servir.

Já em uma peça de malha, se acontecer de ficar com um centímetro a menos, a roupa irá esticar e se adaptar ao corpo. Se for o contrário, ficar com um centímetro a mais, o tecido também vai se adaptar ao corpo de forma que a roupa não fique com muita folga.

Por poder ficar tanto mais justa, quanto um pouco mais folgadinha, é que a roupa de malha é considerada mais confortável.

As modelagens de malha também são versáteis no quesito estilo, uma vez que podem ser confeccionadas desde moda fitness até uma moda casual chic. Atualmente, mais do que nunca, a moda está buscando o conforto independente da ocasião.

A malha se adapta aos diferentes tipos de clima. Uma blusa de malha no verão é mais fresca do que uma de tecido plano, e no inverno uma malha mais grossa é mais confortável do que uma blusa em tecido plano, por exemplo.

Além disso, quem trabalha com confecção consegue fazer uma numeração menor em letras com menos tamanhos e mesmo assim, consegue atender um grande público. As peças de malha são usadas tanto por pessoas mais jovens quanto mais velha.

Outra vantagem é que a costura em malha pode ser realizada em uma máquina overlock, na galoneira, mas também é possível costurar na máquina doméstica sem nenhum problema.

Maximus Tecidos modelagem de malhas Clube da Costureira 600x300

O conhecimento e domínio da modelagem de malhas é muito importante para as costureiras. Se você souber fazer a modelagem plana e souber também fazer as reduções e as modelagens de malha, isso aumenta o leque de ganho e te possibilita trabalhar com uma diversidade maior de produção e público.

Ao longo dos mais de 40 de trabalho e estudos dedicados à moda, aprendi sobre diversos tipos e técnicas de modelagens brasileiras, francesas, italianas, inglesas, alemãs e orientais, e também sobre antropometria para atender as proporções do corpo. Foi assim que adquiri o conhecimento necessário para desenvolver o meu próprio método de modelagem.

Maximus Tecidos modelagem de malhas Clube da Costureira 600x300

O meu método de modelagem prática é simplificado e rápido com o intuito de facilitar o trabalho nas confecções e ateliês. Esse método é amplamente difundido e reconhecido no Brasil e utilizado também em outros países do mundo.

Todo o meu conhecimento eu divido nos meus 8 livros já publicados e nos dois cursos em parceria com a Escola de Moda On-line da Maximus Tecidos, um de modelagem plana e outro de modelagem de malhas que será lançado em Maio de 2022.

Conheça o Programa de Formação Modelista Profissional de Malhas com a professora Marlene Mukai!


Like it? Share with your friends!

26
26 points

What's Your Reaction?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
1
Amei
Incrível Incrível
0
Incrível
O Melhor O Melhor
0
O Melhor
Marlene Mukai

Me chamo Marlene Mukai. Formada em História e Geografia. Lecionei por 20 anos. Abandonei a carreira de professora para abrir minha própria loja e confecção de roupas. Costuro desde criança. O primeiro método que estudei foi um método misto alemão na Escola das Irmãs Sacramentinas em Minas Gerais aos 13 anos. Aprendi técnicas de costura com minha mãe, que já era costureira e fazia roupas sob medidas. Em São Paulo aprendi outros métodos como a alfaiataria Italiana, Inglesa, Francesa e o Método Coreano. Quando abri minha confecção percebi a necessidade de simplificar a modelagem para agilizar a produção. Pesquisei outros métodos e desenvolvi o meu próprio método. Tenho dois livros editados, Modelagem Prática para confecção de roupas e Modelagem Prática especial malhas. Este ano lançarei meu terceiro livro, Especial Acabamentos. Também tenho um canal no youtube com vídeo aulas de modelagem e acabamento.

One Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.