Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

ATELIÊ DE COSTURA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA MONTAR E ORGANIZAR O SEU

A profissão de costureiro atrai cada vez mais empreendedores, pois exige habilidades artísticas, mas também técnicas. Para criar o seu ateliê de costura, várias etapas devem ser seguidas.

Quais são os passos para criar uma oficina de costura? O Blog da Maximus Tecidos te responde!

Ateliê de costura: quais são os cuidados necessários?

Para conquistar o mercado têxtil e de vestuário, é preciso analisar as tendências. Somente após um estudo de mercado poderá definir sua estratégia de negócios e seu posicionamento.

De fato, você não pode satisfazer todas as necessidades de vestuário, então deve se especializar em um nicho, para se destacar da concorrência. Como encontrar esse nicho? Através de pesquisas de mercado.

Ateliê de costura: como organizar?

Por que é tão importante ter um ateliê de costura bem equipado?  Claro, cada um tem um espaço diferente para se dedicar ao hobby mais bonito do mundo.

Muitos costuram na mesa da cozinha ou na sala. Alguns costureiros de hobby montam um pequeno canto de costura em seu quarto. Tudo certo. Você não precisa de um cômodo separado para ser feliz enquanto costura.

Mas são necessários alguns elementos para que tudo fique bem estruturado e tenha um bom fluxo de costura e progresso a cada peça confeccionada em seu ateliê de costura.

Seja uma sala de costura inteira, um cantinho na sala ou uma mesa de costura no quarto – um hobby que usa muitos materiais e ferramentas exige móveis e organizadores inteligentes. Damos dicas para o retiro criativo.

Layout prático da sala e disposição sensata de materiais e ferramentas

Basicamente, o seu ateliê de costura pode ser dividido em duas áreas: mesa de costura e área de corte.

Se você combinar os dois ou talvez até mesmo mover uma segunda mesa para a sala de costura, depende de você e, acima de tudo, do tamanho do seu espaço disponível para começar a montar seu cantinho.

No entanto, uma área livre para cortar é tão importante quanto a máquina de costura certa e uma mesa sólida que suporte todos os seus movimentos.

Planeje ferramentas e materiais onde eles são necessários e use prateleiras, gavetas e caixas para fornecer espaço de armazenamento e organização suficientes para as peças pequenas que são necessárias ao costurar.

Monte a sala de costura

Se quer ser criativo, precisa de inspiração. Alguns o encontram em ambientes ordenados, outros no caos criativo. Enquanto este último ainda seria compatível com seu próprio ateliê de costura, um canto de costura caótico na sala de estar rapidamente faz com que o cômodo pareça desarrumado.

Aqui, por exemplo, um quadro de alfinetes com quadros de humor consegue fornecer inspiração e ideias para os próximos projetos de costura.

Ajudantes de pedidos

Armários e prateleiras criam espaço de armazenamento e fazem as coisas desaparecerem rapidamente. Eles também são bem-vindos no seu canto de costura, mas com o apoio de outros pequenos ajudantes.

Caixas transparentes com encaixes para alfinetes, abridores de casa ou fita métrica, pegboards com carretéis de linha presos, pastas suspensas para moldes e potes com tampa de rosca para sobras de tecido trazem estrutura para as prateleiras e ordem para o seu espaço.

Conclusões Finais

Mas lembre-se que não é um bom ateliê de costura que o torna um bom costureiro, pelo contrário, o que faz uma pessoa ser um ótimo profissional dessa área é o conhecimento e prática.

Então, não pense duas vezes em conhecer o curso Gente que Ama Costurar com Idineia Merci e tenha um leque amplo de possibilidades de aprendizado.

Confira as Máquinas de Costura Disponíveis no site da Maximus Tecidos: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *